EDUCAÇÃO INFANTIL - conhecendo o universo infantil

Compreender o universo infantil é essencial para intervir de forma positiva não somente dentro da escola mas fora dela.
Atividades com água são excelentes para crianças nervosas e benéficas para todas as crianças.
Desenvolver a capacidade de abstração e formação de ideias pode ser mais fácil utilizando brincadeiras de adivinhações.
O controle motor e o auto-dominio são necessários para a realização de atividades onde a concentração ou a coordenação motora serão exigidas e pode ser desenvolvido através de jogos de silencio e imobilidade.
Pincel ou brocha não devem ser utilizados apenas na delimitação de uma folha de papel. Deixe que as crianças brinquem de pintar as paredes, de limpar os azulejos do banheiro, assim elas vão aprendendo a manter esses espaços limpos.
A sensibilidade ecológica e o respeito à natureza devem ser trabalhados em todas as faixas etárias, mas entre os pequenos ensinar a plantar, a cuidar das plantas, regar o jardim são atividades excelentes para que desde cedo entendam o valor da natureza em suas vidas.
Colocar venda numa criança e pedir para que outra a guie até um determinado local é uma excelente atividade para afirmação da ajuda voluntária e amizade. Cria em ambos um inestimável senso de cooperação e ética solidária. Cria no condutor o senso de responsabilidade e respeito pelo outro. Cria no conduzido o senso de confiança no amigo, sensibilização às limitações alheias, além de aprender na prática sobre as dificuldades dos deficientes visuais.
Os jogos coletivos onde a criança seja peça atuante para o fiel desempenho da tarefa, acaba por criar em sua personalidade, um alto senso de responsabilidade social e autoconfiança.

Os jogos de adivinhação são excelentes como estímulos à criatividade e imaginação infantil. Além disso, trabalham de forma intensa o processo de coordenação e associação de ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário