EDUCAÇÃO INFANTIL - projeto incentivando a leitura


Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros


Justificativa:


Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmera maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.


Objetivos:



Incentivar a leitura e o contato com os livros• desde cedo.


Tornar a leitura um ato prazeroso.•


Possibilitar a• integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.


Estimular os alunos a participar ativamente da• ciranda de livros.


Estrutura Programática•


Conteúdos: Troca de livros entre as crianças.


Desenvolvimento: Através de uma ciranda de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.

Conteúdos Atitudinais: o projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa , discutindo-os com os filhos.



Problematização: O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.


Procedimentos Metodológicos: A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com os alunos faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a ciranda dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.

Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura. Ao final do terceiro bimestre, será realizada uma feira de livros com produções dos próprios alunos, para apresentação à comunidade.


Recursos: Livros de interesse para as crianças.


Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.

2 comentários:

  1. Quero desenvolver na creche q trabalho um projeto sobre leitura usando a estante móvel q temos,onde as crianças possam se sentir felizes ao verem os livros e tocarem deliciando-se com as cores e as formas e a forma com esses livros serão usados q irão fazer a diferença.

    ResponderExcluir