EDUCAÇÃO FÍSICA_ Como deve ser a Educação Física escolar?

A infância é a idade do lazer por excelência. O tempo totalmente liberado faz com que a criança desenvolva a especialidade de brincar, exceto durante o período escolar.
As tendências administrativas atuais, bem como a informatização dos serviços, nos alertam para um provável aumento do tempo livre, ou seja, tempo disponível para outras atividades as quais acreditamos que o ser humano ainda não está preparado para realizar, pois praticamente passa os melhores anos de sua vida trabalhando. Concluímos, desta forma, que a função educativa do lazer, considerada muitas vezes uma atividade não prioritária, é necessidade humana.
O lazer, por suas características: a espontaneidade, a ludicidade, a livre escola e o caráter relativamente desinteressado, deve ser incorporado ao cotidiano da criança tornando-se um espaço privilegiado para a aquisição de informações e conhecimentos, e para a vivência da cultura, constituindo-se em importante caminho para o crescimento pessoal e social do indivíduo.
Voltando à Educação Física, consideramos que as obrgatoriedades da vida escolar (que hoje em dia inicia-se cada vez mais cedo), estão muitas vezes desvincuadas da realidade da criança, que necessita, principalmente nas séries iniciais, de tempo para brincar,e  portanto, aprender brincando, o que será sempre mais prazeroso e enriquecedor.
A proposta é promover e buscar a Educação para o lazer, por meio da alegria e da brincadeira, considerando o vasto conhecimento, da cultura infantil, repleta de significados, historicamente elaborados e muitas vezes ignorados pelas instituições de ensino.
Superando barreiras e preconceitos, descobrindo habilidades e belezas, equilibrando eficiência e eficácia, enfim, vivenciando relações espaciais e temporais, estaremos favorecendo o autoconhecimento, sempre em busca da felicidade e da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário