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FOCLORE - atualizações 2015

Novas atividades sobre o tema Folclore inseridas hoje (28/07) na pasta FOLCLORE 2015 e disponíveis para download nos Discos Virtuais.


.Todos (Maternal, EI, 1ºe2º, 3º, 4º, 5º)
>> Folclore brasileiro. É um referencial teórico  para o(a) professor(a) com 56 páginas onde se fala do folclore em todo o país separado por região e estado com destaque para a culinária, danças, etnia e costume. Pode servir de base para o trabalho com o folclore direcionado à seu estado.

.Educação Infantil volume 1
>> Projeto Brincando com o Folclore (com sequência de atividades para duas semanas)

1º e 2º ano
>> Figuras do folclore (estilo monte palavras com as principais lendas)

.3º ano / 4º ano / 5° ano
>> Almanaque do Folclore (com as lendas e atividades de produção textual)


FOLCLORE - atualizações 2015


Durante as próximas semanas serão inseridas atividades e materiais de apoio relacionados ao tema Folclore nos discos virtuais:
.Maternal
.Educação Infantil volume 1
.1 e 2º ano volume 1
.3º ano volume 1
.4º ano volume 1
.5º ano volume 1

As novidades estarão na pasta  FOLCLORE 2015 dentro de cada DV.
Você cliente que já possui o disco virtual  é só acessar usando seu email cadastrado ou o link de acesso e baixar os novos materiais inseridos.

Hoje para a abertura da pasta estou inserindo e estará disponível para download amanhã cedo (segunda-feira):

**História SACI (Turma da Mônica) em Power Point (apresentação de slides) que você pode apresentar para os alunos no tablet ou data show. As imagens são coloridas. No último slide tem o simbolo de um alto falante. Clique nele para tocar a música que está inserida ao final da apresentação.


** História Saci-pererê (Coleção Disquinho) em MP3 (áudio)

** Música Saci Pererê em MP3

** Música A dança do Saci em MP3

** História Saci Pererê (por Regina Duarte) em MP3 (áudio)

** Música Saci Pererê em percussão por Ney Rosauro

Durante a semana, novidades serão inseridas e será avisado aqui pelo blog.



DISCO VIRTUAL - atualização pasta Maternal

Inserimos hoje mais 100 atividades ao Disco Virtual Maternal.


Agora seu acervo passa de 500 para 600 atividades
em documentos de Word prontas para impressão.

Você que já adquiriu a pasta em outro momento 
pode acessar através do mesmo link que já tem e baixar as atualizações
sem nenhum custo extra.

Você que ainda não tem a pasta, adquira o acesso agora
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ou através de deposito/transferencia em nossa conta direta no Itaú
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A esquizofrenia na infância: Como detectar a esquizofrenia nas crianças

Hoje, a Educação Inclusiva é uma realidade
porém, você professor, está preparado em teoria principalmente para agir?
Sempre que possível estaremos colocando em nosso espaço materiais teóricos referentes à esse assunto para ampliar seus conhecimentos e consequentemente melhorar sua prática.
Como detectar a esquizofrenia em crianças.
A esquizofrenia é uma enfermidade médica que causa pensamentos e sentimentos estranhos e um comportamento pouco usual. É uma enfermidade psiquiátrica pouco comum em crianças, e é muito difícil ser reconhecida em suas primeiras etapas. O comportamento de crianças e adolescentes com esquizofrenia pode diferir dos adultos com a mesma enfermidade.
É uma desordem cerebral que deteriora a capacidade das pessoas para pensar, dominar suas emoções, tomar decisões e relacionar-se com os demais. É uma enfermidade crônica e complexa que não afeta por igual a quem sofre dela.
Estimativas da esquizofrenia
A esquizofrenia é uma enfermidade mental que afeta menos de 1% da população mundial, com independência de raças, civilizações e culturas. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), afeta uns 52 milhões de pessoas em todo o mundo.
No Brasil, estima-se que 1,8 milhão de pessoas são afetadas por esta doença.
Como detectar a esquizofrenia nas crianças?
As esquizofrenias que aparecem antes dos 5 anos, têm traços extremamente comuns ao autismo, e somente com uma evolução posterior, com o aparecimento de sintomas psicóticos, propriamente ditos, permitirá um diagnóstico certo. Antes dos 3 anos, o diagnóstico diferencial é muito improvável.
É praticamente impossível distinguir uma esquizofrenia de um autismo. Somente ficará esclarecido com o passar do tempo. A partir dos 5 anos o diagnóstico diferencial vai-se esclarecendo com a presença de sintomas psicóticos (alucinações, delírios) na esquizofrenia.
Mas pode-se notar alguns sinais de alerta nas crianças com esquizofrenia. O comportamento de uma criança pode mudar lentamente com o passar do tempo. Por exemplo, as crianças que desfrutavam, relacionando-se com outros, podem começar a ficar tímidas e retraídas, com se vivessem em seu próprio mundo. Às vezes começam a falar de medos e ideias estranhas. Podem começar a ficar obstinados pelos pais e a dizer coisas que não fazem muito sentido. Os professores podem ser os primeiros a perceberem esses problemas.
A esquizofrenia é hereditária?
Se na família houve outros antecedentes familiares de esquizofrenia, pode ser hereditária, mas numa porcentagem relativamente baixa (não supera os 25% de possibilidades), mas se a esquizofrenia desencadeou por fatores de estresse ambiental, ou por outras causas que não são genéticas, não há razão para herdá-la.
O que se deve fazer?
As crianças com esses problemas e sintomas devem passar por uma avaliação integral. Geralmente, essas crianças necessitam de um plano de tratamento que envolva outros profissionais. Uma combinação de medicamentos e terapia individual, terapia familiar e programas especializados (escolas, atividades, etc.) são frequentemente necessários. Os medicamentos psiquiátricos podem ser úteis para tratar de muitos dos sintomas e problemas identificados. Estes medicamentos requerem a supervisão cuidadosa de um psiquiatra de crianças e adolescentes.
Formas de esquizofrenia
Nem todas as esquizofrenias são iguais, nem evoluem da mesma maneira. Uma vez realizado o diagnóstico, os profissionais as dividem em quatro:
- PARANÓIDE: É a mais frequente. Caracteriza-se por um predomínio dos delírios sobre o resto dos sintomas, em particular, delírios relativos a perseguição ou suposto dano de outras pessoas ou instituições para o paciente. O doente está desconfiado, inclusive irritado, evita a companhia, olha de relance e com frequência não come. Quando é questionado, dá respostas evasivas. Podem acontecer alucinações, o que gera muita angústia e temor.
- CATATÔNICA: É muito mais rara que a forma anterior, e se caracteriza por alterações motoras, seja por uma imobilidade persistente e sem motivo aparente ou agitação. Um sintoma tipico é a chamada obediência automática, segundo a qual o paciente obedece cegamente todas as ordens simples que recebe.
- HEBEFRÊNICA: É menos frequente, e ainda que também podem dar-se a idéias falsas ou delirantes, o fundamental pode aparecer ants que a paranóide e é muito mais grave, com pior resposta à medicação e evolução mais lenta e negativa.
- INDIFERENCIADA: Este diagnóstico se aplica àqueles casos que sendo verdadeiras esquizofrenias não reúnem as condições de nenhuma das formas anteriores. Pode-se utilizar como uma “gaveta de alfaiate” em que se inclui aqueles pacientes impossíveis de serem definidos.
Tratamento da esquizofrenia
O tratamento dos processos esquizofrênicos podem ficar reservados para o psiquiatra. Requer o emprego de medicamentos difíceis de empregar, tanto pela limitação dos seus efeitos como pela quantidade de reações adversas que podem provocar. Em geral, os sintomas psicóticos antes citados, correspondem a dois grandes grupos:
- Sintomas “positivos”, ou produtivos. Refere-se a condutas ou modos de pensamento que aparecem na crise psicótica, em forma auditiva (novas condutas se somam às existentes). São os delírios e as alucinações, fundamentalmente. Neste caso, a palavra “positivo” não tem conotações favoráveis; significa simplesmente que “algo se soma ou se acrescenta”, e esse “algo” (delírios, alucinações) não é, em absoluto, nada bom.
- Sintomas “negativos”, ou próprios da deterioração: diminuição das capacidades com o aparecimento de sinais de fraqueza e debilidade. Distúrbios psíquicos, perda de ânimo afetivo, dificuldade nas relações interpessoais, incapacidade para trabalhar, etc. São ao principais sintomas negativos.
Pois bem, os tratamentos básicos antipsicóticos (neurolépticos, eletrochoque) podem atuar mais ou menos sobre os “sintomas positivos”. Mas não temos nada que atue de forma brilhante sobre os “negativos”. Somente o emprego de alguns neurolépticos concretos ou de antidepressivos, a doses baixas, pode ser de alguma ajuda. Seu manejo exige muitíssimo cuidado, pois podem reativar uma fase aguda da esquizofrenia. O eletrochoque se reserva para os casos de baixa resposta aos neurolépticos, ou para quadros muito desorganizados com riscos físicos para o paciente (condutas auto-agressivas, por exemplo). Sua utilidade é na fase ativa, e somente para os sintomas “positivos”.
Fontes:
– American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (AACAP)
Direto do site:
http://www.contioutra.com/esquizofrenia-na-infancia-como-detectar-esquizofrenia-nas-criancas/

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Educação Inclusiva: O que o professor  tem a ver com isso?
Nesta apostila produzida no Estado de São Paulo você terá muita fundamentação teórica para entender os novos caminhos de nossa educação brasileira.
Se você ainda não conhece o conteúdo, basta acessar o link, não é necessário baixar:

NOTICIAS - novo Ministro da Educação

Veja os cinco desafios do novo ministro da Educação


Confira quais são os principais problemas que Renato Janine Ribeiro vai enfrentar


Em menos de três meses no comando do Ministério da Educação, Cid Gomes (Pros) deixou o cargo no dia 18 de março, após declarar que os deputados “oportunistas” devem sair do governo em sessão na Câmara dos Deputados. Quem assumiu o ministério foi o professor titular da cadeira de Ética e Filosofia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), Renato Janine Ribeiro, que terá de enfrentar grandes desafios. Equilibrar o lema “Pátria Educadora” com o corte de investimentos não será tarefa fácil.

Bolsistas do CAPES e Pronatec com pagamento atrasado 
Escolas privadas que trabalham com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) não estavam recebendo o pagamento de mensalidades desde outubro de 2014. Para regularizar a situação, o Ministério da Educação liberou R$119 milhões em fevereiro deste ano. O atraso comprometeu o início das aulas, que foi adiado para 17 de junho. Pesquisadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão federal ligado ao Ministério da Educação, também tiverem o pagamento da bolsa de pesquisa atrasado em dezembro. A situação foi regularizada em janeiro.
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) vem dando muita dor de cabeça ao governo federal. Isso porque desde o início do ano, a dificuldade de acessar o site do financiamento vem impedindo a inscrição de novos estudantes e a renovação do contrato dos estudantes que já possuem o benefício. Além disso, algumas mudanças trouxeram críticas ao programa. Cid Gomes havia dito que não iria dar o Fies para faculdade que reajustasse a mensalidade acima de 4,5%, mas depois teve que subir o limite para 6,4%.
As mantenedoras ainda conseguiram na Justiça o direito a um reajuste acima desse teto. As regras para o acesso ao financiamento também tiveram uma alteração: desde dezembro de 2014, o Ministério da Educação exige pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para a educadora com 28 anos de pesquisa em educação Emília Queiroga Barros, a utilização da nota do Enem para conseguir benefícios como o FIES é equivocada e revela falta de planejamento. “Deveriam ser aplicados testes diferentes com critérios relacionados a cada programa. Não dá para nivelar tudo em um pacote só. Acaba prejudicando a imagem do Enem”, afirma Emília.
Reforma do Ensino Médio 
Na sua posse, o ex-ministro Cid Gomes disse que iria discutir com educadores uma maneira de reformular o currículo do ensino médio e que essas mudanças seriam aplicadas em dois anos. Segundo Emília, o conteúdo curricular do ensino médio está desatualizado: “Os alunos de hoje estão aprendendo as mesmas coisas que os alunos de 40 anos atrás”. Além disso, ela acredita que falta trabalhar nas escolas os aspectos humanos e sociais do aluno, para que estes jovens saiam do ensino médio preparados para o convívio no trabalho, na faculdade e em seus círculos sociais.
Outro ponto problemático apontado por Emília é o excesso de teoria e a falta de prática dos conteúdos ensinados nas escolas. Ela acredita que para potencializar o ensino e evitar e evasão escolar é preciso colocar prática no conhecimento. “Mais que o ensino médio, acho que é necessário reformar a educação como um todo: do ensino infantil ao curso superior. É preciso mudar a base da educação”, explica.
Reforma do Enem 
Reformular as provas e o modo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio eram algumas das propostas de Cid Gomes. O ex-ministro falou em disponibilizar a prova para ser resolvida na internet, sem a necessidade de uma data específica. No início de março uma consulta pública online foi aberta para receber sugestões questões e mudanças no exame.
Emília acredita que falta uma estratégia clara para a aplicação do Enem e que, se o objetivo fosse avaliar o ensino médio, as provas são muito amplas e incapazes de criar um verdadeiro raio X da educação.  “O Enem não avalia a verdade. Em um país do tamanho do Brasil, com tantas realidades educacionais, somente provas específicas para os diferentes estados e regiões poderiam fornecer uma avaliação mais precisa do ensino médio”, explica.
Corte no orçamento das universidades federais 
No início do ano, o governo federal realizou o corte de 30% do dinheiro destinado a gastos administrativos das universidades federais. A medida afetou os recursos utilizados para a contratação de terceirizados para a limpeza e segurança, além de gastos com gasolina e material de escritório. Isto tem afetado universidades de todo o país e comprometido a manutenção da estrutura física dos prédios. Para Emília, esta situação demonstra a falta de estratégias e objetivos claros para a distribuição do orçamento da União. “Vemos as universidades ficarem cada vez mais sucateadas. Se tivéssemos um profundo investimento em educação, nosso país seria líder mundial em muitas áreas”, afirma.

SEGUNDO ANO - textos com atividades

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PRIMEIRO ANO - atividades com alfabeto


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EDUCAÇÃO AMBIENTAL - esponjas de cozinha


Pensando na quantidade de esponjas que são descartadas anualmente no lixo, a Scotch-Brite se juntou à TerraCycle para criar, pela primeira vez no mundo, um sistema de coleta e reciclagem das esponjas – de todas as marcas do mercado e suas respectivas embalagens plásticas para transformá-las em produtos sustentáveis: a Brigada de Esponjas Scotch-Brite.
Pensando na quantidade de esponjas que são descartadas anualmente no lixo, a Scotch-Brite se juntou à TerraCycle para criar, pela primeira vez no mundo, um sistema de coleta e reciclagem das esponjas – de todas as marcas do mercado e suas respectivas embalagens plásticas para transformá-las em produtos sustentáveis: a Brigada de Esponjas Scotch-Brite.
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É muito mais do que o valor financeiro, é ensinar Educação Ambiental na prática modificando hábitos dos alunos e de suas familias, impactando positivamente em toda a sua comunidade.


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NOTICIA - Enem 2014: resultados na redação são ‘assustadores’, segundo especialistas

RIO E BRASÍLIA - A expressiva queda de 9,7% na nota média da redação do Enem 2014 em relação à edição anterior acendeu a luz amarela no governo e chamou a atenção de especialistas. Índices cada vez mais baixos de leitura e a pouca familiaridade com o tema proposto pelo exame — publicidade infantil — podem ter contribuído para o recorde de 529 mil candidatos, ou 8,5% do total, com nota zero. Apenas 250 entre 5,9 milhões de estudantes que tiveram seus textos corrigidos alcançaram o conceito máximo (mil). Ao resultado ruim na disciplina (nota 470,8, ante 521,2 em 2013) se somou ainda uma considerável queda (7,3%) no desempenho médio em matemática, contribuindo para uma diminuição da nota geral de 1%.









NOTÍCIA - Cid Gomes diz que corte de R$ 7 bilhões não vai prejudicar a Educação





fonte: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,cid-gomes-diz-que-corte-de-r-7-bilhoes-nao-vai-prejudicar-a-educacao,1617647

NOTICIA- Ministério da Educação é o mais afetado por corte de gastos

O Ministério da Educação foi o mais afetado pelos cortes de gastos não obrigatórios anunciados pelo governo nesta quinta-feira. Conforme o decreto 8.389, publicado no Diário Oficial da União (DOU), a pasta sofrerá uma limitação extra de 586,83 milhões de reais por mês em seu orçamento. Isso ocorre porque este ministério é o que possui o maior volume de gastos não prioritários, que englobam viagens, compras de material e diárias de hotéis, por exemplo. Em seguida aparecem os ministérios da Defesa, com um corte de 156,46 milhões, das Cidades (144,42 milhões de reais), do Desenvolvimento Social (139,88 milhões de reais), e da Ciência e Tecnologia (130,88 milhões de reais). Os cálculos foram feitos pelo pesquisador do Ibre-FGV Gabriel Barros. 
No total, o governo anunciou o bloqueio provisório de um terço dos gastos administrativos dos 39 ministérios e secretarias especiais, o que deve totalizar uma economia de 1,9 bilhão de reais mensais, segundo o Ministério do Planejamento. 
Confome o texto do decreto, a execução dessas despesas ficará limitada a 1/18 (um dezoito avos ou 5,55%) da dotação prevista no no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, o que representa um aperto adicional nas contas públicas. Com a aprovação da LDO no final do ano passado pelo Congresso Nacional, mas sem a aprovação do Orçamento propriamente dito, o governo poderia gastar mensalmente 1/12 (8,33%) dos valores previstos no projeto orçamentário para a manutenção da máquina pública.
A expectativa do relator-geral do Orçamento de 2015, senador Romero Jucá (PMDB-RR), é que o projeto seja aprovado em plenário no próximo mês, após a volta dos parlamentares do recesso. A avaliação reservada de deputados e senadores é que a matéria vá à votação na semana seguinte ao carnaval, a partir do dia 23 de fevereiro. Depois disso, o governo deve promover um novo contingenciamento de gastos, desta vez sobre o Orçamento aprovado, para tentar cumprir ao fim de 2015 a meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).
Imunes - A maioria das despesas não incluídas no corte provisório (65 de um total de 76) consta de uma lista proibida - por força da Constituição e de leis - de ser alvo de contingenciamento. Entre elas: repasse de recursos para alimentação escolar e manutenção de unidades de ensino; pagamento de benefícios da previdência social; financiamento de programas de desenvolvimento econômico do BNDES; repasses ao Fundo Partidário; pagamento dos serviços da dívida; e transferência de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e fundos constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO).
Outras onze despesas livres de restrição orçamentária foram listadas no decreto, como repasse de recursos para financiamento estudantil, bolsas de estudo do CNPq, Capes, residência médica e para atletas do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte.

FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/ministerio-da-educacao-e-o-mais-afetado-por-corte-de-gastos

NOTICIA - Piso salarial de professores terá aumento de 13,01% e irá a R$ 1.917,78

O governo federal vai reajustar o piso nacional de professores em 13,01%, e o valor passará a ser de R$ 1.917,78 para docentes de escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais. O valor anterior era de R$ 1.697,39. O novo piso entra em vigor nesta terça-feira (6). Os estados e municípios precisam se adequar para pagar o novo salário aos professores já em fevereiro.
Segundo nota do Ministério da Educação, o ministro Cid Gomes reuniu-se nos últimos dias com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para determinar o valor do novo piso.
Conforme a legislação vigente, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O piso salarial passou de R$ 950, em 2009, para R$ 1.024,67, em 2010, e R$ 1.187,14, em 2011, conforme valores informados no site do MEC. Em 2012, o valor vigente era R$ 1.451; em 2013, passou para R$ 1.567; e, em 2014, foi reajustado para R$ 1.697,39. O maior reajuste foi 22,22%, em 2012.
A Confederação Nacional de Municípios enviou ofício ao MEC solicitando audiência com o ministro Cid Gomes para mudar os critérios de reajuste do piso do magistério. Segundo a entidade, o aumento do piso nacional tem sido muito superior à inflação e ao crescimento das receitas municipais.

FONTE: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/01/piso-salarial-de-professores-tera-aumento-de-1301-e-ira-r-191778.html

BRASIL: PÁTRIA EDUCADORA

Olá,
começamos 2015 preparando as novidades que serão muitas.
Estamos elaborando novos materiais para todas as idades (0 a 10 anos)
a começar pelo berçário, o primeiro a ser lançado em breve.

Enquanto isso estamos também acompanhando as mudanças governamentais pois a política, querendo ou não tem influencia direta em nossa vida. É ela que determina não somente os salários que ganhamos como os preços que pagamos por tudo, da conta de luz ao pacote de bolacha na prateleira do supermercado.

O "slogan" para os próximos quatro anos de mandato da presidente Dilma é:
Brasil: Pátria Educadora.
Ao ouvir essas palavras no discurso de posse fiquei animada, porém, por não mais que algumas horas.

Assim como pipoca as notícias sobre o novo Ministro da Educação: Cid Gomes, começaram a surgir pela internet.
Primeiro davam conta da falta de qualificação no setor para ocupar o cargo, afinal espera-se que um Ministro da Educação tenha experiência e reconhecido saber na área, tenha sido ao menos professor, pois somente quem entende a dinâmica escolar ou participou dela, pode propor mudanças significativas que não passem de mera teoria. Ainda mais se todos os esforços coletivos estarão voltados para a valorização da pasta educacional.
A realidade, no entanto, faz daquele emblema um mero slogan: o ministro é ex-governador do Ceará, e foi nomeado para contemplar o PROS (11 votos na Câmara) e recompensá-lo pela saída do PSB quando o partido deixou a base do governo.
Na fase de especulação de seu nome, Cid Gomes chegou a dizer que não queria a pasta, e depois, quando já confirmado, sua única manifestação sobre o setor foi a ideia de alterar o currículo do Ensino Médio. A respeito da "expertise" do novo ministro para conduzir o país à condição de "pátria educadora" nada se sabe.

Então eis que surge o grande destaque de sua experiência enquanto gestor público da educação. Na posição de governador do Estado do Ceará, Cid Gomes foi o autor desta pérola, ao se referir aos professores estaduais na época em greve pleiteando melhorias salariais:


A afirmação causou revolta e indignação não somente dos professores do Estado que ganhavam menos da metade do salário dos professores do DF e lutavam por uma causa justa. E apesar de agora o então Ministro dizer que foi mal interpretado, a afirmativa foi clara. e você pode tirar suas próprias conclusões.

Para tirar o foco do passado do então novo Ministro, na próxima quarta-feira (7) será anunciado um aumento para o Piso Nacional na ordem de 12 a 14%.

Ficamos no aguardo das reais medidas governamentais para tirar o discurso da teoria e realmente colocar o Brasil no caminho do desenvolvimento, que, obrigatoriamente, passa pela Educação de seu povo.





NOVIDADE - apostilas temáticas

Olá queridas e queridos que acompanham nosso espaço!

Recebemos constantemente mensagens de colegas
que querem atividades 
mas não gostam muito do sistema de Disco Virtual.

Atendendo à sugestões, estamos produzindo agora
apostilas temáticas que serão comercializadas 
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A primeira que fica pronta até o final da noite de hoje será sobre 

***produção de textos para quinto ano com 100 sugestões


Será feita em duas versões:
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com uma sugestão (atividade) por página pronta para impressão.
E enviada por email.
Há a opção de imprimir a apostila toda e guardar
ou só a página que precisa para trabalhar com os alunos.



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