MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

PROJETO - alimentação saudável


PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA:
PROFESSORES ENVOLVIDOS:
COMPONENTES CURRICULARES: Ciências, Informática, Português, Espanhol, Matemática e História.

PROBLEMATIZAÇÃO (HIPÓTESE):
Como está sua alimentação? Sua alimentação é saudável? Você troca o almoço ou jantar por lanches? Você toma café da manhã? Você come muito rápido? Você cuida da saúde de seus dentes? Você exagera nas frituras? Você acredita em dietas milagrosas de emagrecimento? Que tal cuidar melhor da sua alimentação? Reflita sobre suas atitudes de acordo com o projeto Investigando sobre Hábitos Alimentares.

JUSTIFICATIVA:
Alimentar-se não é essencial apenas para se manter vivo; é também um traço cultural. E é essa visão que se pretende explorar com o tema sugerido neste projeto . Esse trabalho visa levar para a sala de aula discussões e informações sobre as necessidades alimentares, necessidades calóricas, alimentação equilibrada, bem como conhecer 'in loco’ como anda o hábito alimentar de nossas crianças e jovens , como também pesquisar sobre os hábitos alimentares de povos de outras culturas.

OBJETIVO(S):
A partir do tema proposto, despertar nos alunos o interesse em conhecer como uma alimentação pode ser saudável e equilibrada, bem como conhecer também o que acontece com o alimento no corpo, para onde vai, para que serve e como pode melhorar ou piorar nossa saúde.

RECURSOS UTILIZADOS: Jornais, revistas, livros, folhas, xerox,

DESENVOLVIMENTO (dividido em partes: 1ª, 2ª, 3ª...):

1ª parte:

-Verificar seus próprios hábitos alimentares,

Pesquisar sobre hábitos alimentares e a falta de higiene dos alimentos dos povos do século XVIII. (História)

Pesquisar sobre os costumes gastronômicos típicos das diferentes regiões do nosso Estado, verificando as tendências que cada hábito possa desenvolver determinadas doenças. (Geografia)

2ª parte:

- Ler e interpretar textos

Alimentação Equilibrada

Textos sobre Anorexia e Bulimia

- Pesquisar sobre as necessidades alimentares, alimentação equilibrada, necessidades calóricas de: crianças adolescentes, adultos e idosos.

- Realizar o cálculo das calorias necessárias (Matemática)

- Pesquisar sobre o caminho do alimento do corpo. (Ciências) – Aparelho Digestório

- Pesquisar sobre hábitos alimentares da família de cada um (enquete)

- Pesquisar receitas nutritivas e balanceadas.

- Organizar um pequeno livro de receitas (Português }

3ª Parte: Detalhamentos do Trabalho:

- O aluno desenvolverá o trabalho em grupo de 4 elementos (os mesmos grupos para todas as disciplinas que fazem parte do projeto).

- Cada grupo elabora uma ficha ou planilha para a realização da enquete em família e na escola.

- Em sala de aula e no Laboratório de informática, cada grupo analisa textos diversos sobre o assunto ( nas disciplinas de Português, Ciências, História, Espanhol )

CONCLUSÃO (SÍNTESE):

Apresentação dos resultados das pesquisas e enquetes, através de uma tabela (quadro) – Excel.

Confecção do panfleto informativo alertando as pessoas sobre a necessidade de uma boa alimentação, para ser distribuído aos alunos e famílias pesquisadas.

Produção de Texto: Crônica enfocando o “Assunto Hábito Alimentar”, a partir dos textos trabalhados no projeto. (Português e Ciências)

Fechamento: Palestra com uma nutricionista

Lanche coletivo no recreio.

Apresentação dos trabalhos (Pastas, Painéis ilustrados, gráficos, Panfletos, receitas nutritivas em livros e algumas práticas. (Feira de Ciências.)

CULMINÂNCIA: Consta no Fechamento.

AVALIAÇÃO: Serão avaliados: Os conhecimentos adquiridos, os procedimentos utilizados e as questões levantadas. A Competência Essencial: Trabalhar em equipe. As habilidades Essenciais: Pesquisar em diversas fontes; Dividir responsabilidades; Opinar; Utilizar e interpretar as diferentes informações

INTERDISCIPLINARIDADE

Português
Ciências Matemática
História
Espanhol
Informática

Realizar leitura com textos.

Listar ingredientes de receitas nutritivas com dosagem calórica e elaborar receitas nutritivas

Produzir textos: Crônica enfocando o assunto : Hábito Alimentar.

Confeccionar Panfleto Informativo.

Montar painéis ilustrados e livros de receitas.


Pesquisar sobre as necessidades alimentares. Alimentação Equilibrada. Necessidades calóricas de: Crianças, adolescentes, adultos e Idosos.

Caminho do alimento no corpo.

-Realizar uma enquete sobre os hábitos alimentares dos alunos

-Confeccionar Panfletos.

-Verificar seus próprios hábitos alimentares.

Tabela das calorias

Cálculo das calorias

Gráficos das principais refeições.


Pesquisa sobre os alimentos e comprovação da falta de higiene nos alimentos nos povos do século XVIII.
Realizar leituras com textos sobre hábitos alimentares e anorexia e bulimia.

Elaborar receitas em Espanhol

Montar o Panfleto Informativo em Espanhol.

Elaborar cartazes com a tabela calórica em espanhol.

Listar os ingredientes da receitas elaboradas e pesquisadas para a montagem do livro.

Montar os Panfletos Informativos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário