Maternal - Projeto cores e formas geométricas









1) Tema: Brincando com Cores e Formas






2) Objeto Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança


conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que


vive.






3) Justificativa


Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração,


contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e


formas, possibilitando a criança identifica-las.






4) Perfil do grupo


Crianças de dois e três anos de idade, participativas e curiosas em contínuo


processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.






5) Objetivos


- Conceituais:


• Identificar cores e formas.


• Nomear cores e formas.


• Ampliar vocabulário.


Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.


• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.






- Procedimentais:


• Conhecer e nomear cores e formas.


• Aprender a usar as cores.


• Reproduzir cores e formas.


• Ampliar vocabulário.


• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.


• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de


expressão.


• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,


da colagem e da construção.


• Ampliar o conhecimento do mundo.


• Desenhar a partir do que foi observado.






- Atitudinais:


• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.


• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.


• Deleitar-se no momento de desenhar.


• Apreciar as artes visuais.


• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.


6) Janelas:


• Linguagem oral e escrita.


• Artes visuais.


• Natureza e sociedade.


• Matemática.


• Movimento.


• Música.






7) Etapas


- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e


interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre


as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).


- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando


suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico


(a cor da roupa da criança, etc.).


- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em


recipiente transparente para que observem o resultado.


- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir


que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:


Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais


suas cores?, Etc.


- Ouvir a música arco íris (Xuxa)


- Registrar com guache de cores variado o que mais chamou atenção da criança


na música;


- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;


- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;






- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.


- Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.


- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.


- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.


- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.


- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar


as cores novas que descobriu;


- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;


- Brincar com massinha nas cores do arco íris;


- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando


mistura de cores de tinta guache com buchinha.


- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos


(peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem


de peixinhos feitos com furador.


- Organizar um aquário na sala com um peixinho;


- Escolher um nome para o peixinho;


- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e


como proceder;


- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.


- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;


- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que


a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;


- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho


para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa






Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.


- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as


crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem


esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;


- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,


identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas


geométricas usadas;


- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e


cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os


colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos


cantinhos.


- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma


deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas


crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;


- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado


apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.


- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha


e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.


- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um


caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.


- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos


coloridos;


- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma


pinte como quiser.


- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira.


Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários


amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar


um mosaico da bandeira.


- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.


- Realizar brincadeira no salão: usar um grande lençol e várias bolinhas


coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol


e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e


propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão.


Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor


para guardar.


- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.


- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo


azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado


vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...






8) Avaliação


• Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de


etapas.






9)Duração


• Aproximadamente dois meses junto com outras atividades trabalhadas também, ou seja, esse projeto NÃO deve ser trabalhado isoladamente !




Nenhum comentário:

Postar um comentário