MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

EDUCAÇÃO INFANTIL - a escola

Os alunos podem criar placas para colocar na escola. Conduza a atividade assim:
.primeiro, pergunte aos alunos que lugares a escola tem (sala de leitura, pátio, refeitório, cozinha, sala de aula, sala de informática, etc);
.depois, leve os alunos para visitar cada um desses lugares, explicando que eles deverão observar o que o lugar tem e o que se faz ali;
.de volta à sala de aula, os alunos inventam as placas para esses lugares- a escolha dos lugares pode ser feita por sorteio ou por preferência. Em acordo com as outras turmas, a placa poderá ser de simples identificação, com um símbolo para representar o lugar, ou de proibição (na sala de leitura, por exemplo, símbolo indicando que é proibido falar alto), ou ainda de regulamentação (no refeitório, por exemplo, símbolo indicando que cada um deve jogar os restos de seu lanche no cesto do  lixo);
.depois, as placas são selecionadas e colocadas nos lugares correspondentes, onde poderão ficar por uma semana.

Para trabalhar a noção de tempo na escola, faça perguntas aos alunos de acordo com a rotina da turma. Por exemplo: "A que horas começa o lanche na escola?" "A que horas termina?","A que horas é a brincadeira no pátio?". Em vez de citar o horário, os alunos podem usar outras referências. Por exemplo: "A brincadeira no pátio é depois do lanche", ou "O lanche termina quando a professora chama".

Dê aos alunos algumas informações sobre o nome da escola. Se for um nome de pessoa, explique quem foi essa pessoa e porque ela foi  importante. Se for uma expressão ou palavra, uma sigla ou um jogo de palavras, pergunte aos alunos se entendem o que esse nome significa. Estimule os alunos a econtrar vários significados para essa palavra ou expressão, mostrando-lhes que sempre é possível pensar de modo diferente.

Converse com os alunos sobre os espaços da escola. Depois, leia para eles um trecho do livro Marcelo, martelo, marmelo de Ruth Rocha. É a história de um menino que vive querendo mudar o nome das coisas. Em seguida, pergunte ao alunos: "Que outro nome a sala de aula poderia ter?" "E a sala de leitura?" "E a sala de informática?" "E o pátio?", "E o banheiro?". Vá escrevendo no quadro-negro as idéias que surgirem, depois a turma escolhe os nomes mais criativos e você faz placas, que ficarão nesses lugares durante alguns dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário