PROJETO - animais

Trabalhando com projetos na Educação Infantil  

Trabalhar com projetos significa exatamente a possibilidade de articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural das crianças, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade a que todos têm direito ao acesso. 

Os projetos imprimem, ainda, um clima de trabalho conjunto e de cooperação na medida em que os conhecimentos vão sendo coletivamente construídos, ao mesmo tempo em que são respeitados os interesses individuais e os ritmos diversificados das crianças. Eles dão um "colorido" no sentido de, envolver e motivar as crianças e famílias num tom de entusiasmo e descobertas à sala de aula e ao trabalho escolar em geral, e ao mesmo tempo favorecem o crescimento infantil e a construção de novos conhecimentos." ( Projeto Pedagógico de Educação Infantil Morada do Passalinho) 

O Projeto Animais do Grupo 2 surge do interesse que o grupo demonstrou sobre o assunto durante as aulas. Desde a escolha do nome da turma, passando pelos pedidos para trazer seus animais de estimação para o colégio até a observação curiosa do trajeto das formigas na praça. Neste projeto o foco será os animais de estimação e outros de escolha do grupo.  

Os objetivos do projeto contemplam todas as áreas de aprendizagem( cognitiva, emocional) e os eixos de trabalho que são: Identidade e autonomia, espiritualidade, natureza e sociedade,movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, e matemática. Dentre os objetivos propostos neste projeto ressalto:

  • Proporcionar o contato com pequenos animais despertando o gosto e estimulando a curiosidade;
  • Realizar observações a cerca de hábitos, alimentação, estrutura corporal de alguns animais; 
  • Levantar questões e hipóteses sobre o ambiente natural dos animais particularmente os observados e estudados; 
  • Estabelecer o contato com diferentes fontes de conhecimento científico envolvendo-se na busca de respostas para as questões colocadas pelo/para o grupo;
  • Relacionar conhecimentos anteriores com as novas experiências e informações reestruturando suas próprias idéias evoluindo na construção dos conceitos relacionados ao tema; 
  • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular e etc, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras; 
  • Explorar diferentes posturas corporais; 
  • Interpretar músicas e canções diversas participar de situações que integrem músicas e movimentos corporais; 
  • Explorar e manipular materiais como lápis e pinceis de diferentes texturas e espessuras, tesoura, meios como argila, tinta, cola, massinha, variados suportes gráficos como papel, lixa, chão, madeira, etc; 
  • Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências; 
  • Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situação nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias, etc;
  • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse; 
  • Utilizar a contagem oral, noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária; 
Algumas atividades a serem realizadas durante o projeto: 

  • Comparação dos animais trazidos pelos alunos quanto à estrutura corporal, habitat, alimentação, etc; 
  • Integração com as famílias pelo envio de materiais sobre o assunto; 
  • Construção de gráficos; 
  • o Exploração de histórias em livros e vídeo envolvendo animais;
  • Cantar e dramatizar cantigas envolvendo animais; 
  • Realizar jogos matemáticos de seriação, classificação, memória e bingo; 
  • Imitar os sons e a locomoção de animais; 
  • Montagem de um painel com gravuras de animais classificando os que nadam, voam, andam, rastejam; 
  • Trabalhar com músicas e poesias de Vinícius de Moraes A arca de Noé; 
  • Confeccionar dobraduras de animais; 
  • Modelagem com argila e massinha; 
  • Desenhos com diferentes materiais; 
  • Recorte e colagem; Entre muitas outras.
Busca-se assim, o encadeamento das atividades e o aprofundamento nos assuntos explorados a partir da observação das necessidades e possibilidades das crianças em termos de desenvolvimento e da continuidade do seu interesse nos projetos. O espaço pedagógico se constitui em parceria, professor e crianças, a partir de um processo de reflexão docente sobre o cotidiano e de replanejamento constante

Fonte/Autor

Aprendendo e Brincando

Nenhum comentário:

Postar um comentário