Apostilas Temáticas

Que felicidade!
Em menos de 3 horas do anúncio já recebemos diversas respostas de interesse e sugestões para novas apostilas.
E também tem gente curiosa para conhecer o formato dela antes de tirar cincão do bolso :D
Quer dar uma espiadinha você também?
Escreva para nosso email: obancodeatividades@gmail.com e coloque no título "Quero conhecer".
Que enviamos uma amostrinha para você também ver como é o conteúdo e o quanto vale a pena você ter!

EDUCAÇÃO INFANTIL - projeto higiene


Planejamento Diário
PRIMEIRO DIA
Objetivo Geral: Conhecer o tema a ser trabalhado motivando-se em relação à higiene corporal.

Objetivos Específicos:
• Tomar conhecimento do tema a ser trabalhado nos próximos dias (higiene e saúde);
• Identificar os procedimentos feitos durante o banho;
• Identificar e nomear as partes do corpo;
• Desenvolver a coordenação motora através do “banho de faz de conta”;
• Adotar hábitos de higiene;
• Identificar a cor vermelha.
Desenvolvimento:
• Rodinha: Montagem do cartaz com as gravuras trazidas pelos alunos de pessoas realizando hábitos de higiene;
Apresentação – Motivação - Música 1000 bolinhas de sabão (Aline Barros) e Ratinho tomando banho.
Conversa – O que fala a música? ; Quem gosta de tomar banho? ; A gente toma banho todo o dia? ; Por quê ?; O que acontecerá se não tomarmos banho?; O que usamos na hora do banho?.
Exposição visual – será mostrada no cartaz a gravura de uma pessoa tomando banho. Assim as crianças serão convidadas a brincar de tomar banho (um pedaço de papel amassado e pintado será o sabonete, uma folha de papel dobrada será a esponja, uma folha de papel aberta será a toalha, a cola colorida será o xampu e um quadrado feito com fita adesiva no chão será a banheira):
Vamos fazer de conta que este é o sabonete. Vamos entrar no chuveiro e tomar um gostoso banho? Vamos lavar o rosto, lavar as mãos, as orelhas. Vamos pegar a esponja e lavar os pés, os joelhos, os dedinhos dos pés, o cotovelo, a barriga, o bumbum. Agora vamos pegar o xampu e lavar o cabelo. Pronto, agora que já terminamos vamos desligar o chuveiro e usar a toalha para nos secarmos.
• Atividade: Pintar com tinta guache a criança tomando banho (capa dos trabalhinhos);
• Rodinha: Várias folhas mimeografadas que serão utilizadas durante o projeto com desenhos de objetos utilizados na higienização. Como conversamos sobre o banho, as crianças irão identificar em quais folhas estão os desenhos de objetos utilizados no banho.
• Atividade: Colar pontas de lápis na esponja

esponja.
Xampu: conceituar cheio/vazio, colar folhas de papel vermelho no vidro. (concreto) copo das crianças cheio de água e vazio.
• Música: Aline Barros (Mil bolinhas de sabão) e Cristina Mel (Dom Caracão);
____________________________________________________________________
SEGUNDO DIA
Objetivo Geral: Perceber a importância de se lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de lanchar;
Objetivos Específicos:
 Entender que se
§ deve sempre lavar as mãos;
 Identificar a maneira correta de se lavar as
§ mãos;
 Valorizar este prática como indispensável à saúde;
§
 Identificar
§ as cores azul e vermelha;
 Desenvolver a percepção visual;
§
 Adotar esta
§ prática no seu dia-a-dia, conscientizando as pessoas com quem convive.
Desenvolvimento:
• Atividade: Carimbar as mãozinhas na folha (uma de vermelho e a outra de azul)
• Rodinha: Aproveitando que as crianças estão com as mãozinhas sujas de tinta iremos iniciar a conversa sobre higiene das mãos.
Música- Lavar as mãos
Conversa – Olhem nossas mãos! Como elas estão? Se nós fossemos lanchar agora, o que teríamos que fazer? Porque? O que acontece se não lavarmos as mãos antes de lanchar? Depois de irmos aonde temos que lavar as mãos? O que nós usamos para lavar as mãos? Vamos brincar de lavar as mãos com o nosso sabonete de mentira?...
Exposição visual - vamos observar no nosso cartaz da higiene onde tem uma pessoa lavando a mão.
 Lanche: Vamos
§ sair para o lanche e lá cada um vai ter a oportunidade de lavar sua mão sozinho, seguindo a orientação da professora.

 Atividade: Pintar com giz de
§ quadro molhado o sabonete
Colar pedaços de tecido na toalha
 Para casa:
§ Trazer rótulos de produtos que utilizamos na higiene corporal

________________________________________________________________________________________
TERCEIRO DIA
Objetivo Geral: Perceber a importância de se escovar os dentes ao acordar, antes de ir dormir e após cada refeição.
Objetivos Específicos:
 Entender que se deve sempre escovar os dentes e o porquê disso;
§
§ Aprender como escovar os dentes corretamente;
 Desenvolver o habito de
§ escovar os dentes;
 Desenvolver a coordenação motora e a percepção
§ visual;
 Conceituar maior/maior;
§
 Interagir com os
§ colegas

Desenvolvimento:
• Rodinha: Caixa Surpresa: Escova de dente. Música: Saúde bucal
Conversa: Pra que serve este objeto? Quem já escovou o dente hoje? Quem já escova o dente sozinho em casa? Quem ensinou? Quando precisamos escovar os dentes? Por quê? O que mais usamos para escovar os dentes?...
Exposição visual: Encontraremos no cartaz figuras de pessoas escovando os dentes.
Vamos escovar os dentes? Cada um vai pegar a escova de dente, inclusive eu, e vamos juntos escovar os dentes de faz de conta. Iremos repetir este procedimento após o lanche, com todos juntos.
• Atividades: capa com o desenho de uma menina escovando os dentes.
• Lanche: Durante o lanche perguntarei o que iremos fazer ao terminar. Todos irão esperar para escovarmos os dentes juntos.
• Atividades: Enfeitar o creme dental maior com pedaços de papel.
Faça de conta que sua cola branca é pasta de dentes! Vamos cobrir o dentinho com pasta de dentes e deixa-lo limpinho e protegido.

QUARTO DIA
Objetivo Geral: Perceber a importância de manter o cabelo sempre limpinho e cortado
Objetivos Específicos:
§ Conscientizar-se sobre o piolho;
 Aprender os meios de se prevenir e
eliminar o piolho;
 Conscientizar os pais com relação ao piolho;

§ Interagir com os colegas;
 Conhecer outros objetos usados na higiene corporal


Desenvolvimento:
• Rodinha: Caixa Surpresa: Pente Fino.
Música: Higiene já
Conversa: Pra que serve este objeto? Quem já ouviu falar do piolho? Onde ele mora? O que ele faz? Como tira-lo da nossa cabeça?...
Exposição visual: Desenho do piolho.
• Atividade: colorir o desenho da criança lavando o cabelo e do piolho
• Rodinha: Caixa Surpresa: Cotonete e cortador de unha.
Conversa – Que objetos são esses? Para que usamos? Como usamos?...
Exposição visual - vamos observar no nosso cartaz da higiene onde tem uma pessoa cortando a unha ou com o cotonete na mão.
• Atividade: Vamos colar algodão apenas no cotone maior
Fazer uma pintura usando cotonete e tinta guache

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário