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EDUCAÇÃO INFANTIL - como avaliar em Matemática

A avaliação é um instrumento que pode ser utilizado pelo professor para:
.obter dados sobre o processo de aprendizagem;
.reorientar a pratica educacional;
.permitir que os alunos avancem no processo de aprendizagem.
A avaliação deve ser sistemática e se dar ao longo de todo o processo de aprendizagem. Inicialmente, convém levantar informações sobre o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre a escrita, a leitura,a ideia de número, medidas e geometria. É importante também observar as diferenças individuais dos alunos e avaliar as possibilidades de aprendizagem de cada um;Só depois disso é que se pode elaborar o planejamento educacional, decidindo objetivos, conteúdos e atividades.
A aprendizagem de noções matemáticas na Educação Infantil está centrada no diálogo entre adultos e crianças. Ao responder a perguntas simples, resolver pequenas situações problemas, comunicar qualquer ideia matemática, o educando está dando a medida do que aprendeu.
Se entre zero e três anos, o aluno teve contato com os números e a oportunidade de explorar o espaço, esperar-se que ele, a partir dos quatro e até os seis anos:
.utilize conhecimentos de contagem oral
.registre quantidade de forma convencional ou não convencional
.comunique posições relativas à localização de pessoas ou objetos
Assim o professor deve observar se os alunos:
.utilizam a contagem de forma espontânea para resolver diferentes situações que são apresentadas
.ao contar objetos, organizam a contagem, sincronizando seus gestos com a sequencia recitada
.deixam de contar algum objeto ou contam algum mais de uma vez
.utilizam diferentes estratégias para registrar quantidades (o desenho do próprio objeto, marcas com pauzinhos, pintinhas, etc).
.ao fazer uma contagem, associam um número a cada objeto
.associam um único numeral para representar o total de objetos
.usam e comunicam posições relativas entre objetos
.denominam as posições de localização de objetos

No trabalho com Matemática, são indicadores de avaliação:

O aluno:
.reconhece diferentes cores.
.tem procedimentos para comparar medidas de comprimento
.identifica diferentes posições de um objeto/ pessoa no espaço ou em relação a outro.
.identifica direções / sentidos diferentes
.tem procedimentos para comparar medidas de capacidade
.tem procedimentos para comparar medidas de temperatura
.reconhece opostos
.reconhece sólidos geométricos e identifica diferenças entre eles
.tem procedimentos para classificar de acordo com um ou mais atributos
.reconhece a lei de formação de uma sequencia
.faz a leitura com compreensão de diferentes símbolos
.reconhece entre dois conjuntos o que tem mais/menos elementos
.reconhece escritas numéricas para representar quantidades
.fala sequencia numérica
.faz a leitura e escreve qualquer numero da sequencia trabalhada / reconhece a posição de elementos dentro de uma sequencia e consegue ordena-los do maior para o menor e vice versa
.interpreta e resolve situações problemas que envolvam as ideias de juntar e acrescentar
.interpreta e resolve situações problemas que envolvam as ideias de juntar e acrescentar e as ideias de subtração
.interpreta e resolve situações problemas que envolvam as ideias de juntar e acrescentar e a ideia de metade.

Com base nesses indicadores, o professor pode construir uma ficha usando:
s para um desempenho satisfatório
r para um desempenho regular
i para um desempenho insatisfatorio



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