MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

PROJETO - plantas


PROJETO PLANTAS

JUSTIFICATIVA:

No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto das "verduras e legumes, plantado por si próprio”, vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.
Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, as aulas de Ciências poderão ocorrer aliando teoria e prática.

QUESTÃO DESENCADEADORA:

A partir da história “João Pé de Feijão” plantamos e cultivamos nosso feijão, e fizemos grandes descobertas com sua geminação.

CONTEÚDOS NORTEADORES:

Quais são as partes das plantas?
Porque elas têm raízes?
O que elas comem?
Elas tomam água?
Como elas crescem?

OBJETIVOS:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
 Pesquisar em livros, , revistas e jornais, formas e cores
· trabalhadas no projeto;
 Participar de variadas situações de comunicação
· oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
 Expressar-se;
·
· Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;

MATEMÁTICA:
 Seqüenciar
· fatos;
 Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no
· seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
 Manipular e explorar
· objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc

NATUREZA E SOCIEDADE:
 Aprimorar os cinco sentidos através
· de atividades com materiais concretos e lúdicos;
 Aproximar os
· acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,
· Caracterização dos vegetais e preservação do meio ambiente;
 Desenvolver
· progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto);
 Explorar o ambiente, para que possa se
· relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
 Contato com
· pequenos animais e plantas;
 Estabelecer relações entre fenômenos da
· natureza.

ARTES VISUAIS:
 Observar o limite disponível para os
· desenhos, pinturas e colagens;
 Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de
· maneira adequada;
 Manipular sementes para colagens;
·
 Dramatizar trechos
· dos contos de fadas;



 Iniciar recortes livres com tesoura;
·
· Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;

SÓCIO AFETIVO:
 Criar combinações para o desenvolvimento
· da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;
 Esperar sua vez de expor
· idéias e pensamentos;
 Ouvir os que os colegas têm para falar;
·
· Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
· Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
 Conhecer regras de
· sociedade;
 Utilizar linguagem cordial nas diferentes situações;
·

MOVIMENTO:

Grandes Movimentos:
 Familiarizar-se com a
· imagem do próprio corpo;
 Explorar as possibilidades de gestos e ritmos
· corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
 Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr,
· pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
 Locomover-se pela escola com mobilidade;
·
 Reconhecer as suas
· próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.

Pequenos Movimentos:
 Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe,
· lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
 Modelar livremente com
· massinhas e argila;
 Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o
· encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.

MÚSICA:
 Participar de brincadeiras e jogos cantad
·os e rítmicos;
 Participar
·


ATIVIDADES PREVISTAS:

 Plantar
· Feijão;
 Observar o crescimento das plantas;
·
 Conhecer vegetais;
·
· Escutar histórias;


Nenhum comentário:

Postar um comentário