MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

Projeto a escola entra em campo

3º ciclo do 1º segmento do Ensino fundamental


Matéria: Temas Transversais



Objetivo:



Desenvolver competências no meio em que vive, assentado sobre a diversidade, a contextualização e a interdisciplinaridade, para sua inserção no mundo holístico.

Desenvolver e construir um raciocínio coerente, aguçando sua capacidade de argumentação ao expressar as idéias com mais clareza e confiança.



Justificativa:



O objetivo dessa aula é levar o aluno a adquirir conhecimentos contextualizados, interagindo com o meio em que vive através de diferentes linguagens, conhecendo regras e técnicas do futebol, aceitando desafios para questionar a realidade problematizado-a, para se chegar a soluções e para tornar cidadãos críticos e participativos, utilizando diferentes linguagens para se expressar através de expressões e gírias futebolísticas, refletindo sobre as condutas humanas nas atitudes individuais e coletivas frente ao meio em que vive e acima de tudo sobre a importância do respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas, repudiando a discriminação e primando sempre pelo diálogo, pela cooperação, respeitando o outro, construindo sua identidade, canalizando o patriotismo e as regras de convivência, não só em sala de aula, mas em todos os momentos de nossas vidas.



Conteúdos:



Significado das palavras necessárias à compreensão da música da Copa, com o uso de pistas contextuais;

Ampliação do vocabulário, expressões típicas do futebol que saíram dos gramados para o cotidiano da nossa língua (Pisar na bola, driblar a situação, tirar o time de campo, estar na marca do pênalti, mandar para escanteio);

Texto extraverbal: Vinheta da Copa;

Produção de uma tabela com palavras, gírias e expressões referentes ao futebol;

Cartaz com cena de faltas cometida em um jogo.

Bandeira do Brasil com baner: O Penta é nosso!



Estratégias:



Crachás com nomes dos alunos e professoras para identificação.

Predição ou formulação de hipóteses quanto ao texto da Vinheta da Copa, feita pela Globo, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos;

Pesquisa de opinião entre os alunos sobre regras de convivência.

Debate sobre as regras do jogo, as quais os jogadores são submetidos e fazendo um paralelo das que devemos assumir em nosso dia-a-dia. A partir daí montar uma tabela do que pode e o que não pode ser feito em sala de aula.

Observação e discussão em dupla de uma gravura com situação que envolva regras, após a discussão exercício para identificar os integrantes de um jogo.

Através de uma gravura onde estão dispostos os integrantes de um jogo, enumerar as ações dos jogadores, que dentro desse contexto são animais.

Discussão sobre o patriotismo que surge na época da copa, questionando por que não se mantém vivo em outros momentos.

Texte!! De olho na Copa do Mundo, questões para competição entre dois grupos, Verde e Amarelo



Avaliação:



A avaliação será ser contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos, atividades escritas, observação, participação, interesse, cooperação, valorização e a capacidade de relacionar temas do cotidiano e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.



Bibliografia:



www.novaescola.com.br

www.klickeducacao.com.br

Revista Nova Escola / Abril de 2002

Livro: Gente da Escola Escola da Gente, Estudos Sociais

Autores: Marilia Barcelar, Irene Barcelos, Eliana Caboclo, José Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário