ORGANIZAÇÃO DO BLOG

Foi iniciada hoje uma operação de organização do blog. Materiais serão separados, postagens sem link válido serão corrigidas e por isso algumas coisas serão postadas novamente e estarão no inicio do blog com marcação temática para facilitar a busca.
A localização das atividades serão mostradas em video no interior da postagem para facilitar seu acesso e consulta.
E você que ainda não viu vantagem em adquirir o acesso, vai ter a oportunidade de ver mais de perto quanto tempo perdeu buscando materiais por aí que estavam formatados e prontinhos para impressão em nossos discos virtuais.

Ensinado porcentagem à partir do Material Dourado

O termo porcentagem vem de "por cem".
Por exemplo: 10 por cento ou 10% significam 10 partes de 100.
quarenta e cinco por cento significa 45 partes de 100.
Ensinar esse conceito concreto para os alunos de quarto e quinto ano é muito simples se você utilizar o Material Dourado.
A placa de 100 unidades é a figura ideal para mostrar na prática, concretamente o que está sendo dito, e a sua teoria, aliada à prática, terá resultados surpreendentes.

Utilize a placa de 100 partes para propor pinturas de porcentagens :


O aluno faz no caderno, e você mostra na placa concreta.Depois, pode-se propor, operações inversas, como por exemplo 15 por cento é 15, quantos por cento faltam para que eu pinte a figura inteira? E outras que sua criatividade mandar.
Proponha situações problemas (oralmente ou no caderno) como:

.Fulano perdeu 80% de suas 100 figurinhas no jogo, quantas lhe sobraram?

.Larissa queria uma boneca que custaria 55% de 100 reais. Qual o valor da boneca?Com 100 reais seria possível comprar duas bonecas? Quanto sobraria ou faltaria?


Se em sua escola tiver material dourado suficiente para trabalho em duplas, peça para que separem unidades correspondentes à porcentagem que você solicitar oralmente (por exemplo: 8 por cento, 15 por cento e assim por diante , com barrinhas e unidades).
Se não tiver material dourado suficiente, confeccione você mesma em cartolina ou papelão.
Amplie os conhecimentos nesta atividade, questionando os alunos em relação à dezenas e unidades, por exemplo: quantas dezenas tem 15 por cento e quantas unidades. Quantas unidades faltam a 15 para chegar a duas dezenas, e assim por diante.
Abaixo, para você baixar e imprimir, documento de word, com placas de 100 unidades para pintura de porcentagens simples.
Este é apenas o trabalho inicial.
Após a plena compreensão desse conceito é que a professora adianta os trabalhos com porcentagens à partir de quantidades em dinheiro por exemplo.
Comece com valores redondos, de preferencia 100 reais, onde o aluno aplicará o conceito de 100 unidades do Material Dourado, e depois, prossiga com quantidades maiores e inteiras como 200,300 e só após, quantidades de divisões não exatas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário