EDUCÇAÃO FÍSICA- Gregos e romanos

A ginástica, nome que se originou na grécia "...visava ao aperfeiçoamento físico, à beleza e à harmonia de formas, por meio de exercícios e jogos praticados nos ginásios..." Ramos, Educação Física ed.865. Porto Alegre
Possuía importância fundamental na cultura desse povo, que foi também o criador dos Jogos Olímpicos. Os jogos eram realizados de quatro em quatro anos, em Olímpia, e celebrados com muita pompa. Eram homenagens aos deuses gregos e ainda uma forma pacífica de reunir suas populações que viviam em guerra.
Para as mulheres existiam ginásios especiais adequados à prática da ginástica, cujas atividades preferidas eram as corridas  e as danças.
Quando conquistaram a Grécia, os romanos possuíam outra visão em relação à prática de exercícios físicos: seu objetivo era a preparaão dos indivíduos para a guerra, sem nenhuma finalidade moral ou estética.
Um exemplo disso eram os brutais e sangrentos jogos de combate de gladiadores, organizados por eles, e que provocavam o maior entusiasmo nas platéias presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário