Apostilas Temáticas

Que felicidade!
Em menos de 3 horas do anúncio já recebemos diversas respostas de interesse e sugestões para novas apostilas.
E também tem gente curiosa para conhecer o formato dela antes de tirar cincão do bolso :D
Quer dar uma espiadinha você também?
Escreva para nosso email: obancodeatividades@gmail.com e coloque no título "Quero conhecer".
Que enviamos uma amostrinha para você também ver como é o conteúdo e o quanto vale a pena você ter!

MATERNAL - dever de casa





Você já analisou qual a finalidade do dever de casa para os seus alunos?
É preciso passar para os alunos o propósito e a importância dessa atividade.
O dever de casa é um excelente apoio e fixação dos conteúdos dados em classe. Fazendo dever de casa, a criança estará fixando os conteúdos dados em classe. É preciso também conscientizar os pais que auxiliem seus filhos no dever de casa que incentivem com elogios, para que a auto-estima da criança cresça e ela apresente um rendimento melhor. No caso do maternal, é importante frisar aos pais que não é necessário pegar na mãozinha da criança para que ela passe por cima do pontilhado de maneira correta. Cada criança tem um desenvolvimento e este deve ser respeitado e estimulado positivamente pelos pais e pelo professor.
APOIO EM CASA É FUNDAMENTAL
 É preciso que haja parceria entre professores e pais. É necessário que os pais sejam conscientizados (por meio de uma reunião, por exemplo) da importância do acompanhamento do dever de casa.
Para executar o dever de casa, a criança precisa seguir algumas regras fundamentais:
.o horario do dever de casa deve ser estabelecido pelos pais e cumprido diariamente.
.a criança deve ter um espaço (mesa ou escrivaninha) reservado para essa finalidade.
.não se deve permitir que televisão ou som esteja ligado nesse momento, para não desviar a atenção da criança.
.devem estar à disposição do aluno, nessa hora, tesoura giz de cera e cola para a elaboração do dever de casa.
Por meio dessas regrinhas, a criança certamente vai adquirir senso de responsabilidade e organização.
Correção do dever de casa
A correção deve ser feita, mas de forma avaliativa, visando o global. Deve-se verificar se a criança assimilou o conteúdo de forma satisfatória.
O professor, ao corrigir o dever de casa, poderá como forma de incentivo, ler a correção em classe, visando incentivar o aluno, elogiar o exercicio feito, incentivar o capricho na colagem e recortes, etc.
Qualidade x quantidade
Muitos professores ficam em dúvida quanto à quantidade do dever de casa. O que o profissional não poderá se esquecer é de que a criança precisa fixar o conteúdo feito em classe, e não há melhor forma de fazê-lo do que por intermedio do dever de casa. O dever de casa deverá ser dado todos os dias, com exceção da sexta-feira. Não se esquecer de que são crianças de maternal, então os exercícios devem ser bem elaborados e bem objetivos. Não se deve nunca ultrapassar uma folha de dever de casa ao dia, para que a criança faça com prazer e não se canse.
A seriedade da pesquisa
Muitos pais se aborrecem quando no dever de casa o enunciado é, por exemplo, pesquisar de revistas e recortar figuras que tenham a forma de um círculo.
Os pais poderão apenas ser orientados no sentido de que, "se o professor pediu uma pesquisa como tarefa de casa, é porque as crianças já estão acostumadas a fazê-la em classe."
Os pais poderão apenas ajudar, mas nunca apontar o que está sendo pedido e muito menos recortar o que está sendo pedido, pois como a criança vai trabalhar a coordenação se em todo dever de casa as colagens têm recortes perfeitos e colagens simétricas? Na verdade, foram os pais que fizeram a tarefa de casa.
Nesse caso, o professor deverá marcar um horário com os pais e orientá-los a esse respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário