MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

FOLCLORE- sugestões de atividades


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A SEMANA DO FOLCLORE



.DIA DA BRINCADEIRA

Cada sala ficará responsável por um tipo de brincadeira: cabra-cega, boca de forno, chicotinho queimado, berlinda, quatro cantos, amarelinha, lenço atrás, estátua, passa anel e outras brincadeiras conhecidas pelas crianças. Todas as crianças participarão das brincadeiras em sistema de rodízio.



.OFICINAS

De artesanato, dobraduras, sucatas, etc.



.DRAMATIZAÇÕES

Das lendas por grupos de alunos.



.CONFECÇÃO DE FANTOCHES

De personagens das lendas: lobisomem, saci, iara, curupira, mula-sem-cabeça



.CONCURSO E DESFILE DE TRAJES REGIONAIS

Baiana, gaúcho, vaqueiro, etc.



.FESTIVAL DE COMIDAS TÍPICAS

Da região ou do Brasil



.CONCURSO DE PIPAS

Escolher de cada sala 3 representantes para o julgamento final da pipa mais bonita, mais original, mais engraçada, que voa mais alto, etc.



.CONCURSO DE ADIVINHAS

Quem conseguir reunir o maior número de adivinhas num álbum.



.GINCANA DE PROVÉRBIOS

A equipe que conseguir o maior número de provérbios será a vencedora.



.MÚSICAS

 O professor passará para os alunos letras de músicas folclóricas para aprenderem e depois fazer atividades ortográficas com as mesmas: classificar as palavras de acordo com o número de sílabas, acentuação gráfica, rimas, etc.



.OUVIR FITAS E DISCOS COM MÚSICAS FOLCLÓRICAS

Para conhecerem os diversos tipos de músicas de cada região e elaborar danças folclóricas para apresentarem no encerramento do projeto.



.REMÉDIOS CASEIROS

Os alunos pesquisarão com os pais, avós, sobre os mais variados tipos de remédios feitos de folhas, raízes, flores e elaborarão um álbum com receitas e indicações medicinais de chás, xaropes e outros tipos de medicações usadas.



.FESTAS REGIONAIS

Pedir que os alunos pesquisem os mais variados tipos de festas existentes no Brasil como: Folia de Reis, Festa do Divino, Festa da Uva, do Congado, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário