MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

DATAS COMEMORATIVAS - meio ambiente

5 de junho é o dia Mundial do Meio Ambiente
mas uma questão tão séria não pode ser falada
em apenas um dia no ano!
Dia do meio ambiente é todo dia e por isso
essa dica que apresento agora como um projeto
de pesquisa prática e produção de relatorios
que deverá ser executado em 5 dias (segunda
à sexta-feira) para posterior calculo mensal e anual
indicada para turmas de quarto e quinto ano
ou adaptadas para alunos menores.

Primeiro passo:
realize uma conversa inicial com as crianças sobre a data
comemorativa, que já passou visto que foi num domingo,
explique que a questão ambiental não deve ser assunto
apenas de um dia comemorativo pois as pessoas atualmente
precisam se preocupar mais com o meio ambiente por muitos
motivos, entre eles:
.se não cuidar da água ela vai se esgotar
.se produz muito lixo que leva séculos para serem processados
pelo ambiente, por isso a necessidade de se pensar mais
sobre essa questão e buscar alternativas
.o ar está sendo muito poluído pelos carros principalmente
porém existem outras fontes, como fábricas e industrias
e derrubada das matas e florestas.
Quem deve cuidar do meio ambiente?
Todos nós.
Cada pessoa deve fazer a SUA PARTE para que somado
o esforço de muitas pessoas se torne algo maior.

PROBLEMATIZAÇÃO
Pergunte as crianças se elas tem ideia da quantidade de lixo
que a sua familia produz diariamente e o quanto de espaço
esse lixo ocupa.
Provavelmente elas dirão que sim, que observam e a professora
vai sugerir a tarefa:
.verificar diariamente a quantidade de lixo produzida.
Como?
Primeiramente contando à família que precisa realizar essa observação
e pedindo para que a mamãe por exemplo, avise quando vai colocar
o lixo na rua, para que ela observe a quantidade e questione o que
exatamente está sendo jogado.
É importante salientar que não é para que a criança manipule o lixo,
e sim, observe quantidade (volume das sacolas) e que lhe seja dito
o que é que está sendo jogado (se é lixo de banheiro, se é embalagens
de alimentos, restos de comida, enfim).
Após observar, a criança deverá anotar numa folha especifica para a atividade
ou mesmo no caderno de Ciências.

No dia seguinte, a professora pedirá comentário oral sobre as anotações de todos os alunos, para estimulá-los à oralidade e também compartilhamento das informações e anotará no quadro-negro (para sistematização) as informações apresentadas separando em duas planilhas, a primeira:
.recicláveis
.não recicláveis
e a segunda sobre a quantidade em sacolas (se foi uma sacola, duas, meia sacola, numa medida aproximada).
Ao final de todas as apresentações, realize uma analise rapida sobre a primeira planilha (observando se os materiais eram recicláveis ou não, se havia mais recicláveis ou não) e analise a segunda planilha pela quantidade de lixo (quantidade de sacolas).
Peça para que as crianças anotem o resultado obtido pela sala abaixo dos resultados coletados do primeiro dia no caderno ou se produzir uma folha para essa observação, coloque um espaço para essas anotações.
Repita essa operação pelos dias seguintes, coletando as informaçoes com as crianças anotando os resultados apresentados, pedindo para que as crianças anotem os resultados gerais.

Ao final dos 5 dias, analise os resultados das planilhas, some todos os resultados e proponha situações problemas simples para calculo de quantidade mensal e anual individual (por familia/criança) e total (da sala).
As crianças certamente vão ficar supresas com a quantidade de lixo produzida pela turma .
Após essas análises, conversar com as crianças sobre o que elas sugerem para diminuição da quantidade de lixo. E propor para que elas conversem com suas familias sobre as sugestões apresentadas.
Também há a possibilidade de produção de cartazes e exposição na escola para compartilhar as ideias com as demais turmas.
A professora pode também solicitar a produção de um relatorio geral onde a criança explique tudo que ela fez ao longo dos dias e conclusões ou produção de desenhos, tornando o estudo do meio ambiente algo real, que está ligado à vida da criança e que fará sentido para ela, situando-a como agente produtora de mudanças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário