ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.

CIÊNCIAS - reciclagem

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.
Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.
Reciclar outro termo usado, é na verdade fazer a reciclagem.
O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas. O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.

Este texto explicativo pode ser passado aos alunos para copia, impresso ou apenas lido para que as crianças tomem conhecimento mais exato do que significa.

O objetivo dele é situar as crianças em relação ao assunto e servir de base teórica para a realização da atividade prática a seguir: pedir para que as crianças verifiquem junto às suas famílias se há materiais que são jogados no lixo e poderiam ser reciclados, também investigar se existe coleta seletiva em sua comunidade, se existe alguma cooperativa de catadores, enfim, saber mais sobre a sua realidade e a maneira como o meio ambiente está sendo tratado.

Um ótimo endereço para visitação e aprofundamento teórico inclusive uma receita para a produção de papel reciclado está no link abaixo:

**Mais do que lotar cadernos com atividades
é papel da escola analisar a realidade
e agir sobre ela!**

DATAS COMEMORATIVAS - meio ambiente decomposição do lixo

Experiência prática para ser realizada em sala de aula por um período de 5 dias.
Materiais:
.terra
.copinhos descartáveis
.materiais para preencher os copos.

Coloque terra no fundo de cada copinho (de acordo com os materiais que voce vai deixar em análise).
Em cima da terra coloque os materiais, cada copo abrigará um material.
Sugestões:
>papel de bala
>aparas de lápis
>pacote de salgadinho (amostra cortada em pedacinhos)
>garrafa PETI (amostra cortada em pedacinhos)
>alimentos (ex.: pão, tomate, outro alimento que se decomponha mais rapidamente).

Explique às crianças o objetivo da observação, que a terra dentro dos copinhos representa o nosso planeta quando recebe o lixo que as pessoas produzem diariamente.
Deposite os materiais, um em cada copinho para observação diária das crianças.
Ao final da semana, os alimentos estarão em estado de putrefação enquanto os demais materiais permanecerão intactos.
Explique às crianças que o mesmo acontece com o que jogamos no lixo todos os dias: que alguns materiais levam centenas de anos para se decomporem e por isso poluem muito o meio ambiente.
Veja a tabela de decomposição de alguns materiais:
Saiba mais sobre a questão lixo no site abaixo:
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/lixo.htm

DATAS COMEMORATIVAS - meio ambiente

5 de junho é o dia Mundial do Meio Ambiente
mas uma questão tão séria não pode ser falada
em apenas um dia no ano!
Dia do meio ambiente é todo dia e por isso
essa dica que apresento agora como um projeto
de pesquisa prática e produção de relatorios
que deverá ser executado em 5 dias (segunda
à sexta-feira) para posterior calculo mensal e anual
indicada para turmas de quarto e quinto ano
ou adaptadas para alunos menores.

Primeiro passo:
realize uma conversa inicial com as crianças sobre a data
comemorativa, que já passou visto que foi num domingo,
explique que a questão ambiental não deve ser assunto
apenas de um dia comemorativo pois as pessoas atualmente
precisam se preocupar mais com o meio ambiente por muitos
motivos, entre eles:
.se não cuidar da água ela vai se esgotar
.se produz muito lixo que leva séculos para serem processados
pelo ambiente, por isso a necessidade de se pensar mais
sobre essa questão e buscar alternativas
.o ar está sendo muito poluído pelos carros principalmente
porém existem outras fontes, como fábricas e industrias
e derrubada das matas e florestas.
Quem deve cuidar do meio ambiente?
Todos nós.
Cada pessoa deve fazer a SUA PARTE para que somado
o esforço de muitas pessoas se torne algo maior.

PROBLEMATIZAÇÃO
Pergunte as crianças se elas tem ideia da quantidade de lixo
que a sua familia produz diariamente e o quanto de espaço
esse lixo ocupa.
Provavelmente elas dirão que sim, que observam e a professora
vai sugerir a tarefa:
.verificar diariamente a quantidade de lixo produzida.
Como?
Primeiramente contando à família que precisa realizar essa observação
e pedindo para que a mamãe por exemplo, avise quando vai colocar
o lixo na rua, para que ela observe a quantidade e questione o que
exatamente está sendo jogado.
É importante salientar que não é para que a criança manipule o lixo,
e sim, observe quantidade (volume das sacolas) e que lhe seja dito
o que é que está sendo jogado (se é lixo de banheiro, se é embalagens
de alimentos, restos de comida, enfim).
Após observar, a criança deverá anotar numa folha especifica para a atividade
ou mesmo no caderno de Ciências.

No dia seguinte, a professora pedirá comentário oral sobre as anotações de todos os alunos, para estimulá-los à oralidade e também compartilhamento das informações e anotará no quadro-negro (para sistematização) as informações apresentadas separando em duas planilhas, a primeira:
.recicláveis
.não recicláveis
e a segunda sobre a quantidade em sacolas (se foi uma sacola, duas, meia sacola, numa medida aproximada).
Ao final de todas as apresentações, realize uma analise rapida sobre a primeira planilha (observando se os materiais eram recicláveis ou não, se havia mais recicláveis ou não) e analise a segunda planilha pela quantidade de lixo (quantidade de sacolas).
Peça para que as crianças anotem o resultado obtido pela sala abaixo dos resultados coletados do primeiro dia no caderno ou se produzir uma folha para essa observação, coloque um espaço para essas anotações.
Repita essa operação pelos dias seguintes, coletando as informaçoes com as crianças anotando os resultados apresentados, pedindo para que as crianças anotem os resultados gerais.

Ao final dos 5 dias, analise os resultados das planilhas, some todos os resultados e proponha situações problemas simples para calculo de quantidade mensal e anual individual (por familia/criança) e total (da sala).
As crianças certamente vão ficar supresas com a quantidade de lixo produzida pela turma .
Após essas análises, conversar com as crianças sobre o que elas sugerem para diminuição da quantidade de lixo. E propor para que elas conversem com suas familias sobre as sugestões apresentadas.
Também há a possibilidade de produção de cartazes e exposição na escola para compartilhar as ideias com as demais turmas.
A professora pode também solicitar a produção de um relatorio geral onde a criança explique tudo que ela fez ao longo dos dias e conclusões ou produção de desenhos, tornando o estudo do meio ambiente algo real, que está ligado à vida da criança e que fará sentido para ela, situando-a como agente produtora de mudanças!

ALFABETIZAÇAO - como ajudar na alfabetização dos filhos

É papel do professor sistematizar os conhecimentos
mas a família que contribui na aprendizagem dos seus filhos
não só colabora com seu sucesso escolar como o torna
uma pessoa mais capacitada e melhor preparada para a vida.
A matéria descrita no link abaixo apresenta 11 dicas para que os pais
favoreçam o aprendizado da leitura e da escrita dentro de casa!

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/ajudar-alfabetizacao-seu-filho-470463.shtml

EDUCAÇÃO INFANTIL - trabalhando com o olfato

Realize essa experiência simples mas interessante com seus alunos de Educação Infantil ou com seu filho.
Pegue 4 copos descartáveis de 200ml de preferencia colorido para que não se veja o conteudo e coloque em cada um itens diferentes até encher o copo, a saber:
.limão cortado
.cebola cortada
.canela
.pipoca
em seguida feche o copo com papel em cima e fita e abra apenas alguns buraquinhos  para que se possa sentir o cheiro do que está dentro.
Peça para que as crianças uma a uma dêem uma boa cheirada rsrs no primeiro copo através dos orificios e façam um desenho do que imaginam ter dentro do copo.
Terminado o primeiro desenho, repita o processo com o segundo copo e assim sucessivamente até que todos os copos tenham sido vistoriados por todas as crianças.
Em seguida, será a hora da abertura dos copos e a comparação com os desenhos para ver quem conseguiu descobrir o conteudo dos copos apenas pelo cheiro!
Ao finalizar a experiência, converse sobre a importância deste nosso sentido que nos alerta dos perigos (cheiro de fumaça, de alimento estragado) e que também pode nos proporcionar agradáveis sensações: cheiro de perfume, cheiro de flores, cheiro de comida gostosa.


MÃES & FILHOS /MATERNAL - conceito igual e diferente

Utilize jogo da memória, de qualquer tipo de sua preferencia ou mesmo  procure pela internet, recorte e monte, para ensinar os conceitos:
.igual
.diferente
para seu filho ou alunos.


A compreensão das regras de jogo de memória, com as peças viradas para baixo, ainda é complicada aos pequenos de 2 anos e meses, no entanto, ensinar a perceber e encontrar peças iguais com as peças viradas para cima é algo que pode ser apreendido e portanto, explorado.
Primeiro mostre duas peças iguais, peça que a criança observe, que são iguais. Troque uma das peças e mostre que são diferentes. Enfatizando os termos igual/diferente.
Na primeira vez nem sempre a criança terá apreendido o conceito, então você vai ajuda-la a perceber na pratica o que voce está falando. Com pouco tempo a criança apreende o conceito.
Sempre elogie os acertos e as tentativas. O estímulo faz com que a criança se sinta motivada a continuar no interesse da atividade, que deve durar o tempo de interesse dela.
Atitudes simples, que farão muita diferença na fase fundamental escolar da criança e que se trabalhado desde cedo,numa brincadeira simples, acelera o desenvolvimento de outras habilidades!

MATERNAL - cai cai balão


Criança adora bexiga!
E também  de música!
Una esses dois gostos na brincadeira cai cai balão!
Junte as crianças em grupos, com uma bexiga por grupo.
A missão é bater nela e não deixa-la cair, que fique o maximo de tempo no ar.
Na atividade haverá o treino da coordenação motora e favorecimento de atividade coletiva!
Ensine a cantar a tradicional musica de nosso folclore Cai cai balão:

Cai cai balão



Cai cai balão, cai cai balão


Na rua do sabão


Não Cai não, não cai não, não cai não


Cai aqui na minha mão !






Cai cai balão, cai cai balão


Aqui na minha mão


Não vou lá, não vou lá, não vou lá


Tenho medo de apanhar !