MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

PROJETO - Circo


Justificativa:-



Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 27 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.


O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.


Problemática:-


Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!


Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco - Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!


Objetivo geral:-


• Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.


Objetivos específicos:-


• Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;


• Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;


• Trabalhar e desenvolver a criatividade;



Eixos temáticos / conteúdos:-


Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.






1. O Circo;


2. O fazer artístico;


3. Apreciação musical;


4. Expressividade;


5. Equilíbrio e coordenação;


6. Noções de formas e quantidades;


7. Noções de diferenças e igualdade;






Estratégias / Recursos:-


• Música


• Dança


• Desenho


• Pintura


• Brincadeiras infantis


• Jogos diversos


• Literatura infantil


• Vídeos


• Cds


• Adereços






Desenvolvimento:- (exemplos)


• Atividade 1 – A história do circo;


• Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;


• Atividade 3 - Assistir ao filme “Dumbo”;


• Atividade 4 – Descrever o cartaz “O circo” da coleção Leandras – edt. FTD;


• Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;


• Atividade 6 – Músicas dramatizadas;


• Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;


• Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;


• Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo;




Culminância:-


Apresentação para colegas da escola de algo especifico do circo.


Avaliação:-


A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.










Bibliografia:-


Revista Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9., Editora Gráfica.






O dia-a-dia do professor, vol. 2 e 4, Editora Fapi






Pesquisas sobre o circo na internet – site de grupos de educ. infantil



Nenhum comentário:

Postar um comentário