Projeto Dia das Mães para Maternal

PROJETO DIA DAS MÃES - MATERNAL


1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:



TEMA: Família

TURMA: Maternal 1 A

ÁREA: Natureza e Sociedade / Sócio afetivo



2 – JUSTIFICATIVA:



Este projeto surgiu a partir da necessidade da escola em trabalhar datas comemorativas.





3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:



Através do projeto das abelhas introduzirei o tema mãe com a explanação da abelha rainha através da história: “A Abelha” da editora Edelbra. Realizando a comparação entre as tarefas da abelha rainha e da mamãe. Também começaremos os ensaios para a apresentação no dia da festa.



4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:





Qual o nome da minha mamãe?•

O que minha• mãe mais gosta?

Quem é a rainha do meu lar?•

Quem são os membros da• minha família?



5 – OBJETIVOS:



LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:



• Identificar pelo nome a minha mamãe;

conhecer o nome da mamãe dos• colegas;

Expressar-se;•

Participar de variadas situações de comunicação• oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;

Usar a linguagem oral para• conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.

MATEMÁTICA:



Seqüenciar fatos;•

Estabelecer• aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.;



NATUREZA E SOCIEDADE:



• Reconhecer e nomear os membros da família;

Participar de atividades que• envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;



ARTES VISUAIS:

Utilizar o dedo para realizar as colagens;•

Confeccionar• presentes e lembranças para datas especiais;

Observar o limite disponível• para os desenhos, pinturas e colagens;

Participar de mímicas das• músicas;





SÓCIO AFETIVO:

Criar combinações para o desenvolvimento• da rotina;

Respeitar regras pré-estabelecidas;•

Compartilhar materiais• de uso comum, bem como brinquedos e espaços;

Esperar sua vez de expor• idéias e pensamentos;

Ouvir os que os colegas têm para falar;•

Criar• vínculo afetivo com a professora e os colegas;

Valorizar sentimentos de:• arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;

MOVIMENTO:



Grandes Movimentos:

Explorar as• possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;

Deslocar-se com destreza progressiva no• espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;

Locomover-se pela escola com• mobilidade;



Pequenos Movimentos:

Encaixar objetos por tamanho;•

• Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;

• Modelar livremente com massinhas e argila;

Utilização adequada dos talheres• (colher) e copo, durante as refeições;



MÚSICA:

Participar de• brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;

Participar de situações que• integrem músicas, canções e movimentos corporais.



6 – ATIVIDADES PREVISTAS:

Conversas na rodinha;•

Levantar questionamentos;•

• Pinturas diversas;

Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e• ritmos;

Confecção da coroa da abelha rainha;•

Confecção do presente da• mamãe (porta retrato);

Confecção do cartão da mamãe;•

Criar um mural• com as fotos da mamãe;

Ouvir diferentes histórias sobre o tema• família.

Apresentação, para as mães, da música da Xuxa “5 patinhos”•

• Colocar fantasias de patinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário