MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

Dia das crianças - lembrancinha 3

Palhacinho para saco de pipoca
O palhacinho abaixo foi produzido em EVA: rosto, mãos , pés e plaquinha e crepom: gola e corpo.
O molde do rostinho está disponível no final da postagem.
O corpo foi feito enrolando o saco de pipoca no crepom, embaixo corta a divisão das pernas. Os braços foram colocados depois.
Também serve para decoração: como numa das fotos abaixo onde pregamos o palhaço na porta!
Os quadrinhos da roupa foram feitos com fita dupla face: mais fácil de cortar e pregar.


Alfabetização - família silábica do G com imagens

As imagens abaixo da família silábica do G, estão formatadas em documentos de word, configuração folha inteira e prontas para impressão.

Podem ser utilizadas em turmas de Educação Infantil assim como primeiros anos do Ensino Fundamental no auxílio visual à aprendizagem desta família silábica ou como atividade de pintura.



Meio Ambiente (22) Desenvolvimento

O tema solo, que no início dos planejamentos, estava previsto para ocupar apenas um mês letivo de trabalhos, rendeu muito mais do que o esperado. Aliás, ocupou o dobro do tempo, os meses de agosto e setembro foram dedicados aos trabalhos com ele. E se não tivéssemos preocupados em trabalhar os outros temas até o final do ano, quando termina nosso projeto-piloto, nos estenderíamos ainda mais. Mas o tema solo ainda não terminou! Foram feitas atividades práticas como a reciclagem de papel com os alunos do grupo 2 que pela idade, possuem mais facilidade para trabalhos manuais. Seguem, os momentos do trabalho:








Após o trabalho pronto e seco, as folhas de papel foram recortadas e produzidos cartões no tamanho de cartão de visita, que depois serão usados pelos alunos na parada ecológica. A intenção é produzir mensagens ecológicas, escrever nos cartões e distribuir aos motoristas que passam em frente à escola.

A seguir, os cartões que foram produzidos nesse dia:


Além disso, os alunos do grupo 2 tiveram uma palestra com o órgão ambiental municipal: IAG – Instituto Ambiental de Guaratuba. Nessa ocasião foram abordados assuntos como o destino do lixo, as diferenças entre o lixão e o aterro sanitário, assim como a importância da reciclagem.

Salientou aos alunos que cada um deles, de posse dos conhecimentos que tinham deveriam ensinar suas famílias em casa, para que assim todos começassem a separar os diferentes tipos de lixo e colaborar com a preservação do meio ambiente. As crianças foram incentivadas a serem fiscais mirins do meio ambiente, para cuidar melhor de nossa grande casa: o planeta Terra!

A seguir, alguns momentos da palestra:



Outra atividade que os alunos apreciaram muito, foi o passeio a Curitiba, com o objetivo de conhecer os principais pontos turísticos ecológicos da cidade, como o Jardim Botânico:




Os passeios e atividades fora da escola, são atividades muito valorizadas pelos alunos. Embora para os professores, que não acompanham o ritmo das crianças, sejam atividades cansativas, pelo fato de estarem sempre preocupados com o comportamento de certos alunos.

Mas acreditamos que os passeios e atividades fora de sala de aula, tenham mais importância para os alunos ( pelo fato de saírem da rotina escolar) do que toda a teoria que eles estudam em sala de aula. Porém, sabemos que as duas coisas são importantes.

E voltando às atividades teóricas, uma das últimas em se tratando do tema solo, foi o estudo da Carta da Terra (adaptada para crianças). Ela foi estudada em partes, e foram realizadas atividades em relação à cada parte.


Ciências / Língua Portuguesa
A CARTA DA TERRA

A Terra é o planeta onde moramos. Ela tem muitos e muitos anos de vida. Com o tempo os humanos começaram a transformá-la para poder viver melhor. Mas eles não perceberam que estavam deixando a Terra machucada.
Muitos problemas estão acontecendo porque os humanos tiram muita coisa da natureza e produzem muito lixo.
Se as pessoas mudarem a forma como tratam a natureza, será possível melhorar o ambiente.
Cada um é responsável pelo que acontece com a Terra.
Vamos cuidar do ambiente protegendo os animais, separando o lixo, plantando, consumindo menos.
Todos os povos da Terra devem assumir este compromisso com a mudança.




Trabalho com a
CARTA DA TERRA

À partir da leitura do texto adaptado, realizar uma dinâmica que leve a uma reflexão das posturas de cada um em relação ao ambiente, propondo as seguintes questões:
 como é a Terra, nosso planeta?
 Como é a vida na Terra?
 Quem mora nela?
 Quais são os tipos de vida que existem na Terra?
 Como era antigamente o nosso planeta e como ele está hoje?
 Por que nosso planeta está assim, tão poluído?
 O que podemos fazer para diminuir a poluição do planeta?
 Quais são os principais problemas do nosso meio ambiente?

Após as reflexões coletivas, realizar atividades em grupos com a criação de frases ou textos sobre a Terra.

TAREFA PARA CASA

Pesquisar junto à família quais são os problemas ambientais de seu bairro.

Fechar o trabalho com a leitura do poema “O ABC da vida”.


O ABC DA VIDA...

Devemos amar e respeitar:

A ÁRVORE que dá sombra, que dá frutos.
A BALEIA que vive a nadar pelo mar.
A CACHOEIRA que vive a vida a correr.
O DINOSSAURO que viveu há milhões de anos atrás.
A ECOLOGIA que é a ciência que estuda a vida.
A FIGUEIRA que é uma árvore frondosa e faceira.
A GIRAFA que é pescoçuda como uma garrafa.
O HIPOPÓTAMO que é pesado e gosta de água.
O ÍNDIO que vive em aldeias na mata.
O JACARÉ que rasteja devagar e sabe nadar.
A LARANJA que guarda um suco saboroso.
O MAR que é imenso e tem água salgada.
A NATUREZA que nos encanta com sua beleza.
O OZÔNIO que protege a Terra.
O PLANETA que vive a vida a girar.
O QUATI que tem a cauda comprida com anéis de pêlos pretos.
O RIO, que corre para o mar como quem vai se atrasar.
A SELVA que é um lugar habitado por animais selvagens.
A TERRA que é o planeta onde vivemos.
O UNIVERSO que é onde existem planetas, estrelas, asteróides.
O VENTO que é o ar em movimento.
O XAXIM que é planta que tem o tronco formado por raízes.
E ZELAR pelo nosso amado Planeta Terra.


TERRA, NOSSO LAR

A humanidade evoluiu muito. Descobriu o fogo, passou a criar objetos, roupas, ferramentas, e ao longo de muitos anos chegou ao que estamos vendo hoje: muitas cidades, muitos mercados, muitas escolas, fábricas com produtos de todos os tipos.

Nada disto existia na Terra. A população humana cresceu. Com isso muitas espécies de plantas e animais perderam seu espaço, pois não conseguiram sobreviver por causa do progresso dos humanos. Para que a situação não piore, precisamos agir para proteger o nosso ambiente.



Trabalho com a
CARTA DA TERRA
(Terra, nosso lar) Módulo 2



À partir da leitura deste ponto da carta da Terra, propor um reflexão sobre os hábitos de consumo.
Utilizar uma técnica artística sugerindo que cada um crie um desenho ou uma pintura cujo tema possa ser:
- Objetos criados pelos humanos

Enquanto as crianças realizam a atividade, a professora ou o professor vai conversando sobre o assunto fazendo questionamentos que possibilitem a ampliação da reflexão.

Para finalizar a atividade, realizar a leitura do texto “É hora de agir”.


A seguir, algumas produções dos alunos:



É hora de agir!

A Terra é o meio ambiente natural, formado por um conjunto de rios, lagos, montanhas, plantas, animais e seres humanos.
Apesar de os seres humanos pertencerem ao reino animal, apresentam uma diferença muito grande das demais espécies: o raciocínio.
Os animais, com exceção dos humanos, são irracionais (não pensam). Os animais agem por instinto. Com a capacidade do raciocínio, os humanos interferem mais intensamente no meio ambiente, transformando-o.
A evolução da humanidade chegou a tal ponto que perdeu o controle da situação ambiental. Incendeiam as matas para abrir estradas, e construir prédios, envenenam as plantas que comem, poluem rios, mares, o ar, e têm uma tendência muito grande ao consumismo e ao acúmulo de riquezas. Consideram-se donos da Terra.
Não! A Terra não têm dono, e se tem, é ela mesma sua dona.
Se não fosse pelos animais racionais, que somos nós, humanos ditos civilizados, a Terra, com certeza, teria ar puro, seus rios seriam limpos e o verde estaria predominando na crosta terrestre.
Em havendo a interferência do homem, o ambiente terrestre foi modificado e danificado brutalmente. Foram muitos anos de exploração da Terra e hoje, novos rumos devem ser tomados para que possamos ajudar a reestabelecer o equilíbrio do planeta. Para isso, faz-se necessário agirmos localmente.
É hora de agir.
Vamos começar?
- Separe seu lixo. Com esta atitude, você passará a perceber que é uma ação simples e de grande valia para a questão do lixo. Pode simplesmente separar o lixo ”seco” do lixo “ molhado”, ou “orgânico” do “inorgânico”.
- Não deposite seu lixo na rua, em parques ou locais variados. Se você não encontrar uma lixeira, guarde seu lixo até que encontre um local adequado para depositá-lo.
- Incentive a separação do lixo em ambientes de trabalho e educacionais.
- Torne-se criterioso ao adquirir produtos. Dê preferência aos produtos com embalagens recicláveis, produtos que já estejam inseridos no contexto ambientalista.
- Não desperdice energia elétrica ou água. A água é um recurso escasso que compromete a vida das novas gerações.
- Evite criticar os outros que não têm uma consciência ambientalista. Dê o exemplo, que tem muito mais valor do que as críticas.
- Antes de comprar alguma coisa, reflita se você necessita realmente do produto ou está sendo induzido a comprá-lo.
- Plante flores, árvores, temperos, folhagens. Se você não tiver um espaço, procure algum, sempre encontrará lugar.
- Recicle e reutilize materiais que vão para o lixo.
Estas são algumas dicas que você pode incorporar no seu dia-a-dia.
A Terra precisa ser respeitada, valorizada e amada. É ela que nos dá condições de usufruir desta maravilhosa experiência que é a VIDA. Vamos cuidar bem dela!
São pequenas ações que podem trazer grandes benefícios para o nosso meio ambiente e para as futuras gerações. Hoje, temos um grande compromisso com a Terra que é re-estabelecer o equilíbrio dos ecossistemas e melhorar a qualidade de vida.


A SITUAÇÃO GLOBAL

As grandes empresas e indústrias produzem muita poluição e tiram muitas coisas da natureza para fabricarem produtos que são comercializados. As pessoas compram estes produtos e sem perceber acabam comprando muitas coisas que nem precisam.

Alguns produtos das fábricas de alimentos são prejudiciais à saúde porque tem: tintas, conservantes, sabores artificiais para ficarem bonitos e gostosos.

Muitas pessoas chamam a industrialização de desenvolvimento. Este tipo de desenvolvimento tem trazido problemas para muitas pessoas. Principalmente as pessoas pobres. As empresas geram lucros para os donos que enriquecem as custas dos baixos salários que pagam para os empregados. Como tem muito desemprego, o salário é bem baixo porque sempre terá gente para trabalhar aceitando o salário que a empresa oferece.

E isto precisa mudar, pois é uma injustiça muito grande.



Trabalho com a
CARTA DA TERRA
(A situação global) módulo 3

Após a leitura desta parte do preâmbulo da Carta da Terra, propor uma reflexão sobre as formas de produção e industrialização dos alimentos e objetos e também sobre como ocorre o consumo destes produtos, através de perguntas como:
 quais as indústrias que vocês conhecem?
 O que elas produzem?
 Qual é o produto industrializado que vocês mais utilizam?
 O que acontece com as embalagens dos produtos consumidos?

Discutir sobre a importância das embalagens dos alimentos e sua real necessidade, como por exemplo, a caixa do creme dental (será que ela é útil e essencial ao produto). Por que as mercadorias são embaladas. Quais aquelas que não podem vir sem embalagem?


TAREFA PARA CASA
Pesquise quais os produtos industrializados consumidos em sua casa. Observe as embalagens, de que material são feitas e o que sua família faz com elas.



As tarefas foram executadas e os seus resultados foram analisados em sala de aula oralmente com a professora.

DESAFIOS PARA O FUTURO

Através da união das pessoas será possível criar soluções para melhorar o ambiente e melhorar a vida do planeta Terra.

Podemos nos unir na escola, na comunidade, na igreja, nas empresas, ou em casa mesmo para formar grupos que pensem em soluções para problemas como: lixo, desperdício, a fome, a conscientização de comprar somente aquilo que realmente é necessário.

Estes grupos podem realizar campanhas, festas, informativos para distribuir para a população. São iniciativas que colaborarão para a melhoria da qualidade de vida. Quando as pessoas se tornam menos consumistas, elas também se tornam mais humanas e solidárias.

A solidariedade é fundamental para a criação de uma nova sociedade mais justa que valoriza a pessoa pelo que ela é e não pelo que ela tem. Devemos nos unir para cuidar da Terra!


Trabalho com a
CARTA DA TERRA
(desafios para o futuro) módulo 4

após a leitura da adaptação deste módulo, propor uma reflexão sobre a importância da solidariedade e da justiça.
Trabalhar os conceitos:
SOLIDARIEDADE
COOPERAÇÃO
UNIÃO
CONSUMO CONSCIENTE
RESPEITO
CARIDADE
Perguntar o que as crianças pensam sobre cada conceito e a partir do conhecimento prévio exposto, acrescentar para cada conceito o que não estava claro, ampliando o significado de cada um.
Também utilizar o dicionário para contextualização do significado da palavra. Após a pesquisa no dicionário, propor a criação de u texto (em grupo de 3 alunos) utilizando os conceitos estudados. Pode ser em forma de história, poesia, ou texto descritivo.

Encerrar o módulo com a história: “A aventura de Pitinha”.


A AVENTURA DE PITINHA
Era uma vez uma sementinha de pinhão que morava grudada com muitas outras sementes. Elas eram suas irmãs. O nome da casa dela é pinha. Elas moravam num galho de um enorme pinheiro. Um dia, uma sementinha, a Pitinha, caiu da pinha e ficou no chão, sozinha e triste. Porém, logo, logo começaram a cair mais e mais sementes então Pitinha já não estava mais sozinha. Certo dia chegou uma gralha e começou a levar cada uma das sementes embora. Pitinha via e não entendia o que estava acontecendo até que um dia a gralha pegou-a com seu bico e saiu voando. Pitinha ficou com medo mas aos poucos já estava adorando o vôo. A gralha pousou em um galho de um enorme eucalipto para descansar e largou Pitinha. Pitinha aproveitou para perguntar: “Para onde está me levando?” E a gralha respondeu: “Algumas sementes eu como, outras, eu planto”. Pitinha não entendeu e perguntou: “Como assim?” e a gralha lhe disse: “Eu vôo para o alto e a solto. Assim a semente que cai com a ponta para baixo entra para a terra e germina”. Pitinha começou a entender e disse:”Quero me tornar um grande pinheiro e você vai me ajudar!”. Sem nada mais a dizer, a gralha tomou Pitinha em seu bico e pôs-se a voar. Voou alto, muito alto até que, de repente, Pitinha começou a cair, cair, cair. Caiu certinho, com a ponta para a terra, e ficou ali quietinha, faceira, esperando pela hora de tornar-se um lindo pinheiro.

*Conclusão da história: Assim como os animais precisam das plantas e das sementes, as sementes precisam dos animais!

Dia das crianças - lembrancinha 2

Ursinho com balinhas de goma
Feito em EVA, muito simples e fácil.
O molde está no final da postagem.

Língua Portuguesa- texto primavera com atividades

A primavera, estação das flores, está invadindo as salas de aula de todo o país.

Produzimos então essa atividade de Língua Portuguesa, com um texto curto explanando sobre o assunto e atividades de interpretação nas linhas e além linhas, além de uma interdisciplinaridade com geografia (exploração do mapa mundi).

As características do texto e as atividades permitem que seja trabalhado com turmas de terceiro ao quinto ano.








http://cid-db1986e6fcc64dbc.skydrive.live.com/self.aspx/.Documents/L%c3%adngua%20Portuguesa/primavera%20texto%20com%20atividades.zip