EDUCAÇÃO FISICA - jogos

O jogo faz parte da vida do ser humano. O ato de jogar é tão antigo quanto a própria história do homem.
O jogo  é uma atividade livre, fundamentalmente lúdica, contendo regras não convencionais, de caráter competitivo ou não e, que possui como característica principal a espontaneidade e possibilita a expressão de vivências culturais de forma intensa e total.
Na infância o jogo é essencial. Brincando e jogando, a criança reproduz suas vivências e, transforma a realidade de acordo com seus interesses e desejos, de forma dinâmica e criativa.
Os elementos dojogo, como o conjunto de regras, a competição, o tempo e o espaço em que ele ocorre, colocam a criança em situações de adaptação e readaptação, que provocam diferentes atitudes comportamentais e, consequentemente, exigem que ela esteja constantemente desempenhando seu papel social de criança.
Desta forma, o jogo não representa apenas as experiências vividas, mas prepara o indivíduo para o que está por vir pois, exercita habilidades e, principalmente, estimula o convívio social. Por tudo isso, ressaltamos o grande valor educativo do jogo e a importância de se trabalhar esse conteúdo nas escolas, de forma comprometida com a formação física, intelectual, moral e social do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário