Voltando às aulas

Voltando às aulas

Atualizações- Discos Virtuais

DV LIBRAS - 9 paginas sobre cadeia alimentar já disponível para download.

PROJETO - para berçario e mini maternal


PLANEJAMENTO CURRICULAR



Objetivos:



•Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.


•Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.

Atividades:



•Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.


•Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.


•Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.


•Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.


•Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.


•Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).


•Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.


•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).


•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.


•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.


•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.


•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.


•Apresentação das cores.


•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.


•Contos de histórias curtas.


•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.


•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.


•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.


•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.


•Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.


•Traçados simples: Coordenação Motora.


•Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.






OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS






1.Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.


2.Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,etc.


3.Permitir que a criança seja independente.


4.Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.


5.Levar a criança a brincar com os outros do grupo.


6.Fazer com que a criança não fixe em um único colega.


7.Mantê - la ocupada.


8.Levar a criança a participar das atividades de grupo






CARACTERÍSTICAS:


Aproximadamente 2 anos






•Egocentrismo.


•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.


•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.






TIPOS DE BRINCADEIRAS:






•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).


•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.






SUGESTÕES DE “COLEGAS VIRTUAIS”:






No momento, o que temos usado bastante com os bebês é a nossa "caixinha de músicas", que nada mais é do que uma caixa de sapato previamente pintada com guache, bem colorida e dentro dela colocamos alguns personagens feitos com eva da cantigas que costumamos cantar com eles(ex: o sapo,a borboleta, joaninha,peixe..)


fizemos os bichinhos em eva, fixamos em palitos de sorvetes e usamos quando vamos cantar as canções, deixando que eles manuseiem e explorem... eles adoram.










brinquedos de sucata


pegamos algumas garrrafas pet pequenas(aquelas de 500 ml)e decoramos com fita colorida, dentro colocamos água,botões coloridos,canudos picados,lantejoulas,estrelinhas.Eles adoram.


Vcs podem propor diversas brincadeiras como: enfileirar as garrafinhas, rolar,brincar de boliche,dentre outras.


Foram decorados alguns potes com a fita colorida que eles logo começaram a fazer encaixes, e até mesmo a colocar as garrafinhas dentro.


E assim temos a possibilidade de trabalhar a questão do "dentro e fora", "pequeno e grande" dentre outras noções de forma bem gostosa e espontânea.


As próprias crianças acabam achando usos diferentes para os brinquedos. O importante é estimular. coisa muito importante nessa idade










caixa de brinquedos


Os brinquedos podem ser organizados em caixas de papelão resistentes pintados com as cores primárias(assim vc estará trabalhando mais um tema)se quiser pode colocar as mãozinhas deles na caixa,fica uma graça.


Lá na nossa sala separamos os brinquedos por categorias.


Em uma caixa condicionamos os brinquedos de sucata(confeccionados por nós),em outra os bichinhos de pelúcia e bonecas,outra com carrinhos, outra com as pecinhas de monta-tudo.


É legal essa separação pois podemos coordenar brincadeiras específicas e direcionadas, melhor do que quando os brinquedos estão todos misturados










livro de músicas


Fizemos um livrinho com as músicas que cantávamos em sala, ficou muito legal.


O livro foi composto de 6 músicas(borboleta azul, o sapo não lava o pé,caranguejo não é peixe,peixinho,joaninha e dona aranha.


Todos os personagens forma feitos a partir da mãozinha deles... e após seguida a folha dos personagens tínhamos um folha com a letra da música explorando um tipo de material(guache,cola plástica,giz de cera...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário