MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

Projeto brincando com as nossas raízes


Fundamentação:



O folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.

“Toda pessoa é um produtor de cultura e, portanto, um portador de folclore.”

Imbuídos nesse sentimento, buscamos repassar valores culturais levando nossos alunos a tomar contato e valorizar nossas raízes.



Característica do grupo: C.ª à 4ª Série



Objetivos gerais:



Resgatar a importância do folclore e seus valores culturais.

Estimular a linguagem oral

Desenvolver a habilidade de pesquisa e a criatividade

Incentivar o prazer pela leitura, arte, música e dança.

Valorizar a cultura popular, destacando a medicina alternativa.



Desenvolvimento.



Parlendas, lendas, advinhas, frases de pára-choque, trava-língua, fábulas.

Cantigas de roda e danças folclóricas.

Brincadeiras de ontem e hoje, na hora do recreio.

Receitas de comidas típicas da nossa cultura.

Artesanato- oficina de massinha , argila ou sucatas.

Medicina popular.

Confecção de cartazes (lendas) maquetes e máscaras.

Linguagem popular (gíria, ditos populares, prevérbios e superstições.

Leitura de textos: informativos, literários, receitas, cantigas.

Campeonato de advinhas.

Pesquisas orientadas e entrevistas.

Oficina de pipas.

Contação de “causos”.

Gráficos e tabelas.



Culminância



Realização de uma exposição de todos os trabalhos realizados sobre o tema e apresentação de “Bumba meu boi”, Capoeira e danças.

Promover uma Feira de Alimentos Folclóricos. Cada grupo irá participar oferecendo vários tipos de alimentos: pipoca, doces típicos, pamonha e outros alimentos do folclore regional e/ou nacional.

Dramatização de contos e lendas.

Concursos de pipas.

Cantinho da medicina popular.

Exposição de cartazes, máscaras e maquetes.

Contação de causos, pelos pais ou avós.

Exposição do artesanato feito com argila.



Avaliação:



A avaliação é a parte fundamental do processo educativo e ocorre o tempo todo, sempre levando em conta as vivências das crianças, observando-as o tempo todo, levando sempre em conta o estágio anterior ao processo que cada um está realizando e, assim registrando os avanços.

A observação atenta permitirá fazer ajustes nas intervenções, solicitando mais ou menos da performance de cada um. Da mesma forma analise o interesse, o conhecimento da prática de determinada atividade e a cooperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário