Projeto Resgate Cultural (3) O conteúdo

O CONTEÚDO


No primeiro momento do projeto, o trabalho será baseado em pesquisas junto à comunidade, alcançando:
 o pai;

 a mãe;

 os avós maternos e paternos;

 a família no geral;

 parentes em primeiro grau.

As pesquisas serão fundamentais para se descobrir:

 A origem de naturalidade dos moradores dos bairros alcançados pela escola: A faixa etária da comunidade escolar;

 O grau escolar da comunidade escolar;

 A profissão e as atividades econômicas das pessoas;

 O que as pessoas julgam necessitar de melhorias de infra-estrutura pública.


Após as etapas de pesquisa de campo, determinaremos objetivos de resgate dos costumes locais, separando por faixas etárias visando principalmente integrar os alunos à comunidade e com isso:

 descobrir as lendas locais;

 descobrir e aprender sobre os brinquedos e brincadeiras da época dos pais e avós;

 conhecer histórias contadas pelos mais velhos ( principalmente os avós);

 descobrir hábitos alimentares da comunidade que a diferencie;

 descobrir práticas artesanais que possam ser repassadas aos alunos.

Num terceiro momento, voltaremos nosso foco à questão do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange e procuraremos descobrir mais profundamente como tem sido a relação entre as pessoas e a natureza do local que como bem sabemos deve ser ocupada racionalmente. Já há uma série de restrições em relação ao parque e no entanto as pessoas continuam habitando sua área e seu entorno protetivo.

O estudo e as descobertas que propomos, estarão entrelaçadas aos conteúdos das demais disciplinas curriculares num trabalho interdisciplinar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário