ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.

CARNAVAL

As turmas de Ensino Fundamental terão seu inicio letivo previsto após o Carnaval, no entanto as turmas de Educação Infantil em alguns locais já estão em plena atividade.
Para facilitar a localização dos projetos e atividades referentes ao carnaval em especial para esta faixa etária, consulte os endereços abaixo:

.Desenho para colorir:
http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2012/02/carnaval-vamos-pintar.html

.Atividades práticas:
http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2012/01/educacao-infantil-atividades-praticas.html

.Turma da Mônica no carnaval para colorir:
http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2010/02/carnaval-com-turma-da-monica.html

.Turma da Mônica no carnaval para colorir:
http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2010/02/carnaval-com-turma-da-monica-2.html

. Referencial teórico:
http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2010/02/origem-do-carnaval.html

. Projetos:
http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2010/02/projetos-sobre-carnaval.html

. Máscaras de carnaval:
http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/12/mascaras-de-carnaval.html

EDUCAÇÃO FISICA - dança

O ritmo é um elemento fundamental presente em todas as formas de vida: no movimento humano, na natureza,no universo. O ser humano está constantemente se movimentando e todo o movimento é ritmico.
A dança é a arte que utiliza o corpo em movimento como um meio de expressão, comunicação e criação. Ela é capaz de liberar sentimentos e emoçoes e, sobretudo, relfetir manifestações culturais, transformando-se em linguagem social.
Constitui-se em conteúdo importante da Educação Física, pois contribui significativamente para o estímulo da livre expressão, para o desenvolvimento ritmico - por meio do aperfeiçoamento dos movimentos naturais - para o favorecimento do contato social, além de proporcionar momentos de alegria e prazer.
Utilizando estratégias como: a improvisação, a experimentação e, consequentemente, a representação, o professor permitirá aos alunos, a construção e / ou criação de novas possiblidades de movimento dentro de contextos significativos.

EDUCAÇÃO INFANTIL - vamos sentir o gosto

O professor continuará com as atividades dos órgãos dos sentidos, através do paladar.
.Distribuir em recipientes um pouco de sal, açúcar, caldo de limão, etc.
Cada criança receberá uma colherzinha de plástico e irá provar de cada recipiente.
O professor perguntará:
-O que vocês provaram é azedo, doce ou salgado?

Variação:
O professor colocará em recipientes frutas e alimentos doces, azedos e salgados. As crianças identificação os sabores à medida que forem provando os alimentos dizendo o sabor.
Colocar pedaços de:
.banana, mamão (doce)
.laranja azeda (azedo)
.biscoitos salgados, pipocas (salgados).
No final pedir que as crianças digam nomes de outros alimentos doces, salgados e azedos que conheçam.

PROJETO - higiene


A idéia é iniciar o projeto numa "rodinha" - conversar com as crianças informalmente de forma a deixar que expressem suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o tema:

. Quem lava as mãos?
. Quando vocês lavam as mãos? ( Antes das refeições, ao usar o banheiro, ao sujar as mãos, ao chegar em casa )
. Alguém sabe por que é importante tomar banho?
. E escovar os dentes?
. E lavar e pentear os cabelos?
. E cortar as unhas? (Deixar que as crianças respondam, intervindo e orientando para que organizem as idéias que, certamente, já possuem.)
. Quem faz tudo isso?
. Quem não gosta de fazer algum desses hábitos de higiene? Qual? Por que? (Discutir com a turma as respostas)
. É bom ficar doente? (Deixar que as crianças respondam)
. Para termos saúde, temos que cuidar muito bem da higiene! Quem sabe o que é higiene? (Deixar que as crianças respondam)

Nós vamos durante alguns dias aprender o que é higiene. (É importante que as crianças cheguem a conclusão de que estão começando a aprender sobre saúde e higiene e se estimulem. Para tal, o professor será o dinamizador, criar expectativa, incentivar, criar um ambiente propício.)

Observação: É legal que a professora registre num blocão as respostas e frases interessantes das crianças, que surgirem durante a conversa sobre o tema.

Ainda estimulando os alunos...

A música é um excelente recurso para criar um ambiente estimulante para o início do projeto. Seguem sugestões de músicas – O professor deve escolher de acordo com o conhecimento que tem de seus alunos, procurar adequar a(s) música(s) ao estilo preferido das crianças.

1 – Sei cuidar de mim: (Melodia: Meu pintinho amarelinho)
Quando eu era um bebezinho
não fazia nada assim
Agora eu estou crescidinho
Já sei cuidar bem de mim!
Tomo o meu banho sozinho
Escovo os dentes direitinho
Lavo sempre as mãozinhas
Antes das refeições.

2 – Sempre Limpinho:
De manhã cedinho,
Tomo meu banho,
Me enxugo bem,
Escovo os dentinhos,
Penteio os cabelos,
E me visto bem.
Vou para a escola
Sempre limpinho,
Sapatos engraxados,
Cabelos penteados
Vou de mão dada
Com meu amiguinho.

3 – Escovando os dentes: (Melodia: Marcha Soldado)
Minha querida escovinha
Vai pela boca escovando
Vai meus dentinhos limpando
E branquinhos vão ficando.
Escova, escova, escova
Minha escovinha
Limpa, limpa,limpa, Com a pastinha!

4 – Lavar as mãos:(Melodia: Ciranda Cirandinha)
Cai a água da torneira
Faz espuma com sabão
Pra comer a comidinha
Vou lavar as minhas mãos.

5 – Cuidando do ambiente:(Melodia: O Cravo brigou com a rosa)
Eu peguei todo o lixo
E joguei na lixeira
Minha mãe eu ajudo
Na escola sou a primeira.

Brincadeiras: Num segundo momento proponho que brinquem de dramatizar os hábitos de higiene e a cada brincadeira cantem uma música correspondente.

Pesquisa: Procurar em casa, com a ajuda do papai e/ou da mamãe, músicas, rimas, poesias, fotos, gravuras, caixas de sabonetes, pastas de dentes e outros objetos que auxiliam a cuidarmos de nossa higiene - Tudo que for conseguido deve ser levado para sala de aula onde o professor poderá criar inúmeras atividades com os materiais, o que transforma a aprendizagem em algo bem mais significativo.

 

PROJETO - alimentação para Educação Infantil


TEMA: verduras e legumes.
DURAÇÃO: março a novembro
PÚBLICO ALVO: Jardim

JUSTIFICATIVA:Por meio, da ação continua e gradual deste projeto, pretendendo fazer com os alunos descubram o valor de uma alimentação saudável, a importância da plantação para a raça humana, e a necessidade de plantarmos para colhermos, ou seja, não fazer do ato de se alimentar uma obrigação, e sim um hábito prazeroso, saudável e nutritivo.

OBJETIVOS:
Identificar diferentes tipos de alimentos;
Desenvolver a atenção e a percepção;
Estimular a criatividade e a imaginação;
Desenvolver o senso crítico;
Desenvolver a cooperação em grupo na elaboração de um plantio saudável;
Desenvolver a coordenação motora, os sentidos, as habilidades e opiniões opostas;
Trabalhar com as crianças o respeito para com a natureza e consigo mesma;
Conhecer as cores, formas, texturas, aromas e sabores, por meio, dos alimentos;
Desenvolver a consciência da necessidade de uma boa alimentação;
Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
Adquirir cuidados com a saúde e higiene;
Levar o aluno a encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde;
Aprender a plantar e colher;
Classificar e diferenciar os legumes, frutas e verduras;
Compreender o valor nutritivo dos alimentos;
Diferenciar quais as partes dos alimentos que ingerimos (raiz, folhas e frutos);
Estabelecer as diferenças entre doce, salgado e azedo.

CONTEÚDOS:
• Jogos e brincadeiras;
• Musicas e dança;
• Histórias e cantinhos;
• Plantio de diversas mudas;
• Terrário;
• Boneco de alpiste;
• Horta de garrafa pet;
• Culinária;
• Listas;
• Preservação de nosso viveiro (coleta de lixo);
• Construção com sucatas;
• Dobraduras, recortes, pintura;
• Fantoches de frutas, legumes;
• Experimentos;
• Quebra-cabeça;
• Jogo da memória e dominó;
• Bingo de frutas;

• Atividades orais e escritas;
• Confecção de livro (mundo maravilhoso)
• Técnicas de pintura;
• Máscaras;
• Massinha de modelar;
• Criação de esculturas (legumes e elementos tirados da natureza);
• Brincadeiras de feira e supermercado;
• Painel de frutas, verduras e legumes;
• Textos: parlendas, contos, adivinhas, trava-língua, rimas, poemas e receitas;
• Exposição das telas (Tarsila do Amaral);
• Passeio: a feira, ao bosque, ao horto florestal.

MATERIAIS UTILIZADOS:
• Papel (sulfite, cartolina, bubina, cartão, fantasia, crepom, laminado);
• Giz de cera e de lousa;
• Sucata (garrafa pet);
• Tesoura, cola, guache, lápis de cor, caneta hidrocor;
• E.V.A;
• Mural e cartazes;
• Horta (viveiro);
• Sementes e mudas (legumes, verduras, frutas);
• Pinturas;
• Desenhos;
• CD de músicas;
• Livros pedagógicos;
• Pote de vidro (terrário);
• Tela;
• Sala de aula, pátio, sombras das árvores, passarela, parque e outros;

CULMINÂNCIA: Feira do verde, onde poderemos expor toas as nossas plantações (viveiro) com degustações tiradas direto da terra.

AVALIAÇÃO: Contínua através da participação e interesse dos alunos.

BIBLIOGRAFIA:
• Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto. Brasília, 1998.
• Coleção Novos Caminhos: Formação Continuada na sala de aula. São Paulo: DCL, 2006.
• Revista Projetos Escolares: Educação Infantil.
• Revista Guia Prático do Professor de Educação Infantil.

 

PROJETO - educação alimentar


Tema: Oba! Hoje é dia de fruta!
Temo previsto: Dois meses (3 e 5 feiras)
Turma: Maternal (2 e 3 anos)

Objetivos:
•Incentivar aos bons hábitos alimentares;
•Identificar as preferências alimentar dos alunos;
•Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
•Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde dando ênfase as frutas;
•Identificar cores, textura e os diferentes sabores das frutas.

Atividades:
•Experimentar todas as frutas separadamente
•Confeccionar cartazes e registros
•Trabalhar com as frutas de plástico
•Brincar com teatro de varas das frutas
•Fazer receitas com as frutas (Vitamina de banana, Suco de laranja, Bolo de casca de maçã, Musse de maracujá, Danone de morango, Sacolé de uva e Espetinho de fruta com chocolate)
•Pintura à dedo
•Classificação das frutas quanto a cores e tamanho

Culminância: Confecção de um livro gigante com registro de todas as atividades realizadas durante o projeto. Anexar fotos, registros de fala, desenhos, colagens, receitas e pesquisas.

 

PROJETO - semana da alimentação


Brincando com os alimentos
Descrição:
O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis a partir dos 2 anos de idade, ampliando os conhecimento dos educandos sobre o tema.
Duração: 3 meses
Destinado aos alunos de Educação Infantil.
Justificativa:
A fome será, provavelmente, o maior problema político e moral que as ciranças deverão enfrentar como lideres de seus pais no futuro.No Brasil, a fome é uma questão para ser discutida na escola. E a discussão começa pela situação de vida dos alunos e seus direitos e deveres como cidadãos.
As crianças precisão conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo. Esse papel cabe aos educadores, que devem preparar seus alunos para a construção de uma sociedade mais igualitária, em que as pessoas tenham não apenas o direito, mas as condições necessárias para usufruir de uma alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente.

Objetivos:
 Incentivar aos bons hábitos alimentares;
·
· Identificar as preferências alimentar dos alunos;
 Concientizar os alunos
· sobre a importãncia e os motivos pelos quais nos alimentamos;
 Reconhecer os
· alimentos que faz bem à nossa saúde;
 Identificar cores, textura e os
· diferentes sabores dos alimentos.

Procedimentos: Será desenvolvido em 12 aulas assim distribuídas:
1ª aula: Assunto - Frutas
Salada de frutas para degustação
Pintura à dedo
Contagem de frutas, cores, tamanho

2ª aula: Assunto - Verduras
Confecção de carimbos com batata
Explorar com s verduras cores e texturas

3ª aula: Assunto - Legumes
Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata
Colagem com papel camurça.

4ª aula: Assunto: Rótulos
Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.

5ª aula: Assunto: Hortaliças/ Higiene com os alimentos
Montar uma horta na escola
Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimento Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.
Fazer a degustação de tomate, alface, cenoura

 

Atividades de desenho.

6ª aula: Assuntos - Vitaminas
Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina - banana e maçã.
Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.

7ª aula: Alimentos não - saudáveis
Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação
Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentários no blocão
Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

8ª aula: Assunto - Derivados do Leite
Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos
Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.

9ª aula: Assuntos - Cereais e Massas
Explicar que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia.

10ª aula: Assunto - Higiene Pessoal
Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde
Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, praticar esporte.

11ª aula: Assunto - Alimentação Saudável
Apresentação de teatro de fantoches
Mostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.

12ª aula: Assunto - Lanche Gostoso
Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo

Experiências Interessantes:

Dando continuidade ao projeto "Brincando com os alimentos" foram realizadas várias atividades: Apresentação teatral, "Sopa de Pedra", enfocando a importância dos alimentos para manter uma vida saudável, na qual os alunos participaram com entusiasmo.

Degustação das frutas, explorando cor, tamanho, espessura e o sentido (paladar). Cada turma desenvolveu as atividades de acordo com nível escolar.
Apresentamos aos alunos diferentes tipos de legumes e verduras. Os quais puderam observar na palestra quais suas funções, vitaminas e nutrientes. Depois, para complementar a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de degustar uma gostosa sopa de legumes e verduras.

 

RECREAÇÃO - apresentando meus vizinhos

Em círculo e em pé, um participante começa apresentando-se à pessoa à sua esquerda.
esta pessoa então a apresenta a si mesmo, à pessoa que se apresentou à ela e uma terceira pessoa a sua esquerda.
A proxima pessoa apresenta a si mesma, apresenta as outras 3 pessoas à quem está no seu lado esquerdo e assim sucessivamente.
É uma atividade simples mas que vai ser util para a memorização dos nomes da turma.

RECREAÇÃO - nomes & adjetivos

Os participantes formam um círculo e o professor começa pela sua própria apresentação, usando seu primeiro nome e um adjetivo positivo ou elogioso que tenha a mesma letra inicial de seu nome. Por exemplo: "eu sou a Bela Beatriz".
Seguindo a sequencia do circulo, cada um dos participantes apresenta-se dessa maneira.
O emprego da aliteração é um bom auxílio para a memória e por isso, o professor deve assegurar-se qe somente adjetivos positivos sejam utilizados.

Variação: em vez de um adjetivo formado por aliteração, os participantes podem usar movimentos ou sons que tenham o mesmo número de sílabas de seu nome.
Por exemplo: "Sou Roberto" pode ser acompanhado por três batidas de pé no chão ou de três movimentos com as mãos.

EDUCAÇÃO FISICA - corrida de obstáculos

Prepare dois campos um ao lado do outro com  três arcos (bambolês) em seguida uma corda esticada, três cones, mais uma corda esticada e a bola.

>Dividir dois grupos em duas colunas com número igual de alunos. Deixar os alunos escolherem seus grupos. As colunas ficarão atrás da linha demarcada.
>Ao sinal, o primeiro de cada coluna sairá correndo tocando os pés dentro dos arcos espalhados. Em seguida, saltará sobre a corda, continuará correndo fazendo ziguezague entre os cones, saltará sobre a corda novamente, pegará a bola e retornará fazendo o mesmo percurso com a bola na mão.
>Quando chegar, entregará ao companheiro que deverá repetir o percurso, só que levando a bola e deixando-a para que o proximo venha buscá-la.
>Caso o aluno não cumpra alguma etapa, deverá retornar e refazer a sequencia correta.
>Será considerado vencedor o grupo que completar a prova por primeiro.

EDUCAÇÃO FISICA - caçada de animais

>Nos cantos de um quadrado ou retângulo fazer quatro currais (2 x 2). Um dos alunos será o caçador e os demais, divididos em três grupos de números iguais, recebem o nome de um bicho. O caçador permanece entre os currais.
>Ao sinal, o professor dirá o nome de um bicho e os alunos que representarem ese bicho devem correr para o curral vazio, respeitado o espaço delimitado. O caçador irá persegui-los, e tentará pegá-los. O aluno que for pego deverá ficar em um espaço determinado até que todos os outros sejam pegos.
>Será considerado vencedor o grupo que conservar o maior número de alunos.

EDUCAÇÃO FISICA - aprendendo as horas

>Aprender a ver as horas é muito fácil, principalmente quando se joga bolinhas de gude:
.12 bolinhas para cada aluno;
.o terreno deverá permitir que a bolinha circule e nele possam ser feitos "búricos" (buracos feitos na terra).

>Neste jogo, serão duas as oportunidades de vencer, porém é necessário fazer uma representação de um relógio no chão:
.iniciar o jogo por meio do par ou ímpar. Lançar a primeira bolinha a partir das 12 horas, atirando ao búrico central (meio do circulo).Repetir essa operação com as doze bolinhas restantes, dirigindo-se sucessivamente nas horas seguintes: uma hora, duas horas, etc Para cada acerto no búrico, conta-se um ponto.
.agora seguindo o sorteio anterior, faça o inverso. Lance as bolinhas do búrico central para os búricos das horas, respeitando-se a sequencia de uma hora,duas horas até doze horas. Se o lançamento num búrico não for concretizado, lançar a bolinha no búrico da sequencia. Desta vez, para cada bolinha acertada, atribui-se o valor das horas como pontuação.
>Caso o aluno não tenha se saído muito bem nessa primeira etapa de lançamentos, poderá recuperar-se até passar os demais. Será vencedor aquele que conseguir marcar o maior número de pontos na somatórias das duas etapas.

EDUCAÇÃO FISICA - as profissões

Os alunos, sentados, formarão um círculo. O professor dará início ao jogo atirando, em um aluno, um lenço enrolado. Esse aluno ao apanhá-lo, citará uma profissão, arremessando o lenço em um outro colega e assim sucessivamente; Os alunos que não souberem, não falarem uma profissão, ou ainda repetirem a profissão anteriormente citada deverão ficar em pé.
Vencerá o último aluno que ficar sentado.

EDUCAÇÃO FISICA - passando a bola

Os alunos ficarão em círculo. O professor entrega a um deles uma bola e, de costas para o circulo, dá o sinal. Os alunos iniciam a passagem da bola, sem jogá-la ou pular nenhum colega.
Em um dado momento, o professor apita e quem estiver de posse da bola sai momentaneamente do jogo até ser substituído por outro colega.

EDUCAÇÃO FISICA - tique-taque


Formar um círculo junto com os colegas.

Todos deverão estar saltitando em um pé só, de forma alternada, imitando o tique-taque do relógio.

O professor dirá “duas horas”

Cada aluno dará dois saltos, com os pés unidos, no mesmo lugar.

Depois continuarão o tique-taque até que o professor diga uma nova hora.

CURSOS 24 HORAS - animação e recreação

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Trabalhar com Animação e Recreação é uma tarefa das mais divertidas e empolgantes. Porém, engana-se quem imagina que não há grandesresponsabilidades nesta atividade. É obrigação do profissional da área ser organizado e responsável, além de conhecer técnicas sobre como planejar e executar seu trabalho, lidando também com situações adversas que possam aparecer.
Neste curso você aprenderá a importância do Lazer na vida dos brasileiros, saberá quais são os tipos de atividades voltadas para cada faixa etária, além de como funciona o mercado de Recreação Turística,  Recreação Infantil, entre outros. Conhecerá também técnicas para Recreação em colônias de férias, hotéis, navios, clubes, escolas, entre outros.
O Curso de Animação e Recreação pode ser feito tanto por quem deseja trabalhar ou já trabalha como Monitor, quanto por quem simplesmente deseja aprender técnicas de Animação e Recreação para uso pessoal.
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Os principais tópicos do Curso de Animação e Recreação são:
Unidade 1 - Conceitos e definições
  • Conceito e características do lazer
  • Retrospectiva histórica do lazer
  • O lazer como produto de consumo
  • Impactos do lazer na qualidade de vida da população
  • Perspectivas para o mercado de lazer
  • Lazer, Turismo e Recreação
Unidade 2 - Os consumidores dos serviços de lazer
  • As crianças - da 1ª a 2ª infância
  • Adolescentes e jovens
  • Adultos
  • Gestantes
  • Terceira idade
  • Grupos com necessidades especiais
  • Jogos e brincadeiras
Unidade 3 - O mercado turístico para a recreação e lazer
  • Colônia de férias e acantonamentos
  • Acampamentos e hotéis
  • Ônibus de turismo e Navios
  • Clubes e Spas
  • Infraestrutura, equipamentos e serviços
Unidade 4 - Perfil dos profissionais de recreação
  • Características profissionais do monitor de recreação
  • O lazer como campo de trabalho
  • As relações de trabalho na equipe de animação e recreação
  • Primeiro socorros
  • Formulário de autorização, ficha de medicamento e doenças comuns
Unidade 5 - Programando atividades turísticas e recreativas
  • Desenvolvendo o programa de recreação
  • O que não deve faltar em um bom cronograma de recreação e lazer
  • A Programação de um Day Camp
  • Planejamento e Organização do Lazer
  • O planejamento das atividades
  • A condução dos grupos
  • Procedimentos metodológicos
  • O projeto de recreação
Unidade 6 - A recreação no âmbito escolar
  • A importância da recreação no âmbito escolar
  • Recreação e Atividades Lúdicas na Educação Especial
  • O papel do professor de Educação Física.
  • Classificação das atividades recreativas sensoriais
  • Sugestão de Atividades Lúdicas e jogos
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EDUCAÇÃO FISICA - pisca-pisca


Dois grupos devem formar dois círculos concêntricos, com numero igual de alunos:

.circulo externo – com alunos em pé;

.circulo interno – com alunos sentados em cadeiras

.todos estarão com a frente do corpo voltada para o centro. Um grupo ficará separado do outro, numa distância de mais ou menos 30 centímetros. Um aluno ficará sem par e representará o pisca-pisca.


.Ao sinal o pisca-pisca, pisca um olho a um dos colegas do círculo interno, chamando-o para ser o seu parceiro. O aluno do círculo externo tentará evitar a fuga do seu par, tocando-o. Aquele que não conseguir, ficará impar, e portanto será o novo pisca-pisca.

 .Todos os alunos devem vivenciar a atividade, tanto no círculo interno como no externo.

 

EDUCAÇÃO FISICA - a conquista de domínios


Traçar círculos no chão com tamanhos e distâncias diferenciadas e em seguida, cada aluno deverá posicionar-se dentro deles. As áreas delimitadas pelos círculos serão chamadas de “domínios privados”.

O professor irá designar um aluno para conquistar esses domínios, e ao sinal, todos deverão trocar seus domínios, atravessando as fronteiras. Nesse momento, aquele aluno tentará conquistar um dos domínios momentaneamente vazio.

EDUCAÇÃO FISICA - abacaxi


Os alunos ficarão de frente para o professor e ele dirá:

.ABACAXI;

.XI;

.MARACUJÁ;

.JÁ

.FAREIS TUDO O QUE O REI MANDAR?

.FAREMOS TODOS...

.ENTÃO QUERO QUE VOCÊS ME TRAGAM:

a)qualquer coisa na cor vermelha;

b) um objeto redondo;

c) a menor coisa que encontrarem;

d) algo que seja azul e quadrado e assim por diante

EDUCAÇÃO FISICA - cobra cega


Formar uma roda. Escolher um aluno que ficará no cento, com os olhos vendados: este será a COBRA-CEGA.

 

Ao sinal, a roda cantada gira para a esquerda ou para a direita. Em um dado momento, a roda para. A cobra-cega deverá apontar uma um dos alunos, que sai da roda e vai para o centro. A cobra-cega poderá tocar no aluno para tentar adivinhar quem é. Se acertar, passará para a roda, vendando os olhos do colega que ficará em seu lugar.

 

Dar oportunidade a todos os alunos de vivenciar a atividade.

Variação: o aluno apontado pela cobra-cega ficará deslocando-se dentro do círculo e, de vez em quando, pode tocar a cobra-cega fugindo novamente até ser pego.

EDUCAÇÃO FISICA - quadrinha


Dividir a turma em quatro equipes. Cada equipe receberá por sorteio uma quadrinha, porém sem a última palavra. Utilizando o corpo, os alunos de cada equipe tentarão dramatizar essa última palavra para as demais equipes adivinharem o final.

 

Equipe nº 1

Serra, serra, serrador

Quantas tábuas já serrou?

Já serrou vinte e quatro

Uma, duas, três e ...

 

Equipe nº 2

Com A escrevo AMOR

Com P escrevo PAIXÃO

Com M escrevo MAMÃE

Dentro do meu ...

 

Equipe nº 3

Minha enxadinha

Trabalha bem,

Corta os matinhos

Num vai e ...

 

Equipe nº 4

Minha galinha pintada.

Ai meu galo carijó!

Morreu a minha galinha

Ficou o meu galo ...

 

Perguntar para os alunos se eles sabem outras quadrinhas para continuar o jogo.

EDUCAÇÃO FISICA - banho de papel

O aluno irá imaginar que vai tomar banho e para isso usará uma folha de papel amassada como sabonete:
.fazer o movimento de tirar a roupa;
.abrir o chuveiro e começar a "tomar banho", esfregando as partes do corpo assim:
.o lado de cima da cabeça;
.a parte de trás da cabeça;
.o lado direito da cabeça e a orelha esquerda;
.o lado esquerdo da cabeça e a orelha direita;
.o o mbro direito, o lado da frente do torax, o lado de trás;
.o braço direito pela frente e por trás;
.o braço esquerdo pela frente e por trás.

Enxugar-se e secar-se, usando o papel desamassado para fazer de toalha assim:
.todo o lado direito do corpo;
.todo o lado esquerdo do corpo;
.toda a frente do corpo;
.toda a parte de trás do corpo.

EDUCAÇÃO FISICA - coral infantil


Com as letras do alfabeto também pode-se brincar.

Observe a sequencia abaixo:

.correr livremente;

.falar em voz alta a primeira letra do seu nome e, procurar outros colegas que tenham a mesma letra;

.desmanchar o grupo e caminhar de costas livremente;

.juntar-se novamente pela última letra do nome;

.agrupar-se falando em voz alta, a primeira vogal do seu nome (a,e,i,o,u);

.cada grupo formado deverá cantar uma música, utilizando apenas a letra correspondente, ou seja, a primeira vogal para musicalizar.

 

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Os principais tópicos do Curso de Contadores de Histórias são:

Unidade 1 – Origem da Literatura Infantil

  • Qual a origem das histórias?
  • Porque contar histórias?
  • A Literatura e os estágios psicológicos da criança
  • A tradição oral como bem imaterial da humanidade
  • A  tradição oral na educação escolar

Unidade 2 – Tipos de histórias

  • Conhecendo alguns tipos de histórias
  • A arte de contar histórias
  • A literatura infantil contemporânea
  • Função social da leitura

Unidade 3 – Como contar histórias

  • Técnicas de contação de histórias
  • Recursos para contar histórias
  • Disposição do espaço físico e do ambiente

Unidade 4 – Perfil do contador de historias

  • Contador tradicional e contemporâneo
  • Postura do contador
  • Implicações pedagógicas ao contar histórias
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EDUCAÇÃO FISICA - morto vivo

Os alunos ficam espalhados em um espaço determinado, correndo livremente.
Quando o professor disser MORTO, deverão agachar-se imediatamente e ficar imóveis.
Quando o professor disser VIVO, deverão levantar-se e voltar a correr.

EDUCAÇÃO FISICA - jogos

O jogo faz parte da vida do ser humano. O ato de jogar é tão antigo quanto a própria história do homem.
O jogo  é uma atividade livre, fundamentalmente lúdica, contendo regras não convencionais, de caráter competitivo ou não e, que possui como característica principal a espontaneidade e possibilita a expressão de vivências culturais de forma intensa e total.
Na infância o jogo é essencial. Brincando e jogando, a criança reproduz suas vivências e, transforma a realidade de acordo com seus interesses e desejos, de forma dinâmica e criativa.
Os elementos dojogo, como o conjunto de regras, a competição, o tempo e o espaço em que ele ocorre, colocam a criança em situações de adaptação e readaptação, que provocam diferentes atitudes comportamentais e, consequentemente, exigem que ela esteja constantemente desempenhando seu papel social de criança.
Desta forma, o jogo não representa apenas as experiências vividas, mas prepara o indivíduo para o que está por vir pois, exercita habilidades e, principalmente, estimula o convívio social. Por tudo isso, ressaltamos o grande valor educativo do jogo e a importância de se trabalhar esse conteúdo nas escolas, de forma comprometida com a formação física, intelectual, moral e social do aluno.