ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.

CIÊNCIAS - projeto semana da alimentação

CIÊNCIAS -projeto animais


PROJETO “ANIMAIS”



DESCRIÇÃO:




As diferenças existentes entre os animais.
O habitat – Alimentação – Benefícios - Cuidados com os animais.
Classificação - Espécies de animais.



DURAÇÃO: 3 bimestres    -    SÉRIES INDICADAS: 1ª a 4ª E.F.



TEMAS TRANSVERSAIS: Ética, Meio Ambiente e Saúde



JUSTIFICATIVA


Este projeto visa orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais. Que são seres vivos de muita importância para o Planeta Terra e também para a vida do homem. Levar ao conhecimento do aluno que possuir um animal de estimação não é somente prender em casa o bichinho, que ele precisa de uma vida saudável e cuidados especiais. Que cada pessoa encontra a hora certa para ser responsável para tais cuidados. Que o interesse por outros animais exóticos e silvestres em casa destruíram o reinado de cães, gatos e levaram a extinção vários outros animais. A preocupação do mercado irregular de animais, que maltrata e leva até a morte vários deles. Conscientização da natureza, que os animais precisam dela e também de uma vida digna, alimentação saudável, abrigo adequado para darem continuação a espécie; o que vai trazer somente benefícios para a humanidade.

ETAPAS:

1ª = ESPÉCIES DE ANIMAIS: Suas diferenças e necessidades. Animais domésticos e selvagens.

2ª = HABITAT: Lugares adequados para os animais viverem bem.

3ª = BENEFÍCIOS CAUSADOS PELOS ANIMAIS: Transporte, alimentação, vestuário.

4ª = PRESERVAÇÂO DA ESPÉCIE: Incentivar na preservação evitando assim a extinção dos animais.

5ª = ESCOLHA DE UM COMPANHEIRO IDEAL: Evitar o aprisionamento de animais silvestres. Deixá-lo interessado em ter de estimação um animal doméstico

Para finalizar convidaremos um veterinário que se mostre interessado para falar sobre os animais em todos os aspectos apresentados no projeto.

CIÊNCIAS- atividades sobre animais

LINGUA PORTUGUESA -música Maria Maria

Maria Maria  Milton Nascimento


Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que rí
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria...

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida....

Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei!!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Hei! Hei! Hei! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!...

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria...

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho, sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida

Ah!
Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah!
Hei!!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Hei! Hei! Hei! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!...

PROFESSOR(A) - texto sobre o dia da mulher

PROFESSOR(A) - texto sobre o dia da mulher

EDUCAÇÃO INFANTIL - noçoes topológicas

EDUCAÇÃO INFANTIL- noções topológicas

EDUCAÇÃO INFANTIL - noções topológicas

LINGUA PORTUGUESA - produção de texto sobre insetos

EDUCAÇÃO INFANTIL - percepção visual

EDUCAÇÃO INFANTIL -relacione

EDUCAÇÃO INFANTIL - vamos colorir o arco iris

Que dificuldade encontrar uma imagem de arco-iris para colorir que tivesse espaço para as sete cores.

PAIS & FILHOS - giz de cera retrátil

Alguns materiais escolares estão evoluindo,
é o caso do giz de cera, bem conhecido por se quebrar
com facilidade e além de então ficar dificil para guardar
ficava também dificil para se usar.
Agora existem giz de cera como lápis de cor:
É um pouco mais caro do que os convencionais, porém, a durabilidade dos mesmos é indiscutível.
Além do que não suja nem as mãos da criança e nem o estojo.
Mais uma novidade que indico para pais, mães e professores.


PAIS & FILHOS- canetinhas mágicas

Para quem ainda não conhece
indico as canetinhas mágicas da BIC.
O estojo é composto por 10 cores e duas canetinhas brancas, com as quais você apaga o que foi escrito, pintado ou desenhado com as demais.
Comprei para minha filha, ela amou!
Eu achei super bacana!
Indico para pais, mães e professores!!!!

PROJETO QUINTO ANO (48)- A Sala de aula


Mais uma atividade sobre frações equivalentes:

Frações equivalentes



01 Dobre uma folha de papel sulfite ao meio e responda:

a) Quantas partes são no total





b) Pinte de vermelho 1/2 da folha



02  Dobre a mesma folha ao meio mais uma vez e responda:

a) Quantas partes são agora?





b) Que fração da folha está pintada de vermelho?





03 Dobre novamente a folha ao meio e responda:

 a) Quantas partes são no total?





b) Que fração da folha está pintada de vermelho?





03 Observe as figuras e complete:



1
1/2
1/2
1/4
1/4
1/4
1/4
1/8
1/8
1/8
1/8
1/8
1/8
1/8
1/8
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
1/16
Atividade complementar:


CIÊNCIAS - poema da formiga ao formigueiro

CIÊNCIAS - animais invertebrados

LÍNGUA PORTUGUESA- produzindo texto sobre formigas

MATEMÁTICA- analisando as formigas