Cidadania- textos e atividades

CIDADANIA


Vamos procurar no dicionário o que significa a palavra CIDADANIA

..........................................................................................................................................................

O que é cidadão?............................................................................................................................

.........................................................................................................................................................

MANDAMENTOS CÍVICOS

1. Honra a Deus amando a Pátria sobre todas as coisas, pois Deus nos deu por berço esta Terra com tudo o que nela existe de esplendor no céu e de beleza e de fartura na terra (ecologia).

2. Considera a Bandeira como a imagem viva da Pátria, prestando-lhe o culto do teu amor e servindo-a com todas as forças do seu coração (religiosidade).

3. Honra a Pátria no passado, sobre os túmulos dos heróis, glorifica-a no presente: com a virtude e o trabalho, impulsiona-a para o futuro: com a força e a dedicação, que é a força da fé. ( estudo e trabalho).

4. Instrui-te para que possas andar por teu passo na vida e transmita a teus filhos a instrução que dote que não se gasta, direito que não se perde, liberdade que se não limita (educação).

5. Pugna pelos direitos que te confere a lei, respeitando-a em todos os seus princípios, porque da obediência que se lhe presta a Ordem, que é a Força sua vê que mantém os homens em harmonia (Lei dos direitos e deveres).

6. Ouve e obedece aos teus superiores, porque sem disciplina não pode haver equilíbrio. Quando sentires o tentador, refugia-te no trabalho, como quem se defende do demônio na fortaleza do altar (disciplina e ordem).

7. Previne-te na mocidade, economizando para a velhice, que assim prepararás de dia a lâmpada que te ilumina a noite (instrução e educação).

8. Acolhe o hóspede com agasalho oferecendo-lhe a terra, a água e o fogo, sempre porém, como senhor da casa, nem com arrogância que o afronte, nem com submissão que te humilhe, mas se serenamente sobranceiro (solidariedade).

9. Ouve aos teus, que tem interesse no que lhes é próprio reservando-te com os de fora. Quem sussurra segredos é porque não pode falar alto, e as palavras cochichadas nas trevas são sempre rebuços de idéias que se não ousam manifestar ao sol (influências / opinião própria).

10. Ama a terra em que nasceste e a qual reverterás na morte. O que por ela fizeres por ti mesmo farás que és terra, e a tua memória viverá na gratidão do que te sucederem (fazer o bem).



Estes mandamentos encerram-se em dois:



Amar a Pátria sobre todas as coisas e

Aos que conosco trabalham para engrandecê-la



Os mandamentos cívicos

(em uma nova versão)

1. preservas a natureza, pois foi Deus quem nos concedeu tanta beleza.

2. Respeita a Bandeira, como se deve respeitar a religião.

3. Estuda o passado para que possas conhecê-lo e trabalhando no presente possas construir o futuro.

4. Estude e dê oportunidade para que seus filhos possam estudar pois esse, é o seu maior bem, que ninguém poderá tirar.

5. Quem não tem instrução não poderá defender seus direitos por não conhecê-los.

6. Tenha disciplina e saiba obedecer.

7. Estude enquanto se é jovem para garantir uma velhice tranqüila.

8. Ajude o próximo.

9. Ouve seus pais e seus professores que desejam o seu bem, cuidado com os falsos amigos.

10. Faça o bem para que tua memória permaneça.



Declaração Universal dos Direitos Humanos

O direito à vida

Artigo 1º - todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, e dotados que são de razão e consciência, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros.

Artigo 3º - todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade, e à segurança de sua pessoa. O direito à integridade da vida

Artigo 5º- ninguém será submetido a torturas, penalidades ou tratamentos cruéis desumanos ou degradantes.

O direito a vida privada e a honra

Artigo 12- ninguém será objeto de ingerências arbitrárias em sua vida privada e sua família, seu domicílio ou sua correspondência, nem de ataques às sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais ataques.



Estatuto da criança e do adolescente

Lei nº 8069/90 Brasil

Artigo 3º - a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-se a eles, por lei ou por outros meio, todas as condições de liberdade e de dignidade.

Artigo 4º- é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Parágrafo único: a garantia a prioridade compreende:

a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

b) Precedência de atendimentos nos serviços públicos ou de relevância pública.

c) Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.

d) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Artigo 5º- nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Artigo 7º- a criança e o adolescente tem direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação das políticas sociais públicas que permitam o seu nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.



Na verdade, todas essas leis que foram lidas falam sobre o quê.....................................................

...........................................................................................................................................................

..........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Escreva abaixo 6 coisas boas da vida de uma pessoa:

..........................................................................................................................................................

..........................................................................................................................................................

Escreva abaixo 6 coisas ruins na vida de uma pessoa:

.........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

As regras da boa convivência em sala de aula

 respeitar a professora;

 respeitar os colegas;

 ajudar os amigos;

 não xingar;

 ser gentil;

 ser educado;

 saber falar e ouvir;

 respeitar a opinião dos colegas

 não agredir fisicamente os amigos.



A minha vida está sendo respeitada?...............................................................................................



A vida do planeta está sendo respeitada? Por quê?........................................................................

..........................................................................................................................................................

..........................................................................................................................................................

..........................................................................................................................................................

..........................................................................................................................................................

O que eu posso fazer para preservar o planeta?.............................................................................

.........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Escreva um texto falando sobre a vida:

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

O que nós podemos fazer para preservar a natureza da nossa escola?

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Precisamos cuidar de nosso planeta

Hoje em dia as pessoas aparentemente estão muito preocupadas em preservar a natureza, e quando se fala em natureza, a primeira coisa que vem em nossas mentes é um lugar cheio de árvores, e muito verde, principalmente, você já parou para pensar por quê o verde é tão importante?

Pois bem, as árvores e todos os seres vivos da família dos vegetais, aqueles que nós chamamos de plantas, são as responsáveis pela fabricação e renovação do oxigênio que nós seres humanos necessitamos para respirar. Então, se as árvores e as plantas desaparecerem da face da Terra, quem é que vai produzir o oxigênio?

Além disso, as plantas são seres produtores dentro da cadeia alimentar. O que significa isso? Significa que elas produzem o seu próprio alimento, se não houvesse outros seres vivos na Terra ainda assim as plantas sobreviveriam porque elas não dependem de outros seres, muito pelo contrário, nós seres humanos e os outros animais é que precisamos das plantas. Como é que as plantas produzem seu alimento? Elas fazem isso por um processo que nós chamamos de fotossíntese: é mais ou menos o seguinte:

As plantas usam a luz do sol juntamente com o gás carbônico e mais a água e produz o oxigênio e a energia. Assim a planta se mantém viva e dá vida para os animais que as consomem.

Mas você pode pensar: eu não como árvore e nem mato, e se essas plantas acabarem eu posso comer um belo bife de boi ou um bom pedaço de galinha, ou então um belo pernil de porco, não é? Até é. Mas e o boi para se manter vivo come o quê? E a galinha come o quê? E o porco come o quê? Todos eles são consumidores primários que se alimentam de plantas, de mato, de capim, de milho e outros vegetais da natureza, e sem esses vegetais, adeus bife, adeus frango, e adeus leitão.

Por essas e outras coisas mais, você deve ajudar a preservar a natureza, e não adianta ficar fazendo discurso para tentar convencer os outros se você não mudar a si mesmo, vamos cuidar do jardim da nossa escola e de todo verde que estiver à nossa volta, assim a natureza agradecida retribuirá com frutos e flores que nos alegrarão e perpetuarão a nossa existência.



Por que as plantas são importantes no nosso planeta?

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Declaração Universal dos Direitos Humanos

artigo 25- toda pessoa tem direito a um nível de vida adequado, que lhe assegure assim como à sua família, a saúde, o bem-estar, e de modo especial, a alimentação, o vestuário, a habitação, a assistência médica e os serviços sociais necessários, tem ademais, direito aos seguros no caso de desemprego, enfermidade, invalidez, viuvez, velhice e outros casos de perda de seus meios de subsistência por circunstâncias independentes de sua vontade.

Estatuto da criança e do adolescente

Artigo 8º

Parágrafo 3º- estabelece ao poder público propiciar apoio alimentar à gestante e à nutriz que dele necessite.

Artigo 18º- é dever de todos zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Constituição da República do Brasil

Artigo 277- é dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, a liberdade, e à convivência familiar e comunitária. Além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão.



O que a sociedade de modo geral está fazendo para acabar com o problema da fome?

Despertar a sociedade para a luta contra a fome e a miséria tem sido o desafio da Ação da Cidadania, movimento articulado pelo sociólogo Herbert de Souza, Betinho.

Há três anos, o Comitê Rio da Ação da Cidadania ajuda a promover um Natal sem fome para milhares de famílias carentes do Rio de Janeiro. Em 1993, 25 mil cestas básicas foram arrecadadas. Esse número dobrou em 1994, chegando a 60 mil em 1995. Nestes três anos mais de meio milhão de pessoas tiveram o que comer no Natal.

Parceria e solidariedade foram marcas determinantes para a realização de todos esses natais, que contaram com a adesão de inúmeras empresas, escolas, meios de comunicação, etc. artistas e a sociedade em geral participaram e deram suas contribuições. A mídia teve papel importante, divulgando a campanha e dando transparência à arrecadação e a distribuição dos alimentos.



Você acredita que os direitos dos cidadãos descritos acima estão sendo respeitados? Por quê?

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

........................................................................................................................................................... ...........................................................................................................................................................

As doenças da fome

A falta de alimentos ou a ausência de uma dieta alimentar equilibrada podem determinar graves conseqüências para o organismo como: desnutrição, bócio, hipovitaminose e anemia.

Desnutrição: caracteriza-se por atraso no crescimento e ganho de peso, inchação, apatia, emagrecimento e falta de apetite. Em certas partes do mundo é comum ver crianças de dois ou três anos que não andam, não engatinham e não falam por causa desta doença. Pesquisas recentes mostram que os brasileiros não consomem o mínimo de calorias necessárias ao organismo, e isso atinge 64% de todo o povo.

Entre as causas da desnutrição a principal é a pobreza.

Bócio: é causado pela falta de iodo na alimentação.

Hipovitaminose A: causa até cegueira.

Anemia: é causada pela falta de ferro na alimentação, como conseqüência, a pessoa fica fraca e pálida.

Além da falta de uma alimentação equilibrada falta muita informação para que essas e outras doenças possam ser evitadas.

Lembre-se : comer bem é comer qualidade e não quantidade.

Quais são as medidas tomadas pelo governo para o combate a fome?..........................................

...........................................................................................................................................................

Você acha que essas medidas tem sido eficazes?...........................................................................

...........................................................................................................................................................

O que você acha que ainda é necessário para acabar com a fome no Brasil?................................

...........................................................................................................................................................

Você tem uma boa alimentação em sua casa? O que você costuma comer?..................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Como é a merenda de sua escola e como você gostaria que ela fosse?.........................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo 25- Toda pessoa tem direito a um nível de vida adequado que lhe assegure, assim como à sua família, a saúde e o bem-estar e, de modo geral e especial, a alimentação, o vestuário, a habitação, a assistência médica e aos serviços sociais necessários; tem ademais, direito aos seguros em caso de desemprego, enfermidade, invalidez, viuvez e outros casos de perda de seus meios de subsistência por circunstâncias independentes de sua vontade.

Estatuto da Criança e do Adolescente

Lei nº 069/90 Brasil

Artigo 7º - A criança e o adolescente têm o direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o seu nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

Artigo 11- é assegurado atendimento médico à criança e ao adolescente através do Sistema Único de Saúde. Garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde.

Parágrafo 1º - criança e adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.

Parágrafo 2º- incumbe ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação e reabilitação.

Constituição da República Federativa do Brasil – 1988

Artigo 196- a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Você acredita que todos esses direitos do cidadão estão sendo colocados em prática?.................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Quais direitos ainda não existem na prática e por quê?...................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

O que é saúde?

A saúde é, assim entendida como direito do homem. Em se tratando de um direito, cabe ao estado zelar por ele e se empenhar para que os cidadãos possam desfrutá-lo. Aos governos cabe, pois, proporcionar as necessárias boas condições de sobrevivência à população, ou seja, elevar o seu padrão de vida.

Nesse contexto, o conceito de saúde se amplia e engloba muito mais do que a simples ausência de moléstias. Na definição da OMS, saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental, social não significando apenas ausência de doença”. A partir daí, podemos ponderar que a saúde, para ser mantida, não depende apenas de médicos e hospitais mas de toda uma estrutura que garanta alimentação adequada, habitação, vestuário, transporte, lazer, educação, bom ambiente de trabalho, segurança, salários suficientes para cobrir o custo de vida e hoje, a preservação do ambiente, cuja deteriorização crescente tantos danos tem causado ao homem. Em outras palavras, saúde implica desenvolvimento.

A saúde é como dissemos, um direito do cidadão. Cabe ao Estado proporcionar a ele este direito. No Brasil, porém não se pode dizer que a proposta da ONU esteja sendo cumprida.

O brasileiro ainda não possui direitos à saúde. Que o digam não só a enorme miséria observada em várias partes do país, mas também a desigualdade de padrões de vida, as deficiências físicas e mentais de crianças cujas mães não receberam assistência nutricional e médica durante a gravidez, a ausência de saneamento básico, a disparidade entre salários, a falta de assistência à velhice, a precariedade das campanhas de imunização, as deficiências do sistema médico – hospitalar, as longas filas para o atendimento médico, a falta de recursos da população para comprar remédios, a crise habitacional e muitos outros problemas.

O lixo e as doenças

Muitas doenças podem estar associadas à forma como o lixo está depositado no ambiente, pois ele é o alimento, fonte de água e abrigo para uma infinidade de organismos nocivos à saúde humana. O serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos, identificou cerca de 22 doenças humanas que podem estar associadas ao lixo sólido, principalmente aos dejetos humanos.

Algumas doenças associadas ao lixo:

- febre tifóide: doença infecciosa provocada por bactéria que se multiplica no intestino.

- Cólera: doença infecciosa aguda provocada por bactéria geralmente epidêmica caracterizada por vômitos e diarréia.

- Desinteria: infecção intestinal provocada por diferentes tipos de microorganismos patogênicos.

- Antraz: infecção estafilocócica da pele, formada da reunião de muitos furúnculos que se alastra pelo tecido subcutâneo.

- Peste bubônica? Doença infecciosa e contagiosa provocada por uma bactéria que é transmitida ao homem pela pulga do rato.

- Tracoma: conjuntivite causada por um vírus.

- Triquinose: infecção parasitária do homem transmitida pela carne do porco quando o animal é alimentado com lixo não esterilizado.

O lixo e o ambiente

No ambiente o lixo pode causar vários danos à qualidade das águas, do solo, do ar, por diferentes tipos de poluição.

- água: a disposição inadequada do lixo pode contaminar rios e lagos. O chorume, líquido que emana da decomposição do lixo, é um dos principais poluentes.

- Solo: o lixo pode alterar as características físicas, químicas e biológicas dele.

- Ar: a queima do lixo libera fumaça tóxica nociva á saúde humana.

- Visual: o lixo tem um aspecto considerado desagradável, além do odor: ele modifica características estéticas da paisagem e introduz uma fauna desagradável: moscas, baratas, ratos e urubus;

- Sonora: o trabalho de coleta, disposição e tratamento do lixo envolve transporte por caminhões e um maquinário para tratamento que produz ruídos desagradáveis.

Saneamento básico

O saneamento tem por fim, tornar o nosso ambiente são, respirável e habitável.

Fazem parte do saneamento básico:

- abastecimento de água

- a coleta de lixo

- a rede de esgotos

O abastecimento de água de uma cidade cuida do tratamento de água, tornando-a própria para ser consumida.

A coleta de lixo cuida da retirada do lixo da cidade. Para evitar a contaminação da água e do solo pelo lixo devemos:

- tampar as latas de lixo, para evitar moscas;

- coleta de lixo em sacos plásticos;

- enterrar ou queimar o lixo quando ele não é recolhido.

A rede de esgotos evita que o solo, as águas da superfície da terra e o lençol d’água subterrâneo fiquem contaminados. Quando não houver redes de esgotos na casa, devem-se construir fossas ou provadas em terrenos mais baixos.

Higiene

Para gozar de boa saúde deve-se:

- lavar as mãos antes das refeições;

- escovar os dentes ao deitar, e depois de cada refeição;

- manter as unhas limpas e os cabelos penteados;

- andar calçado e com roupas limpas;

- dormir em quarto arejado.

Higiene mental

- praticar esportes;

- ler bons livros;

- estudar com capricho.

Higiene social

Para viver bem com as outras pessoas deve-se:

- ser alegre;

- ser amigo;

- colaborar com o próximo;

- obedecer os mais velhos;

- zelar pelo patrimônio.

Além disso, respeitar os direitos dos outros.

Higiene dos alimentos

-devem ser guardados em lugares frescos;

- devem ser cobertos, a fim de serem protegidos das moscas e da poeira;

- as carnes devem ser bem cozidas ou fritas;

- as frutas e legumes devem ser bem lavados antes de serem consumidos.

Higiene da alimentação

Comer bem não quer dizer comer muito ou comer só as coisas que gostamos.

Comer bem é comer as substâncias necessárias ao organismo.

Para que o organismo aproveite bem os alimentos, devemos:

- lavar as mãos antes das refeições;

- alimentar-se nas horas certos;

- comer devagar e mastigar bem os alimentos;

- comer muitas verduras, legumes e frutas;

- tomar leite e comer carne;

- evitar alimentos muito temperados e apimentados;

- só tomar água fervida ou filtrada;

- não abusar de doces e refrigerantes.

Por que é importante viver num ambiente saudável?.......................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

O esporte e a saúde

Por que o esporte não combina com as drogas?..............................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Qual é a importância da natureza na nossa vida?............................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Como tem sido a relação entre as pessoas e o ambiente no Parque Saint Hilaire Lange?.............

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

O meio ambiente e o patrimônio comunitário

Você tem direito a um meio ambiente saudável, sem poluição de qualquer natureza. Matas, ar, rios, lagos, mares e animais silvestres necessários ao ecossistema e ao equilíbrio ecológico são bens preservados para uma vida pura e limpa.

Você pode defender, perante as comunidades, o poder público, a justiça, todos os patrimônios sociais, mesmo se estiverem sob domínio particular.

Você deve denunciar atos de destruição ao meio ambiente quando souber da existência deles. Nos estados e municípios existem instituições de proteção ao meio ambiente como as Secretarias do Meio Ambiente que funciona nos estados por meio do IBAMA para receber denúncias e sugestões dos cidadãos quando ocorrerem agressões aos recursos da natureza. O patrimônio comunitário, colocado à disposição dos cidadãos, é composto pelos recursos turísticos, paisagísticos, praças, parques, praias, corredeiras, cachoeiras, lagos, monumentos históricos e culturais, museus e todos os lugares que lembram a nossa história. Você tem direito a usufruir de todos esses bens.

É importante lembrar porém que, por ser um bem de todos, as coisas devem acima de todas as coisas ser preservadas. Assim, você mostra ser um cidadão e uma pessoa com boa educação.

Constituição da República Federativa do Brasil, 1988

Artigo 225- todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Cadeia Alimentar

Nos ecossistemas existe uma relação de dependência entre os seres vivos que o compõe, isto é, cada um ocupa um papel e um espaço, mas um depende do outro para se alimentar ou para se manter vivo nesse ecossistema. Nesta teia complicada da vida existem os seres que produzem o seu próprio alimento, os vegetais utilizam-se da luz solar e gás carbônico e produzem seu alimento, oxigênio e crescendo fortes servem de alimentos para outros animais que por sua vez servem de alimento para outros animais. Quando um ser desta cadeia entra em extinção começa a existir um desequilíbrio ecológico, o que afeta profundamente a vida humana de um modo ou de outro. Por isso, sabendo que precisamos respeitar o direito dos outros é bom também lembrar que devemos respeitar o direito de a natureza crescer e se manter em perfeito funcionamento sem a interferência humana, pois só assim, um dia poderemos dizer que o futuro será belo, pois se o homem não parar com sua destruição não haverá mundo para seus filhos e netos que certamente nem chegarão a conhecer esse mundo da forma como nós o conhecemos.

Por que devemos preservar a natureza?..........................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

A natureza do Parque Saint Hilaire Lange tem sido preservada?.....................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo 13- toda pessoa tem direito de circular livremente e de escolher sua residência no território de um país. Toda pessoa tem direito de sair de qualquer país, inclusive do próprio país, e a regressar ao seu país.

Artigo 17- toda pessoa tem direito à propriedade, individual ou coletivamente. Ninguém será privado arbitrariamente de sua propriedade.

Artigo 22- toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social, e a obter, por meio do esforço nacional e da cooperação internacional, a devida conta da organização e dos recursos de cada Estado, à satisfação dos direitos econômicos, sociais e culturais, indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento de sua personalidade.

Artigo 25- toda pessoa tem direito a um nível de vida adequado que lhe assegure, assim como à sua família, a saúde, o bem-estar, e de modo especial, a alimentação, o vestuário, a habitação, a assistência médica e aos serviços sociais necessários; tem ademais, direito ao seguro em caso de desemprego, enfermidade, invalidez, viuvez e outros casos de perda de seus meios de subsistência por circunstâncias independentes de sua vontade.

Estatuto da Criança e do Adolescente

Lei nº 8069/90- Brasil

Artigo 7º- A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitem o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

Artigo 22- Aos pais incumbe o dever do sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

Constituição da República Federativa do Brasil – 1988

Artigo 23- é competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios:

IX- promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.

A lei assegura de maneira geral que as pessoas tem direito à um teto, uma casa para se abrigar e abrigar seus filhos, no entanto, a realidade é um tanto diferente do que realmente deveria ser. Porém, de nada adianta uma casa luxuosa, se as pessoas que lá vivem sofrerem a falta, de bens muito mais preciosos: o amor uma das outras. O carinho, a compreensão, a educação. Uma família que tem tudo isso certamente será feliz e a felicidade é um bem que não tem preço...

Descreva a sua casa:........................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Escreva como seria a casa dos seus sonhos, a casa que você gostaria de ter:

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

Conte com quem você vive em sua casa e como é a relação entre vocês:

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

........................................................................................................................................................... ...........................................................................................................................................................




Nenhum comentário:

Postar um comentário