ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.

Independência do Brasil







A Independência do Brasil

Antes de partir para Portugal, Dom João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil, levando quase todo o ouro para Portugal e deixou Dom Pedro como príncipe regente.
Os portugueses, porém, não gostaram da permanência de Dom Pedro no Brasil, pois queriam que o Brasil voltasse à posição de colônia.
Os brasileiros elaboraram, então, um documento, assinado por milhares de pessoas, pedindo a sua permanência no Brasil. Dom Pedro se mostrou favorável à solicitação:
- Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.
Esta declaração de Dom Pedro foi feita no dia 09 de janeiro de 1822, data que ficou conhecida como o Dia do Fico.
Dias depois, Dom Pedro formou seu ministério, nomeando para ministro do Reino José Bonifácio de Andrada e Silva.
Como as ameaças de Portugal continuaram, Dom Pedro que fora controlar conflitos entre brasileiros e portugueses na província de São Paulo, anunciou, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, no dia 07 de setembro de 1822:
“Brasileiros, as cortes de Lisboa, querem escravizar-nos. De hoje em diante, nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais, estamos separados de Portugal.”
Puxando a espada gritou:
Independência ou morte!
No dia 12 de outubro de 1822, Dom Pedro foi aclamado imperador do Brasil com o nome de Dom Pedro I.


1.Você concorda com a atitude de Dom João VI, ao esvaziar os cofres brasileiros, quando foi para Portugal? Por quê?

____________________________________________

____________________________________________

2. Na sua opinião, por que era interessante para Portugal transformar novamente o Brasil em colônia?

____________________________________________

____________________________________________

3.Quem foi nomeado por Dom Pedro como ministro do reino?

____________________________________________

4. O que Dom Pedro fazia em São Paulo quando gritou “Independência ou morte!”?

____________________________________________

____________________________________________

5. Em que dia, mês e ano foi declarada a Independência do Brasil?

____________________________________________

6. Quanto tempo faz que isso aconteceu?

____________________________________________






História: Questionário ( Copiar no caderno, respondendo )

1)- Com que fato começou a hitória da nossa Pátria?
2)- Quem descobriu o Brasil e em que data?
3)- Como eram os navios antigamente?
4)- A navegaçÔo era feita perto ou longe da terra?
5)- Que nomes o Brasil recebeu?
6)- Por que recebeu o nome de Brasil?
7)- Quem habitava o Brasil quando foi descoberto?
8)- Quem escreveu uma carta ao rei de Portugal dando a notícia do descobrimento da nova terra?
9)- Quando começa e até onde vai o período do Brasil Colônia?
10)- Qual o período que começa com a ProclamaçÔo da Independência e vai até a ProclamaçÔo da República?
11)- Que aconteceu depois do Descobrimento do Brasil?
12)- Que fez o rei de Portugal em 1530?
13)- Quem comandava essa expediçÔo e que trazia com ela?
14)- Como se chamou a povoaçÔo fundada por Martim Afonso de Sousa?
15)- Que fizeram os colonos?
16)- Quais as outra povoaç¨es fundadas por depois?
17)- Copie as frases separando as que se referem às expediç¨es exploradoras das que se referem às expediç¨es guardas-costas:
a)- Vieram em 1501 e em 1503.
b)- Combatiam os navios franceses que carregavam pau-brasil.
c)- NÔo conseguiram afastar os navios franceses do nosso litoral.
d)- Foram organizadas para conhecer melhor a terra descoberta.
e)- Foram as primeiras expediç¨es que vieram ao Brasil.
f)- Eram comandadas por CritóvÔo Jacques.
g)- Vieram em 1516 e em 1526.
18)- O que fez Dom JoÔo III para colonizar e povoar o Brasil?
19)- O que eram as capitanias?
20)- O que eram os donatários?
21)- Por que as capitanias eram hereditárias?
22)- Quantos eram as capitanias e quantos eram os donatários?
23)- Quais foram as dificuldades que os donatários enfrentaram?
24)- Quais foram as capitanias que prosperaram? Por quê?
25)- Complete as frases:
a)- As quinze .......................foram doadas a doze....
b)- Alguns..........................receberam duas ou mais..
c)- Os..............................enfrentaram muitas dificuldades.
26)- Faça um mapa do Brasil, colocando as capitanias hereditárias:



Alfabetização-atividades de escrita com a letra B

A aprendizagem da leitura e da escrita são realizadas de forma diferente:não basta apenas ler para escrever, mas é preciso primeiro ler para depois escrever.
Treine a capacidade de abstração de seus alunos com atividades escritas para cada letra.
Abaixo atividades que trabalham com a família silábica do B.
A atividade para circular as figuras que começam com BO é onde você deve salientar que falamos BO porque o B está com a vogal O, se estivesse com A falaríamos BA e assim por diante. Estenda o som da vogal para que a criança perceba a diferença do som da consoante com cada vogal.












Estas e muitas outras atividades no Disco Virtual 1º e 2º ano.
Adquira agora mesmo o acesso e tenha tudo em documento de word pronto para impressão.

Leituras- texto com todas as sílabas simples

Precisando avaliar o real conhecimento de leitura de seus alunos?
Utilize os textinhos abaixo:
eles apresentam todas as sílabas simples e assim você vai saber exatamente onde deverá realizar intervenções individuais com seus alunos.

Avalie a leitura sem apresentar o texto antes para o aluno.




Leituras-consoantes de B a Z

A leitura de sílabas e palavras simples é uma conquista às vezes fácil e às vezes difícil, pois cada criança é única e aprende de um jeito.
O método da silabação e o trabalho com palavras simples na ordem do alfabeto, outrora duramente criticado, continuou sua existência, mesmo que nos bastidores, para garantir o aprendizado de crianças que não aprendiam com outros métodos.
Em meados de setembro, alunos de segundo ano já devem dominar a leitura de todas as combinações de sílabas simples, e caso ainda haja dificuldade, experimente as leituras abaixo.
Elas são feitas em um quarto de folha de sulfite, o custo é baixo.


Em cada folha, a sílaba, uma imagem que começa com a sílaba para que a criança perceba a associação do som e consiga estudar em casa.
Embaixo, as palavrinhas, sempre seguindo a sequencia: primeiro as palavras com vogais e familia do B, depois B e C e assim sucessivamente.

Como numa escada, há que se subir um degrau de cada vez.







Estas e centenas de outras atividades dos discos virtuais 1º e 2 ano.
Facilite sua rotina de preparação de aulas.




Cartaz-calendários para parede

Imprima você mesmo o calendário mês a mês para trabalhar com seus alunos.
Produzido em documento do word, você vai deixar no tamanho poster (aproximadamente uma cartolina) utilizando as configurações de sua impressora .
Após a impressão o calendário sai assim:
então você vai unindo as partes como num quebra-cabeça.










a própria impressora já deixa as linhas certinho onde você tem que recortar para encaixar.







depois é só colorir, fazer uma borda e usar.

















Os calendários estão disponíveis no disco virtual 1º e 2º ano volume 1.




Cartaz-alfabeto com a Turma da Mônica

Cada letra está em uma folha de sulfite.
Siga com a postagem até o final e baixe os arquivos em documentos do word prontos para impressão no link.