ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.

Organizando uma formatura

Documento retirado da net
tem pontos interessantes que você pode utilizar como referência para produção de formatura em qualquer escola:

Formatura




Trata-se de um evento social cujo objetivo maior é a integração entre a escola e a família.

A organização de uma formatura é trabalhosa e de grande responsabilidade, pois acontece “ao vivo” e para que não haja qualquer falha deve ser muito bem planejada.



Objetivos



.promover a interação escola / família

.divulgar a escola

.difundir algumas modalidades culturais como teatro, danças, expressão corporal, canções, poemas, jograis, etc.



Desenvolvimento



A formatura deve ser planejada desde o início do ano: tema a ser abordado, local, decoração, etc,

a) Projeto – de onde virão os recursos financeiros, humanos, físicos, etc, necessários para a realização do evento.

b) Acompanhamento e controle- a direção da escola deverá determinar um responsável para gerenciar o evento: escolher o local, a ornamentação, o contrato de profissionais para as fotos de beca, filmagens, convites, etc, esta pessoa poderá dividir as atribuições com uma comissão de formatura, composta por pais e professores.

c) Execução-preparação de convites, fotos de beca, foto do grupo com o professor(a) passeio de despedida, lanche, filmagem das crianças na escola para ser colocado em DVD da formatura, etc.

d) Orçamento- para a realização do evento, há gastos que devem ser levados em consideração: aluguel do telão, som, ornamentação do local, lembrancinhas das crianças, diploma, passeio, etc.

Conforme o poder aquisitivo das famílias dos formandos, poderá ser estabelecido em reunião com os pais determinado valor por criança.

Outra forma de angariar fundos, é promover eventos para a arrecadação do valor a ser gasto como: festival de sorvete, gincana, festa junina, sarau, etc. em todos esses eventos, cobre ingresso a baixo preço.

f)Figurino- a critério da escola: uniforme, beca, roupa de passeio (aluguel em casa especializada (noiva) de vestidos iguais tipo “dama de honra” e terno para os meninos), etc.

g)Dia da formatura- a direção da escola, junto com a comissão de formatura, decide como será a festa: missa

e ou culto, ou festa em salão. Para qualquer um desses eventos, a escola deve seguir um roteiro, desde a recepção dos convidados até o final da festa. Por exemplo:

.determinar uma dupla de professores para receber os convidados. Estes deverão permanecer na entrada do local, entregar programas ou folhetos para leitura, encaminhar pessoas idosas ou portadoras de deficiências para se assentarem, etc.

.os pais e avós dos formandos devem ter prioridade em assentarem mais a frente. Deixar reservado com nomes ou fitas amarradas separando estes lugares.

.apresentador - esta pessoa deverá ser escolhida com antecedência para dirigir a festa. Deverá ter boa dicção e tom de voz agradável ao ler o programa, fazer a chamada dos formandos, etc.



O que apresentar numa formatura



Muitas escolas apresentam danças folclóricas, balés, teatro, em que os personagens principais são os formandos, que se fantasiam e permanecem com a roupa até o final da festa.

Sugestões para apresentar numa formatura:

.peças de teatro

.historia de vida dos alunos na escola

.historia do circo

.danças

.jograis

.poemas

.encenação de temas como o nascimento de Jesus

.musicas com corais infantis

.reflexões sobre a paz, a preservação do meio ambiente e outros

.elementos da natureza: água, ar ,terra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário