INCLUSÃO - e seus desafios na Modernidade

A inclusão não é apenas uma lei que beneficia a inserção de crianças com necessidades educacionais especiais no ensino regular. 
É um novo jeito de olhar a Educação modificando seus paradigmas homogeneizantes e entendendo cada criança em suas diferenças. 
A inclusão não beneficia apenas as crianças consideradas "especiais" mas todas as demais, que tenham qualquer dificuldade para aprender e que devem receber um olhar individualizado do professor. 
E mais que isso, buscando alternativas para garantir a todas elas o direito de aprender.
O tempo de preparar uma mesma atividade para uma turma de 30 alunos é coisa do passado. Embora saibamos que na prática isso ainda não se efetiva como deveria!!!
Na atualidade, o professor "deveria" trabalhando com qualquer tema, elaborar atividades diferenciadas de acordo com a capacidade de cada aluno.
Por exemplo, ao trabalhar com  a ADIÇÃO, deveria propor situações mais simples aos alunos com dificuldades, situações medianas para outros e para aquele aluno que está à frente dos demais,  e que toda turma tem, também lhe propor algo desafiador. 
E quanto trabalho terá o professor para fazer isso?
Muito mais do que escolher uma atividade X e imprimir 30 cópias idênticas.
Pensando nisso, nos desafios da escola da atualidade, as atividades do Banco estão sendo reorganizadas por tema e subdivididas em grupo de acordo com o nível da mesma.
Muito em breve, você terá um amplo acervo de consulta que vai facilitar em muito seu trabalho com a inclusão e melhorar sobremaneira os seus resultados com a aprendizagem de toda a sua turma!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário