Voltando às aulas

Voltando às aulas

Atualizações- Discos Virtuais

DV LIBRAS - 9 paginas sobre cadeia alimentar já disponível para download.

PROJETO - água nossa de todos os dias




Justificativa: Conscientes de que a água é um bem do qual dependerão as futuras gerações, sentimos a necessidade de aprofundar o estudo e pesquisa do tema com o objetivo de esclarecer quanto ao uso deste líquido precioso e insubstituível.


Conhecendo a realidade que o mundo enfrenta em relação à escassez da água potável, através de programas governamentais, projetos de ongs, documentários e reportagens veiculados em revistas e jornais, acesso na Internet e documentário, necessita-sede uma mudança de hábito em um universo menor onde poderá contribuir para uma conscientização em relação ao problema que já começa a afligir a humanidade atualmente e que se acentuará consideravelmente num futuro próximo.


Objetivos Gerais: Espera-se que o conhecimento adquirido, através de estudos realizados, leve alunos, funcionários e professores a aplicarem os novos conceitos junto a comunidade, alterando, assim, de forma consciente os hábitos já inseridos no nosso dia a dia.Pretende-se que o agir seja uma realidade e uma atitude pertinente em cada cidadão, resultando daí ações concretas que ultrapassem os limites da comunidade escolar. Ter consciência que o efeito estufa está aumentando muito rapidamente neste último século, devida a alta emissão de gás carbônico na atmosfera.


Objetivos Específicos:


Reconhecer a importância da água na nossa vida e as conseqüências pelo mau uso. Identificar a utilização adequada da água em nossa vida.


Reconhecer as situações em que a água é prejudicial à saúde.


Identificar os Direitos Universais da Água.


Identificar os estados físicos da água e sua utilização.


Reconhecer e aplicar os diversos cuidados higiênicos com a água.


Desenvolver a criatividade e imaginação.


Reconhecer a utilidade da água nas usinas hidrelétricas.


Desenvolver a atenção e o raciocínio.


Identificar a importância da água no corpo humano. Tomar conhecimento do problema que pode ocasionar com o aquecimento do Planeta terra.


Desenvolvimento:


O desenvolvimento deste projeto será de forma dinâmica onde contaremos com o trabalho de um jovem voluntário da própria comunidade que estará criando coreografias e dando aulas de dança aos alunos com o objetivo de participarem no final do ano de um concurso promovido pela FUNDAÇÃO PLANETA TERRA, SABESP, CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA, chamado: “Água Nossa de Todos os Dias” – “Efeito Estufa – Aquecimento Global”.


Serão trabalhadas as seguintes modalidades com os alunos, podendo envolver seus familiares, parentes e amigos. *GIBIZINHO *REDAÇÃO *POESIA *DESENHO *CARTAZ


O tema escolhido, Projeto Água, permite um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, Geografia introduzindo os temas transversais Saúde e Cidadania. .


Culminância:


Excursão à Estação de Tratamento do nosso município, apresentações de danças feitas pelos alunos com músicas referentes ao tema e entrega dos trabalhos à Secretaria da Educação onde serão escolhidos os melhores de cada município participante e enviados para a grande final. O anúncio das escolas vencedoras será feito no mês de dezembro de 2007, por carta e divulgação nos meios de comunicação. O concurso tem por objetivo incentivar as crianças em fase escolar, dando a elas uma noção


básica da importância de se preservar o meio ambiente, através de aulas, palestras, leitura


de gibis e a promoção do concursos, que terá como principal critério, o trabalho desenvolvido pelas escolas públicas, particulares e de ensino municipal e estadual, como projeto multidisciplinar, com o tema “Aquecimento Global”.


A Fundação Planeta Terra alerta sobre a possibilidade concreta do aquecimento global e com certeza a ameaça ao desenvolvimento econômico e à estabilidade política do mundo nas próximas décadas.


Avaliação: Será constante ao longo do processo de desenvolvimento pelas áreas responsáveis, tendo essa autonomia para intervir sempre que julgar necessário.







Nenhum comentário:

Postar um comentário