BERÇÁRIO - sugestões de atividades práticas

Muitos pais não possuem a compreensão da diversidade de atividades realizadas pelas professoras dentro de uma sala de berçário. Os bebês são estimulados em suas múltiplas inteligências e não passam horas no Centro de Educação Infantil apenas para serem cuidados por um adulto.
Seguem algumas sugestões de atividades, que na maioria das vezes já são realizadas pelas professoras, mas que muitas mães também poderiam realizar em suas casas com seus filhos ou em horas com o pequeno ou para aquelas que puderam se dedicar à maternidade e deixaram o trabalho fora do lar.
1. Manuseio de revistas e revistas infantis. Esta atividade simples formará bases para a construção da leitura. A criança com o passar do tempo conseguirá compreender que normalmente manuseamos uma revista com movimentos da direita para a esquerda na sucessão de páginas que passamos.
2. Contando histórias. Crianças são fascinadas por histórias e quanto mais ouvem a mesma sequencia de fatos mais atenção vai prestar ao que está ouvindo, antecipando-se mentalmente aos acontecimentos. O mesmo vale para poesias, músicas e parlendas.
3. Amassar, rasgar e embolar papéis de diferentes texturas. Atividade que desenvolve a coordenação motora do bebê.
4. Rabiscos com lápis colorido, giz de cera ou canetas também fazem parte das atividades que desenvolvem a coordenação motora.
5. Atividades com blocos ou caixas vazias para a criança empilhar.

São atividades simples, facilmente inseridas na rotina diária da criança porém com alto valor pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário