MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

GEOGRAFIA- A dança dos continentes

Veja como eles estavam organizados há centenas de milhões de anos!

Quem é louco para viajar no tempo, mas também gostaria de passear pelo espaço, vai adorar a viagem que começa agora! Voltamos entre 500 e 150 milhões de anos para olhar como os continentes da Terra estão organizados. Quando a nave se aproxima do nosso planeta, ninguém consegue disfarçar a surpresa: existe apenas um enorme continente! Seu nome é Pangéia, que significa terra total. Ele é formado por dois blocos continentais: Gondwana e Laurásia. Para saber onde estão a América do Sul, a África, a ìndia, a Antártica e a Austrália, preste atenção ao Gondwana, que se localiza no hemisfério sul. Já o Laurásia, localizado no hemisfério norte, é constituido pela atual América do Norte.
Você acreditaria se dissessem que os blocos continentais chegaram às posições que ocupam atualmente movimentando-se? Não?!? Tudo bem, você não é o primeiro. A idéia de que os blocos continuentais que conhecemos hoje formavam um único e grande continente, o Pangéia, foi proposta pelo geógrafo alemão Alfred Wegener em 1912. Segundo ele, o Pangéia teria se dividido entre 200 milhões e 65 milhões de anos atrás e as partes que o formavam moveram-se até alcançar as posições atuais. Mais especificamente, a separação dos continentes teria se iniciado há 200 milhões de anos no Hemisfério Norte e há 150 milhões de anos no Hemisfério Sul.

UHLEIN< Alexandre. A dança dos continentes. In: Ciencia Hoje das
Crianças. SBPC, São Paulo, n.116, p.13, agosto de 2001.


Junto com seu professor e colegas observem nas ilustrações acima, como os continentes foram se organizando ao longo das centenas de milhões de anos.

Um comentário: