PROJETO: FOLCLORE
1.
TEMA
Folclore
2.
ESCOLA
3.
4.
CLIENTELA
Pré escola
5.
ÁREA DE
CONHECIMENTO
*Identidade e Autonomia
*Linguagem Oral e Escrita
*Matemática
*Artes (Educação Artística)
*Natureza e Sociedade
*Música
*Movimento (Educação Física)
6.
JUSTIFICATIVA:
O saber popular é um dos pontos de
partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento,
compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos
determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
7.
OJETIVOS:
- Repassar valores culturais.
- Resgatar a importância do
Folclore.
- Conhecer músicas e brincadeiras
folclóricas.
- Desenvolver e estimular a
coordenação viso motora.
- Socializar.
- Estimular o ritmo.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
- Desenvolver
a criatividade.
7 -
ESTRUTURA
PROGRAMÁTICA:
Em cada etapa do projeto, serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular.
Conteúdos Conceituais
- Contos de Lendas:
- Estudo do Meio: Passeio ao
Casarão.
Conteúdos procedimentais
- Artes: quebra-cabeças sobre
personagens das lendas, oficina de artes: bilboquê.
- Textos (poesias).
- Músicas.
- Cruzadinha.
- Adivinhas.
- Atividades matemáticas.
- Pesquisas.
- Caça-palavras.
- Jogos e brincadeiras.
- Liga-pontos.
- Listagem de brinquedos e
brincadeiras
Conceitos atitudinais
*Interesse e respeito pela sua cultura.
*Preservação pela tradição de seus costumes.
1. PROBLEMATIZAÇÃO:
Através de um diálogo com os alunos, questionaremos
suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras e brinquedos,
músicas, levando-os a pesquisarem com seus pais, avós, tios e outros parentes
sobre o tema em questão.
2. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:
No primeiro momento, trabalharemos Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Diante de explanações e questionamentos será feita uma listagem com os resultados obtidos:
- Roda da conversa (crianças em círculo)
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
Iniciaremos o projeto pesquisando algumas lendas:
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
Trabalharemos com as lendas, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos, caça-palavras e cruzadinhas.
Envolvendo Natureza e Sociedade, faremos um Estudo do Meio, visitando o famoso "Casarão". Também trabalharemos zona rural (campo) e zona urbana (cidade) - o que tem em cada uma.
Envolvendo Ciências, faremos um estudo sobre as ervas como tratamento medicinal, onde será feito um painel.
Na aula de Artes confeccionaremos o bilboquê, o cachimbo do “saci-pererê”.
Na área de Matemática trabalharemos com: quebra-cabeça, seqüência numérica (amarelinha), adição e subtração e situações-problema.
Aproveitaremos a aula de Linguagem Oral para trabalharmos com parlendas.
Sugestões de parlendas:
Uni duni tê
Salamê minguê
Um sorvete colorê
O escolhido foi você.
Lá em cima do piano
Tem um copo de veneno
Quem bebeu, morreu
O culpado não fui eu.
Hoje é sábado
Pé de quiabo
Amanhã é domingo
Pé de cachimbo
O cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Chifra a gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo.
Um, dois, feijão com arroz
três, quatro, feijão no prato
cinco, seis, no fim do mês
sete, oito, comer biscoito
nove dez comer pastéis.
Cadê o toucinho
Que estava aqui?
O gato comeu
Cadê o gato?
Fugiu pro mato
Cadê o mato?
O fogo queimou
Cadê o fogo
A água apagou
Cadê a água?
O boi bebeu
Cadê o boi?
Foi amassar o trigo
Cadê o trigo?
Foi fazer o pão
Cadê o pão?
O padre pegou
Cadê o padre?
Foi rezar a missa
Cadê a missa?
Já se acabou.
Também aproveitaremos para trabalharmos com adivinhas, lançando desafios de perguntas:
Sugestões de adivinhas:
*O que é o que é?
Em casa está calado,
No mato está cantando
(machado)
Nasce no mato,
Na mata se cria,
Só dá uma cria.
(bananeira)
Tem asa e não voa
Bico e não belisca
Anda e não tem pé.
(bule)
Quatro na lama,
Quatro na cama,
Dois parafusos,
E um que abana.
(vaca)
Verde come folha,
Encarnado come sangue,
Doce como o mel,
Amargo como o fel.
(café)
Tem dente, mas não come,
Tem barba, mas não é homem.
(alho)
Cai da torre,
Não se lasca,
Cai na água,
Se espedaça.
(papel)
D'água nasce,
Na água cresce,
Se botar n' água,
Desaparece.
(sal)
Uma bola, bem feita.
De bom parecer,
Não há carpinteiro,
que saiba fazer.
(lua)
Do tamanho de uma bola,
Enche a casa até a porta.
(lâmpada)
Quando estamos em pé,
Ele está deitado,
Quando estamos deitados
Ele está em pé.
(pé)
No eixo Música e Linguagem Oral trabalharemos
com as cantigas populares e conversaremos sobre as brincadeiras que fazem parte
do Folclore.
Sugestões de Brincadeiras: EDUCAÇÃO FÍSICA
- Amarelinha
- Passa anel
- Balança caixão
- Cabra cega
- Personagens do
folclore dentro das brincadeiras
No eixo Movimento, poderemos então trabalhar as brincadeiras propostas pelos alunos.
1. RECURSOS:
Materiais:
*Livros de Histórias
sobre folclore;
*Materiais para oficina de Artes: garrafas
plásticas vazias (de refrigerante), papel dobradura, palitos de sorvete, cartolina,
cola, tintas diversas,...
*Vídeo - Fitas VHS -
Sítio do Pica-pau Amarelo.
*Ônibus para
passeio.
2. AVALIAÇÃO:
A avaliação será
feita através da participação contínua durante as atividades propostas.
Duração: Dois meses = Agosto e Setembro.
3- CULMINÂNCIA: Exposição de
objetos referentes ao folclore.
Muito bom esse projeto, gostei vou trabalhar com minha crianças.
ResponderExcluirbom trabalho. me serviu muito este plano. obrigada
ResponderExcluirexcelente projeto, detalhamento básico.
ResponderExcluirMuito bom o projeto, detalhes básicos bem elaborados.
ResponderExcluir