ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.

PROJETO QUINTO ANO (35) - A sala de aula


.Divida o comprimento da carteira em 100 partes iguais. Cada parte mede ........cm. Agora calcule:                                                                           %

0,10 ou 10/100 ............                                                                              ........

0,30 ou 30/100.............                                                                              .........

0,50 ou 50/100..............                                                                             .........

Fração decimal



Chamamos de fração decimal aquela fração que tem como denominador os seguintes números:

10, 100 e 1000.



Números decimais



São números que têm vírgula em sua apresentação. Por exemplo; 0,2 ou 2,36.

Esses números na verdade são frações decimais.

Exemplo:

0,2 = 2/10      2,36 = 236/100.

Isto quer dizer que sempre que você ver um número decimal representado, podemos transforma – lo em fração decimal. Para isto basta contar quantas casas (números) existe depois da vírgula, isto te dará o número de zeros que existe em seu denominador, aí você coloca o número um na frente de seus zeros.

Vamos tentar juntos?
Já o seu numerador é o numero (sem os zeros à esquerda) sem vírgula. Pronto você agora tem a fração decimal de seu número decimal.


              Você tem o número 0,3 quantas casas (números) têm depois da vírgula? ________.

Bom! Agora vamos escrever nossa fração, se você tem ___ casa logo terá _____ zeros; agora você deve acrescentar o número 1 na frente de seus zeros. Pronto achamos  o nosso numerador que é ______

Agora vamos descobrir nosso numerador. Primeiro vamos copiar o nosso número sem a vírgula e os zeros a esquerda,fica assim _____ .Pronto,fácil né! Nosso numerador é____.

Agora vamos montar nossa fração. _____





Mas você sabia que existe também como transformar uma fração decimal em número decimal? Vamos aprender!!!!

Fração decimal: 23/10 =

Primeiro escrevemos o nosso numerador _____, agora voltamos na nossa fração e contamos quantos zeros tem no nosso denominador, que são _________. Voltamos no nosso numerador, da direita para a esquerda contamos os números, quando chegarmos ao mesmo numero de zeros paramos e colocamos a vírgula.

Vamos tentar _____.Pronto! Temos nosso número decimal.

Nomes dos números decimais
   


Os números decimais assim como nós possuem nomes e detestam quando são chamadas pelo nome errado. Então temos que aprender certo.

Quando estudamos frações aprendemos que quando nossa fração tem os denominadores 10, 100 e 1000 chamamos assim: décimo, centésimo e milésimo. Como as frações decimais são parentes dos números decimais,elas usam os mesmos nomes.

Quando eu tenho apenas uma casa (número) depois da vírgula chamamos de décimos,

Quando temos duas casas (números) depois da vírgula chamamos de centésimos e

Quando temos três casas depois da vírgula chamamos de milésimos.



O número decimal tem duas partes. A primeira é a que fica antes da vírgula,chama – se parte inteira e para dar nome a ela, apenas escrevemos o numero por extenso e colocamos a palavra inteiros.Vamos tentar:

2,3 = ______________.

A segunda parte é a depois da vírgula,que é a parte decimal,a qual chamaremos daqueles nomes que aprendemos antes, um casa – décimo / duas casas – centésimos e três casas milésimos.Agora como se chama a parte decimal do seguinte número 2,36(somente a parte decimal) _____________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário