Voltando às aulas

Voltando às aulas

Projeto Nome próprio

PROJETO PARA TRABALHAR O NOME PRÓPRIO


NOME PRÓPRIO



INTRODUÇÃO

Por que trabalhar com os nomes próprios?

As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe. Estas atividades permitem aos alunos as seguintes aprendizagens:

Diferenciar letras e desenhos;•

Diferenciar letras e números;•

• Diferenciar letras, umas das outras;

A quantidade de letras usadas para• escrever cada nome;

Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos,• identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;

Orientação da escrita: da esquerda para a direita;•

• Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;

O nome das letras;•

Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa• mesma sala);

Habilidades grafo-motoras;•

Uma fonte de consulta para• escrever outras palavras.

O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo o aluno com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado.

Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3...

É preciso considerar:



Os conhecimentos prévios dos alunos.•

O grau de• habilidade no uso do sistema alfabético.

As características concretas do• grupo.

As diferenças individuais.•



Seqüência de atividades



1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Alguns exemplos:

Escrever o nome de colegas para identificar papéis,• cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes).

• Lista de chamada da classe.

Ler cartões com nomes para saber em que lugar• cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.

2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.

3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material do aluno, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.

4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc 5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo.

OBJETIVOS



Ao final das atividades, o aluno deve:

• Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.

Identificar a• escrita do próprio nome. • Escrever com e sem modelo o próprio nome.

• Ampliar o repertório de conhecimento de letras.

Interpretar as escritas• dos nomes dos colegas da turma.

Utilizar o conhecimento sobre o próprio• nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.



RECURSOS DIDÁTICOS

Folhas de papel sulfite com os nomes das• crianças da classe impressos

Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os• crachás)

Folhas de papel kraft, cartolina ou sulfite A3•



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Cada tipo de atividade exige uma determinada organização:

Atividades de identificação das situações de uso• dos nomes: trabalho com a sala toda.

Identificação do próprio nome:• individual.

Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.•



Identificação de situações onde se faz necessário escrever e ler nomes



Aproveite todas as situações para problematizar a necessidade de escrever nomes.



Situação 1- Recolhendo material. Questione os alunos como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Ouça as sugestões. Distribua etiquetas para os alunos e peça que cada um escreva seu nome na sua presença. Chame atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, etc.



Situação 2 - Construindo um crachá Questione os alunos como os professores podem fazer para saber o nome de todos os alunos nos primeiros dias de aula. Ajude-os a concluir sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do nome de cada um que deverá ser copiado nos crachás. Priorize neste momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de reprodução pelo aluno).

Situação 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula?



Observações: todas essas situações e outras têm como objetivo que os alunos recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do cotidiano.

Identificação do próprio nome



Dê para cada aluno um• cartão com o nome do aluno.

Apresente uma lista com todos os nomes da• classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Este tipo de letra é mais fácil para o aluno grafar e os limites de uma letra (quando a criança deve contar o número de letras) é mais observável.

Peça que• localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível.

Peça para cada um montar o próprio• nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas). Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificação de outros nomes da classe

Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe.



Cada aluno poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a coletiva.

Atividade 1- Ditado

Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa. Peça aos alunos que confiram se circularam o nome certo.

Para que essa atividade seja possível a todos é importante fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e final, por exemplo.



Atividade 2 - Fazendo a chamada

Entregue a lista de chamada dos alunos da sala. Peça que as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa.



Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos

Apresente a lista da chamada da classe. Peça para os alunos separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.



Obs.: em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar o aluno a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo "dizer" o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra e o respectivo traçado

AVALIAÇÃO



É importante observar e registrar os avanços dos alunos na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se os alunos fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem do aluno, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para alunos que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.

MATERIAIS PARA TRABALHAR O NOME PRÓPRIO

Material que o professor deverá fazer:



Cartão de cartolina com o nome do aluno;•

• Lista com o nome de todos os alunos que será afixado na parede;

Folha• mimeografada divididas em retângulos onde serão escritos os nomes de todos (inclusive o da professora).



Atividades com cartão de nomes:

Chamar• o aluno entregando seu cartão;

Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão• para a classe;

Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou• algum colega o reconheça;

Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma• característica do dono. Os alunos devem identificar quem é.

Embaralhar os• cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;

• Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;

Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o• seu;

Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes• a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;

Deixar os cartões sobre uma• mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;

Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão.• Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;

Entregar os• cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com essas letras móveis;

Passar o dedo sobre as letras;•

Contar• as letras do nome;

O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e• eles, de posse de seu cartão deverá descobrir onde está escrito seu nome;

• Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou; (letra inicial; letra final, etc

Separar 3 cartões,• mostrar e ler para a classe. Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi

ATIVIDADES EM FOLHAS

Pintar de amarelo o quadrado ou• retângulo com seu nome;

Pintar de azul o nome da professora;•

Pintar de• vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras...

Cobrir as letras de seu• nome com a cor que quiser;

Circular a 1ª letra de seu nome, ou a última, ou• outra que a professora pedir;

O mesmo acima em todos os nomes;•

Pintar• de laranja o nome do amigo que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita (á frente, atrás);

Recortar os nomes e separá-los por sexo. Colar• em fileiras contando quando há em cada uma;

Recortar os nomes e colá-los em• fileiras de acordo com o numero de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira anotando o numeral.

Recortar os nomes e organizar em conjuntos• baseando-se em critérios dados pela professora:

Nomes com 5 letras;

 Nome dos alunos de uma determinada fileira;

Nomes dos homens;

Nomes das mulheres;

Nomes com mais de 6 letras;

Nomes com menos de 5 letras;

Nomes iguais;

Nomes com 6 letras que comecem com a letra R; etc





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