BERÇÁRIO - sugestões


Luva com sininhos
Adquira uma luva de malha ou lã e pregue em cada dedo pequenos sinos.
Se preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poderá ser pintada ou bordada. Se quiser aplique pedacinhos de lã para imitar os cabelos. Com essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma. Você pode também colar outros materiais nas bordas da luva: arroz, castanhas, etc.
Outra ideia: existem musicas infantis que expressam o movimento com as mãos, use e abuse da imaginação. Por exemplo: "Os dedinhos" (Eliana)


.Locais para aventuras com bebês - são muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Exemplo: tunel para bebês: feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plastico para soprar, "Joao Bobo", balões de ar, colchas, etc. Faça voce mesma de papelão esta caixa para turminha entrar dentro. As crianças nesta idade adoram entrar em caixas, esconder-se e depois aparecer.
Deixe as crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, no inicio esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja melhor começar apenas com os papelões por no maximo uma hora e no proximo instante com os balões, etc.


Piscina para bebês- para cada grupo de crianças é bom que se tenha aproximadamente duas piscinas de borracha ou plástico. Você pode enchê-las com balões, jornais. O algodão serve também para encher a piscina. Folhas de papel manteiga fazem também ruidos maravilhosos quando são amarrotados. 


Mascote- confeccionar um bichinho ou boneco de estimação para a turminha, trabalha-se a socialização e a afetividade.


Historia com avental- contar historias com um avental para a turminha e ir acrescentando personagens à historia que poderão ser feitos com EVA ou outros materiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário