MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

PROJETO QUINTO ANO (5) - A sala de aula

Orientação para professora: 

Pesquise no Google Maps a localização da sua escola, é só abrir o site e digitar o nome da rua, numero, cidade e estado:

No google aparecerá desta forma.
Você pode selecionar somente o mapa, colar no Programa Paint, deixar só o mapa e se tiver uma impressora HP, utilizar as configurações de impressão em cartaz ou pôster para fazer uma cópia ampliada do mapa tamanho 2 x 2 que seria 4 folhas de sulfite ou maior até.Aqui mesmo em outro momento já ensinei a fazer esse tipo de impressão, veja na matéria:
A sua escola já ficará marcada com o ponto A.
Pelas respostas dos alunos, procure marcar onde cada um mora no mapa com pontos representando letras e números por exemplo A1, A2 dependendo do tamanho da sua turma ou com a sequencia de letras (B, C, etc) para que depois todos possam visualizar a sua casa e distancia em relação à escola.
Este mapa deverá ficar exposto em algum lugar de acesso da sala, para que as crianças possam olha-lo, comparar, contrastar em qualquer outro momento que queiram.
A realização desse mapa será o fechamento dessa primeira fase, para mostrar que diversas realidades e diversas pessoas se reúnem todos os dias na sala de aula: objeto principal do estudo e trabalho. Ou  seja, todos os dias, as crianças que vivem nos arredores da escola, se reúnem naquele ponto A que é  a sala de aula.
Caso não tenha como reproduzir o mapa via Google, você pode elabora-lo com os alunos através de desenhos, localizando a escola e o máximo de quadras possíveis para que consiga marcar a localização de todos os alunos.
Realizando o mapa google, dependendo de como ficar a marcação e caso você tenha como reproduzir um por aluno, pode ampliar a atividade pedindo para que cada aluno delimite as ruas pela qual passa para se deslocar de sua casa até a escola e quanto tempo gasta no trajeto.
E também explorar com os alunos as formas geométricas das quadras, linhas paralelas e perpendiculares, tudo em conversas informais, pois conhecimento  não precisa necessariamente ser copiado do quadro-negro e decorado!
Uma novidade que a professora conta tem muito mais valor do que folhas e folhas de caderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário