EDUCAÇÃO INFANTIL - projeto folclore


 

PROJETO: FOLCLORE

1.   TEMA

         Folclore

2.   ESCOLA

3.    

4.   CLIENTELA

          Pré escola

5.   ÁREA DE CONHECIMENTO

         *Identidade e Autonomia

*Linguagem Oral e Escrita

*Matemática

*Artes (Educação Artística)

*Natureza e Sociedade

*Música

*Movimento (Educação Física) 

6.   JUSTIFICATIVA:

 O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

7.   OJETIVOS:

  • Repassar valores culturais.
  • Resgatar a importância do Folclore.
  • Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
  • Desenvolver e estimular a coordenação viso motora.
  • Socializar.
  • Estimular o ritmo.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.
  • Desenvolver a criatividade.

    7 - ESTRUTURA PROGRAMÁTICA:

    Em cada etapa do projeto, serão propostas atividades visando resgatar a  cultura popular.

 Conteúdos Conceituais

  • Contos de Lendas:
  • Estudo do Meio: Passeio ao Casarão.

     Conteúdos procedimentais

  • Artes: quebra-cabeças sobre personagens das lendas, oficina de artes: bilboquê.
  • Textos (poesias).
  • Músicas.
  • Cruzadinha.
  • Adivinhas.
  • Atividades matemáticas.
  • Pesquisas.
  • Caça-palavras.
  • Jogos e brincadeiras.
  • Liga-pontos.
  • Listagem de brinquedos e brincadeiras

    Conceitos atitudinais

    *Interesse e respeito pela sua cultura.

     *Preservação pela tradição de seus costumes.

1.   PROBLEMATIZAÇÃO:

 Através de um diálogo com os alunos, questionaremos suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras e brinquedos, músicas, levando-os a pesquisarem com seus pais, avós, tios e outros parentes sobre o tema em questão.

2.   PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:

No primeiro momento, trabalharemos Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Diante de explanações e questionamentos será feita uma listagem com os resultados obtidos:

- Roda da conversa (crianças em círculo)

- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.

Iniciaremos o projeto pesquisando algumas lendas:

- Lenda do Saci

- Lenda da mula sem cabeça

- Lenda do Boitatá

- Lenda do Curupira

Trabalharemos com as lendas, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos, caça-palavras e cruzadinhas.

Envolvendo Natureza e Sociedade, faremos um Estudo do Meio, visitando o famoso "Casarão". Também trabalharemos zona rural (campo) e zona urbana (cidade) - o que tem em cada uma.

Envolvendo Ciências, faremos um estudo sobre as ervas como tratamento medicinal, onde será feito um painel.

Na aula de Artes confeccionaremos o bilboquê, o cachimbo do “saci-pererê”.

Na área de Matemática trabalharemos com: quebra-cabeça, seqüência numérica (amarelinha), adição e subtração e situações-problema.

Aproveitaremos a aula de Linguagem Oral para trabalharmos com parlendas.

Sugestões de parlendas:

Uni duni tê

Salamê minguê

Um sorvete colorê

O escolhido foi você.

 

Lá em cima do piano

Tem um copo de veneno

Quem bebeu, morreu

O culpado não fui eu.

 

Hoje é sábado

Pé de quiabo

Amanhã é domingo

Pé de cachimbo

O cachimbo é de ouro

Bate no touro

O touro é valente

Chifra a gente

A gente é fraco

Cai no buraco

O buraco é fundo

Acabou-se o mundo.

 

Um, dois, feijão com arroz

três, quatro, feijão no prato

cinco, seis, no fim do mês

sete, oito, comer biscoito

nove dez comer pastéis.

 

Cadê o toucinho

Que estava aqui?

O gato comeu

Cadê o gato?

Fugiu pro mato

Cadê o mato?

O fogo queimou

Cadê o fogo

A água apagou

Cadê a água?

O boi bebeu

Cadê o boi?

Foi amassar o trigo

Cadê o trigo?

Foi fazer o pão

Cadê o pão?

O padre pegou

Cadê o padre?

Foi rezar a missa

Cadê a missa?

Já se acabou.

 

Também aproveitaremos para trabalharmos com adivinhas, lançando desafios de perguntas:

Sugestões de adivinhas:

*O que é o que é?

Em casa está calado,

No mato está cantando

(machado)

Nasce no mato,

Na mata se cria,

Só dá uma cria.

(bananeira)

Tem asa e não voa

Bico e não belisca

Anda e não tem pé.

(bule)

Quatro na lama,

Quatro na cama,

Dois parafusos,

E um que abana.

(vaca)

Verde come folha,

Encarnado come sangue,

Doce como o mel,

Amargo como o fel.

(café)

 

Tem dente, mas não come,

Tem barba, mas não é homem.

(alho)

Cai da torre,

Não se lasca,

Cai na água,

Se espedaça.

(papel)

D'água nasce,

Na água cresce,

Se botar n' água,

Desaparece.

(sal)

Uma bola, bem feita.

De bom parecer,

Não há carpinteiro,

que saiba fazer.

(lua)

Do tamanho de uma bola,

Enche a casa até a porta.

(lâmpada)

Quando estamos em pé,

Ele está deitado,

Quando estamos deitados

Ele está em pé.

(pé)

No eixo Música e Linguagem Oral trabalharemos com as cantigas populares e conversaremos sobre as brincadeiras que fazem parte do Folclore.

Sugestões de Brincadeiras: EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Amarelinha
  • Passa anel
  • Balança caixão
  • Cabra cega
  • Personagens do folclore dentro das brincadeiras

No eixo Movimento, poderemos então trabalhar as brincadeiras propostas pelos alunos.

1.   RECURSOS:

 Materiais:

*Livros de Histórias sobre folclore;

 *Materiais para oficina de Artes: garrafas plásticas vazias (de refrigerante), papel dobradura, palitos de sorvete, cartolina, cola, tintas diversas,...

*Vídeo - Fitas VHS - Sítio do Pica-pau Amarelo.

*Ônibus para passeio. 

2.   AVALIAÇÃO:

 A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.

          Duração: Dois meses = Agosto e Setembro.

  3- CULMINÂNCIA: Exposição de objetos referentes ao folclore.

 

 

 



            

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