MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

ATUALIDADE - manifestações pelo Brasil

Leve o assunto do momento para sua sala de aula (quarto ou quinto ano), com um texto leve informando sobre os movimentos agendados para este dia 20 de junho.
Aproveite para mostrar no mapa do Brasil os Estados citados no texto, bem como localizar o Estado e município de sua residência para os alunos.
Amplie os conhecimentos debatendo os acontecimentos recentes bem como o vandalismo, que infelizmente está acontecendo em boa parte dos manifestos.
Inclua a participação familiar pedindo ao aluno que pesquise com sua família a opinião dela sobre a onda de protestos e finalize a atividade com criação de frase para cartaz que pode limitar-se à folha da atividade ou ampliar-se numa atividade prática levando em consideração a realidade escolar (sugestão: o que a escola precisa de melhorias?).
Baixe e imprima em documento de word ao menos o texto referência para seus alunos, pode ser trabalhado de forma individual ou em equipe.

 

MATEMÁTICA - quadro posicional


MATEMÁTICA - jogo das cores


MATEMÁTICA - valor relativo e valor absoluto


MATEMÁTICA - quadro valor lugar


PAIS & FILHOS - tarefa de casa

A tarefa de casa tem sido um dos grandes problemas nas classes de educação infantil. Alguns pais pensam que é correto fazê-la para o filho, que chega cansado da escola e quer brincar.
Isso é um erro, pois a criança deve perceber que a tarefa é uma obrigação sua, um dever que precisa ser cumprido.
É muito importante que a criança tenha um horário determinado para a execução da tarefa, o momento da tarefa, onde as pessoas da casa tenham também outras coisas a fazer, para servir de exemplo para a criança. Os pais podem dizer que “enquanto você faz a sua eu faço a minha”, deixando-a ali.
Se a criança tiver alguma dificuldade na atividade é diferente. Os pais devem ensiná-la e sair de perto novamente, para que este não se acostume com a sua presença. Só em caso de extrema dificuldade é que os pais deverão acompanhá-los na realização da mesma.
Aos poucos a criança vai criando responsabilidade, percebendo que a tarefa pode se tornar um momento agradável e prazeroso, além de perceber que através dela é possível compreender melhor os conteúdos trabalhados na escola, tornando seu aprendizado mais consistente.

É importante a orientação dos pais no momento da tarefa
Hoje em dia, em razão da distância entre pais e filhos que é conseqüência da correria do dia a dia, é normal que as crianças queiram chamar a atenção dos pais, querendo que fiquem perto na hora da tarefa. Se os pais não se importarem e puderem dar atenção nesse momento, será de extrema importância para a criança, já que ficam longe o dia todo. Muitas crianças choram, ficam nervosas, o que é perfeitamente normal. É mesmo uma forma de chamar atenção e manter os pais próximos a ela.
O que não pode acontecer é da criança manipular os pais de tal forma que nunca possam sair de perto, fazendo com que o filho se torne dependente de sua presença. Isso pode causar-lhe outros problemas futuros, como insegurança, medo e angústia.
É importante ressaltar que na escola a criança faz a tarefa sozinha, somente com as explicações da professora e que, se consegue na escola, tem condições de fazê-la em casa também, pois a professora não iria passar uma atividade que não estivesse de acordo com a capacidade de seus alunos.
Aos poucos os pais podem mostrar para o filho que a tarefa de casa é como outra tarefa que a criança tem, como guardar os brinquedos, arrumar aquilo que bagunçou, limpar uma sujeita que fez, pois assim conseguirão mostrar que é apenas uma simples tarefa.
Assim que a criança terminá-la, é importante que os pais confiram a mesma e que elogiem o filho. Afinal, quem não gosta de um elogio depois de uma tarefa cumprida?
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia