Educação Infantil - matemática na prática 4

MESMA FORMA

Aproveite o trabalho com o conceito de mesma forma para explorar com os alunos o jogo da memória. Construa com eles de 6 a 10 pares de cartas. Cada par deve ter uma mesma figura geométrica desenhada: quadrado, retângulo, triângulo, círculo, etc.

Nesta fase, trabalhe inicialmente com as figuras das cartelas viradas para cima sobre a mesa.Quando os alunos dominarem melhor o jogo, pode-se jogar com as cartelas viradas para baixo.



SEQUENCIA TEMPORAL

Peça aos pais que enviem 3 fotos dos alunos, nas quais eles tenham tamanhos diferentes, para mostrar aos colegas. Organize o momento de mostrar as fotos, pedindo a cada aluno, na sua vez, que vá contando um pouco da sua história a medida que for exibindo cada foto.



SÍMBOLOS

Trabalhe com os alunos os significados de placas, sinais e símbolos como:


Explore com os alunos o significado de cada um.


Pergunte: “Como sabemos o que cada placa ou símbolo significa, se há pouca coisa escrita neles?”; “Qual a cor que devemos esperar no sinal de pedestre para atravessar a rua?”; “Qual a cor do semáforo que nos alerta para não atravessar a rua naquele momento?”. Aproveite para trabalhar as várias denominações desse sinal de transito: farol, sinaleira e semáforo.



NENHUM

Em uma área livre, brinque com os alunos de formar grupos de mesma cor. Distribua fitas coloridas para os alunos e peça a eles que formem grupos com os que estão com a mesma cor de fita. O número de elementos do grupo deve variar. Pode haver grupos de nenhum elemento. Deixe, por exemplo, de distribuir fitas amarelas. Intencionalmente pergunte: “Quantas crianças no grupo de fita amarela?” A resposta devera ser: “Nenhuma”.

MUITO – POUCO – UM ÚNICO

Combine com os alunos que eles podem responder às suas perguntas com:muitas, poucas ou uma única. Use 3 copos ou garrafas de plástico transparentes com bolinhas: um com muitas bolinhas, outro com poucas bolinhas e um terceiro com uma única bolinha. Pergunte aos alunos, apontando cada vez para um recipiente: “Quantas bolinhas aqui?”; “E neste copo?”; “Neste outro?”

Explore outras situações que a sala permita, como por exemplo: “Quantos alunos há na sala?” “E quantos professores?” “Quantas janelas tem a sala?”

Continue a brincadeira com outras perguntas enquanto os alunos mostrarem interesse.



MAIS MENOS – MESMA QUANTIDADE


1.A maioria das crianças conhece e usa a palavra mais, em situações como: “Ele tem mais bolinhas que eu”.”Este ninho tem mais pintinhos que aquele.” O uso da palavra menos, no entanto, já não é muito comum entre as crianças. Embora alguns alunos já saibam contar até 5 ou 6, alguns até 10, eles não compreendem que 5 é mais que 4 ou que 3 é menos que 4. É importante explorar situações que envolvam comparações desse tipo para que os alunos incorporem esses conceitos.

a) Mostre três plantas para os alunos, uma com poucas folhas, outra com mais folhas e uma terceira com muito mais folhas. Pergunte: Alguém pode me dizer qual das plantas tem mais folhas? E qual tem menos folhas?

b) Proponha outras situações semelhantes usando ilustrações ou objetos reais, como potes de bolinhas,copos com grãos de milho.



2.Com antecedência, solicite que os alunos tragam 5 figurinhas para a sala de aula.


a) peça que cada aluno escolha uma, duas ou três figurinhas entre as que trouxe.

b) Peça a cada um que compare a escolha com a de um amigo, para descobrir se escolheu mais, menos ou a mesma quantidade de figurinhas que o amigo.

c) Proponha a construção coletiva de um painel com a colagem das figurinhas que os alunos quiserem ceder.



3.As pedras do jogo de dominó são um excelente material para explorar as noções de quantidade. Se a escola não dispõe de jogos de dominó, sugerimos a construção de um.


a) Distribua pedras de dominó para que os alunos inicialmente façam suas próprias descobertas.

b) Converse com eles sobre as peças e descubra o que conhecem sobre esse jogo.

c) Peça que observem as peças e escolham uma que tenha mais pontos de um lado que do outro. Faça com que percebam que também podemos dizer que na peça escolhida há menos pontos de um lado que do outro.

d) Solicite que escolham uma peça que tenha a mesma quantidade de pontos dos dois lados.





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