Pascoa- Projeto para EF



Tempo previsto: 30 dias


Séries: Alunos do Ensino Fundamental

Justificativa
Os meios de comunicação social já vinculam suas propagandas sobre Páscoa com sentido voltado para o lado econômico, sendo assim cabe a escola aproveitar este período em que se aproxima a Páscoa e informar o verdadeiro sentido desta festa universal.

Objetivos

Refletir sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.

Conhecer os símbolos da Páscoa e seu significado.

Utilizar o Laboratório de Informática Educativa para desenvolver as atividades propostas.

Desenvolvimento

Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de textos sobre a Páscoa.

Elaboração de textos sobre os símbolos da Páscoa.

Confecção de frases, poesias, textos, mensagens.


Educação Artística

Confecção do mural da sala de aula e da escola.

Produção de cartões, lembrancinhas.

Produção de desenhos sobre os símbolos da Páscoa.

Ensino Religioso


Leitura de textos bíblicos sobre a Páscoa.

Elaboração de quadro comparativo sobre a comemoração do dia da Páscoa em diferentes culturas.

Leitura e comentário da mensagem sobre a Páscoa "Desabrochar para a Vida", no Power Point.

Utilização dos programas Word e Paint para desenvolvimento das atividades no LIEd.f


Avaliação


Através da observação da participação dos alunos nas atividades, da produção de textos e confecção dos materiais.

História da Páscoa

A Páscoa é a principal festa dos judeus, celebra-se o êxodo e a libertação do povo de Israel da escravidão a que foi sujeito pelos egípcios. Para os cristãos, a Páscoa é dos eventos mais importantes do ano, celebra-se a Ressurreição de Cristo, crucificado para a libertação dos homens do pecado original. Durante a Semana Santa acontecem procissões e novenas que representam os momentos mais dolorosos da vida de Jesus. Os rituais normalmente representam a Crucificação, a Morte e a Ressurreição de Cristo.

O domingo anterior ao domingo de Páscoa é o domingo de Ramos, e é quando se benzem os ramos de palmeiras e se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Em muitas regiões do Mundo, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou com imagens de Jesus crucificado.

A Tradição do Ovo

O ovo é um dos mais antigos símbolos da Páscoa. Significa fertilidade e recomeço da vida. Alguns historiadores garantem que o costume de cozinhar e depois colorir ovos de galinha para depois presenteá-los surgiu entre os antigos egípcios, persas e algumas tribos germânicas.

Hoje atribui-se aos chineses o costume milenar de presentear parentes e amigos com ovos nas festas de primavera. Mas foram os reis e príncipes da Antiguidade que confeccionaram ovos de prata e ouro recobertos de pedras preciosas. O povo, sem recursos para tais luxos, manteve a tradição de presentear ovos de galinha confeccionados.

A tradição do Coelho

No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Por ser um animal que apresenta condições de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente



Nenhum comentário:

Postar um comentário