ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.

EDUCAÇÃO INFANTIL - leve e pesado

1.Explore atividades que trabalhem a estimativa de medidas de massa:
. pela aos alunos que peguem uma bola em uma mão e um livro na outra. Diga para usarem as mãos como uma "balança de 2 pratos" para encontrar o mais leve e o mais pesado. Repita a atividade com outros objetos que os alunos tenham disponíveis na sala de aula.

.mostre embalagens de produtos diferentes para perguntar aos alunos: "O que pesa mais: 1 quilo de arroz ou 2 quilos de feijão?"; "Qual o mais pesado: meio quilo de café ou 1 quilo de café?"; "Qual o mais leve: 1 quilo de arroz ou 1 quilo de farinha?"

.trabalhe com a imaginação das crianças, perguntando por exemplo:"O que pesa mais: um cachorro ou um coelho?"; "O que pesa menos: uma borboleta ou um pássaro?"

2.Mostre uma balança para os alunos e comente sobre as partes que a compõem(dependendo do tipo de balança: pratos, ponteiro, mostrador digital etc).

.pese alguns objetos para que percebam o funcionamento da balança e distingam objetos mais leves ou mais pesados que outros. É importante propor comparações que reforcem a habilidade de estimar o mais leve ou o mais pesado pela simples observação.

.selecione dois objetos quaisquer e peça aos alunos que indiquem qual acham mais pesado ou mais leve. Depois, pese os objetos selecionados para que os alunos verifiquem suas estimativas.

.repita o experimento com objetos diferentes, para que os alunos exercitem e amadureçam a habilidade de estimar o peso.

Estimando a capacidade

Para desenvolver a habilidade de estimar a capacidade de um recipiente, pegue por exemplo, uma garrafa de 1 litro de capacidade e encha-a de água. Pergunte aos alunos:
"Quantos destes copos maiores eu vou conseguir encher com esta garrafa de água?" "E se eu usar estes copos menores, vou conseguir encher mais copos ou menos copos?"Repita a atividade com uma garrafa de 2 litros.

3 comentários: