Aguarde

Novos tempos pedem novas propostas e soluções.
Inclusão, currículos adaptados, atividades diferenciadas são a tônica do trabalho atual do professor que precisa atender individualmente todos os seus alunos.
E se você encontrasse numa só pesquisa, uma variedade de atividades sobre o mesmo tema, em diferentes níveis de aprofundamento?
Vem aí, os NOVOS DISCOS VIRTUAIS...
Aguarde!

PROJETO QUINTO ANO(52)- A sala de aula


Mais atividades sobre porcentagens e frações:

Porcentagem e Fração Equivalente


            Podemos representar a porcentagem por meio de uma fração decimal ou número decimal.
Dos 100 quadrinhos que formam o quadrado ao lado, 15 deles foram pintados:

15/100 = 0,15 = 15%

Lê-se quinze por cento
           
            Leia as frases abaixo e escreva a porcentagem que corresponde a cada uma delas.


01 De cada 100 habitantes da Terra, 20 são chineses.

02 Somente 3 de cada 100 litros de água que há no planeta é potável.

03 De cada 100 reais que gastamos em compra de alimento, 17 são destinados a pagamento de impostos.

04 A medusa é constituida praticamente por água, já que 95 de cada 100 gramas de seu peso sorrespondem à água.

05  De cada 100 espécies de mamíferos, 10 vivem no Brasil

7º Recortamos o outro trapézio e formamos um triângulo e um paralelogramo:
Agora temos as 7 peças do Tangram.

>>Peça para que as crianças organizem as peças para formar o quadrado novamente.
>>Pinte com cores iguais as peças de mesma área: Observe as regras do Tangram:
1ª – É necessário em cada figura, usar sempre todas as peças;
2ª – As peças deverão ser colocadas sobre uma superfície plana;
3ª – Não é permitido sobrepor peças.
Pesquise em seu caderno os passos para montar o Tangram e escreva-os abaixo:
1º - Pegamos uma folha de forma retangular;
2º Com essa folha construímos o maior quadrado possível;
3º O quadrado foi dividido em duas partes de forma que obtivemos dois triângulos;
4º Pegamos um dos triângulos, ½ dos quadrado e dividimos em dois;
5º Utilizando a outra metade do quadrado produzimos um triangulo e um trapézio;
6º Dividimos o trapézio ao meio e com uma das partes produzimos um quadrado, um triângulo retângulo;
7º Recortamos o outro trapézio e formamos um triangulo e um paralelogramo.
            À respeito da atividade acima discuta o uso do ponto e virgula ao final de cada item descrito.
ATIVIDADE PRÁTICA
Seguindo o texto instrucional acima, produza um novo Tangram.
Pinte e recorte as peças do Tangram:
Após a pintura e o recorte, explique para as crianças a utilidade do Tangram na formação de representações de imagens, dos mais diversos tipos como formas humanas, de animais, deverão olhar e montar igual em suas carteiras, segue alguns exemplos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário