Proclamação da República- texto com atividades

Pequeno texto informativo, indicado para turmas de terceiro ao quinto ano pois é resumido e apresenta atividades gramaticais que fazem parte do currículo de todas essas séries.
Como está formatado em documento de word, você pode modificar: acrescentando ou retirando atividades do documento antes de realizar a impressão para seus alunos.
Baixe no botão download ao final da postagem:













14 comentários:

  1. de que modo essas atividades acrescentam conhecimento aos alunos? como formanda n curso de magistério, acredito que toda atividade deve ter um conteúdo significativo, além de ser fundamentada no conteúdo trabalhado de modo que acrescente informações úteis..

    ResponderExcluir
  2. Como formanda de Magisterio nota-se seu total despreparo frente às situações reais de aprendizagem dentro de uma sala de aula, a união dos conteudos programaticos de várias disciplinas como no caso desta Historia e Lingua Portuguesa além da contextualização da matéria aos dias de hoje tanto com o uso do calendario quanto do mapa. Lamentável que futuros profissionais estejam se "preparando" desta maneira para assumir o futuro da educação brasileira.

    ResponderExcluir
  3. aguardo ansiosamente no email obancodeatividades@hotmail.com a sua contribuição "conteúdo significativo, além de ser fundamentada no conteúdo trabalhado de modo que acrescente informações úteis" para que eu complemente a postagem acima citada!!!!
    Pois fazer críticas é extremamente simples!!!!Propor soluções é que são elas!!!!
    No aguardo de sua contribuição!!!!

    ResponderExcluir
  4. É só verificar seu email (:
    E outra coisa, em nenhum momento eu lhe ofendi e nunca quis fazer uma crítica negativa. Só lhe disse o que aprendi com os meus professores: "cobre da criança o que demonstrará que ela entendeu do conteúdo", "faça perguntas de interpretação de texto nas quais ela não copie as respostas", etc.. Desculpe-me se pareceu uma crítica ou uma ofensa, não foi minha intenção.
    Att., Marianna.

    ResponderExcluir
  5. eu não me senti ofendida,a atividade foi enviada por uma colaboradora e não vejo mal algum nela. Como disse, criticar é muito facil e o que eu espero de você, não é "as desculpas" enviadas ao meu email e sim questões aos quais você julga ser "significativas" para colaborar com a postagem,complementá-la!Embora eu acredite que nunca as veja, eu reitero o pedido, pois quem sabe criticar e falar mal, deve saber também o que colocar no lugar para substituir!
    Está mais do que na hora das pessoas serem responsáveis pelas suas opiniões, criticas, enfim, com o que fala e que atinge diretamente outras pessoas!
    Esta não é uma rede social onde pessoas se reunem e falam o que querem. É um espaço educacional onde muitas pessoas colaboram para cada postagem realizada de forma, que deve ser tratado com a mesma seriedade com que eu, e as pessoas que com ele colaboram o tratam!!! E não com a leviandade de suas palavras!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que para que a Proclamação da República ser trabalhada, deve-se aproveitar o máximo da sua história, fazendo com que o aluno explore o texto e tenha sua própria opinião sobre o assunto. Para fazer atividades interdisciplinares, seria uma boa fazer produções de texto sobre o conteúdo, ou realizar debates em sala, que, como diz Sandra Bozza, trará a aquisição da língua não só por meio do código escrito, mas também através da linguagem. Nas questões de Interpretação, substituiria as perguntas que teriam sua respostas copiadas do texto, por perguntas que fariam o aluno demonstrar o que entendeu do conteúdo, como por exemplo: "Qual era a ideologia do Partido Republicano?", "Existem muitas diferenças entre Monarquia e República? Cite-as", etc..

    E você não me disse o que achou sobre o encaminhamento metodológico que lhe enviei..

    De todo modo, obrigada, essa conversa com você me auxiliou na elaboração dos planos de aula da minha regência.

    Att., Marianna.

    ResponderExcluir
  7. vou deixar que as demais colaboradoras e visitantes deste espaço realizem observações sobre suas colocações.

    ResponderExcluir
  8. Alunos de quarto e quinto ano respondendo sobre "ideologia" ou diferenças entre monarquia e republica como questionamentos para um texto que sequer fala sobre a questão?
    Achei completamente fora de sentido!!!!!
    A formanda aparentemente desconhece a realidade da escola ou a idade dos alunos que frequentam EFI.

    ResponderExcluir
  9. "Qual era a ideologia do Partido Republicano?", "Existem muitas diferenças entre Monarquia e República?..Me desculpem, mas essa é uma pergunta sem noção a alunos de primário!Infelizmente estamos sendo abarrotados de profissionais sem qualificação e noção do que é ensino. Tenho 25 anos e sou formada em Letras, Química e Música e leciono a dez anos, inclusive no ensino superior, e a prof do magistério da colega esta tremendamente equivocada. Ela ja leu o PCNS??? Que por sinal pedem do começo ao fim "intertextualização de conteúdos, disciplinas e teoria x realidade", tudo que o exercício propos. Outra coisa tive muitos professores nas minhas graduações com esse pensamento da prof da colega, porém devemos pensar por si próprio. A teoria ensinada em graduação é bem diferente da realidade em sala de aula.Na teoria a pergunta sobre monarquia seria otima, porem a real situação escolar é depararmos com alunos ainda em fase de alfabetização na 5série!!!!Justamente por chegarem formados achando que dar aula é fazer show e ensinar monarquia do qual o aluno nao ira utilizar por enquanto, e deixar de lado atividades simples mas, bem mais significativas.

    ResponderExcluir
  10. ...Achei um pouco extensiva a atividade, são assuntos diversos apresentados, mas aproveitarei algumas até p meus meninos d 2º ano, principalmente o reconhecimento das letras e seus fonemas, o calendário - e aí enfatizar a ação do passado sobre o presente, dar a noção de linha do tempo etc.
    Concordo contigo Marianna, sobre as respostas que eminentemente estão no texto, mas note que, p os educandos em processo de alfabetização, é necessário que eles consigam localizar informações no texto. Mas acho, tb, que as questões poderiam ser do tipo, "O q aconteceu à família real?", que apresenta uma construção diferenciada da frase e a resposta deve ser reelabora com base no texto.

    Renata

    ResponderExcluir
  11. Outra coisa, Marianna, utilize tds as oportunidades p fazer os menin@s escreverem; produção de textos é uma ótima ideia... Só ñ se frustre qdo perceber q nem tds terão essa habilidade, tenha paciência e fique mais próximas destes.
    Então, converse sobre o assunto antes da atividade e, MUITO IMPORTANTE, estude vc tb, ñ somente os livros didático, mas livros especializados no tema. Uma leitura ótima q vc vai encontrar sobre isso é o Guia Politicamente Incorreto da História o Brasil, gostosíssimo de se ler!

    Boa sorte em sua caminhada e vamos dialogar, acima de td!
    Abçs, Renata

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Foi impossível ver essa discussão aqui e não dar uma opinião.
    Acredito que a formanda de magistério que a iniciou tem muito a aprender ainda. A teoria linda e perfeira que aprendemos no magistério ou na faculdade quase sempre torna-se inviavel de ser aplicada nas nossas escolas. Ainda conseguem fazer alguma coisa os profissionais realmente dedicados e compromissados.
    Portanto, querida estudante, entenda que qualquer material, por mais precário e irrisório que pareça ser, pode se tornar uma verdadeira poção mágica. Só depende da capacidade de quem as usa em adequa-lo a realidade da turma.
    Esse blog já me ajudou imensamente na elaboração das minhas aulas e atividades. Algumas vezes usei o material aqui encontrado na íntegra e outras fiz a modidificações que achei necessárias. Espero então que esse episódio não desmotive ao Banco de atividades de continuar nos auxiliando com esses materiais.
    Beijos querida e que Deus continue lhe iluminado sempre.
    Silvana Araújo

    ResponderExcluir
  13. Sinto muito.... não entendi a crítica de Maarih &#39, como uma ofensa ao banco de atividades. Críticas são sempre boas para que possamos melhorar, a cada dia! Muita ofensa por nada! Infelizmente as aulas de história são massacradas com informações repetitivas e sem sentido para o aluno e, mesmo a realidade de sala de aula sendo diferente do que aprendemos nos cursos de graduação, especialização etc, não podemos aceitar a mera reprodução do que já existe e desistir de tudo de bom que podemos fazer porque o sistema já está aí! Fazemos os cursos de graduação justamente para aprender a fazer diferente, melhor...Se desanimarmos ao longo do caminho seremos apenas MAIS UM PROFESSOR e não O PROFESSOR! Pensem nisso!
    Parabéns, ao banco de atividades e a todos que postam aqui suas dúvidas, críticas, elogios... É assim que a educação caminha para frente! Abraços!

    ResponderExcluir
  14. A aula é muito boa para uma turma de alfabetização. O que acontece é que um professor experiente fará adaptações de acordo com a sua turma.Gostei bastante do debate acima. Quando todos nós continuamos a aprender a educação só ganha com as questões. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir