Voltando às aulas

Voltando às aulas

Atualizações- Discos Virtuais

DV LIBRAS - 9 paginas sobre cadeia alimentar já disponível para download.

Projeto Histórias em quadrinhos




Alunos: 1ª a 4ª série


Duração: 20 dias



Conteúdos específicos:

• Características da linguagem das histórias em quadrinhos. Estudo de "balões", sequência de diálogos, temática, desenho em movimento.

Objetivo:

• Levar o aluno a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador

• Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.

Estratégia:

• Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um

• Leitura individual de uma tirinha da turma da Mônica

• Trabalho com a leitura em voz alta

• Interpretação da sequência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos

• Escolha do personagem favorito e seus desenhos em três posições: de frente, de lado e de costas

• Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta

• Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens

• Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos, deverá registrar em sua folha aqueles encontrados

• Conhecer a função comunicativa dos diferentes tipos de balões

• Escrita nos balões: onomatopaicas, amorosas, de gritos, chorar, segrdos e canções

• Criação de pequenos textos que se harmonizem com cada tipo de balão, como por exemplo, Cascão e Cascuda conversando: Você quer namorar comigo ? ou a Mônica muito brava com o Cebolinha: Cadê o meu coelhinho ?

• Discutir em grupo a história de um personagem. Por exemplo, se quero escrever como Mônica, devo levar em consideração suas brigas com o cebolinha, seu jeito mandão, o fato de ser dentuça, etc. Em seguida, organizadas em duplas - com níveis conceituais próximos - as crianças conversam e escrevem o tema de seu personagem

• Rascunho de uma história em quadrinhos

• Construção individual da representação de idéias no papel

• Traçado dos quadrinhos

• Divisão da página em quadrinhos de maneira a acomodar e dar boa fluência de leitura aos quadrinhos

• História em quadrinhos sanfonadas

• Montagem de quadrinhos usando figuras de gibis para os alunos criarem a história

Avaliação:

• Desenhar e escrever uma história em quadrinhos

• Relacionar todos os conhecimentos estudados ao longo deste projeto, construindo com parâmetros e originalidade a própria história em quadrinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário