Educação Infantil - Projeto Páscoa


ÁREA: Natureza e sociedade

TEMPO: 2 semanas


1 - APRESENTAÇÃO:


O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.

2 - JUSTIFICATIVA: Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) o significado da Páscoa.


3 - PRODUÇÃO FINAL:


• EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS TURMAS.


• MOVIMENTO SOCIAL (APRESENTAÇÃO DAS TURMAS)



4 - OBJETIVOS TERMINAIS:


• Entender o significado da Páscoa;


• Diferenciar o sentido espiritual do comercial;


• Propor as boas ações, a solidariedade.


5 - CONTEÚDOS


1. Conceituais:


§ Conhecer a origem da Páscoa.


§ Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.


2. Procedimentais:


§ Dramatização;


§ Confecção de bombons (trabalhar a receita);


§ Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.


§ Cantar músicas referentes ao tema;


§ Elaborar textos referentes ao tema;


§ Pesquisas;


§ Sucatas;


§ Confecção de cartazes;


§ Recorte e colagem;


§ dobraduras


3. Atitudinais:


§ Participação nas atividades propostas;


§ Crítico diante do comércio que envolve a Páscoa;


§ Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida.


§ Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.






6 - ETAPAS PREVISTAS:


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:


§ Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema:


§ Produção de Textos coletivos;


§ Conversas informais;


§ Leitura de quadrinhas, poesias;


§ Escrita espontânea;


§ Leitura de história sobre o tema;


§ Coro-falado.


MATEMÁTICA:


§ Cores;


§ Estatísticas;


§ Problemas;


§ Correspondência.






ARTES VISUAIS


• Modelagem


• Desenho e pintura


• Molde vazado


• Recorte e colagem


• Dobradura






MÚSICA:






§ Roda cantada


§ Música referente ao tema


§ Banda






MOVIMENTO:


• Dança;


• Pequenos jogos;



Nenhum comentário:

Postar um comentário