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Meio Ambiente (28) Anexos

PROJETO SOBRE O PASSEIO AO PARQUE RIO DA ONÇA

DETALHAMENTO DO PROBLEMA
A colocação do Meio Ambiente como um tema transversal inserido ao Currículo Básico de estudo dos alunos, mostrou-nos a necessidade de aprofundarmos os conhecimentos sobre o assunto, e buscarmos soluções criativas para o seu trabalho. Desta forma, com a realização deste passeio ecológico, e todo o estudo que antevirá à este, estaremos cumprindo com nossas obrigações formais enquanto escola, e também com obrigações sociais de cidadania e respeito pelo ambiente: toda a natureza à qual estamos inseridos e que fazemos parte, assim como utilizamos para sobreviver e tirar nosso sustento. Uma vez, que o conhecimento que será apresentado é de extrema importância social, acreditamos que o mesmo não deve se manter preso aos muros da escola, deve ir além, e desta forma, faremos com que os alunos criem hábitos e atitudes, tanto em si mesmos como em sua famílias, atingindo assim, toda a comunidade onde a escola está inserida. Acreditamos que cada um deve contribuir com um pouco para que possamos melhorar o mundo, e sendo cada aluno uma semente de conscientização, estaremos ajudando em muito neste processo. O passeio em si, será o ápice do projeto, onde os alunos poderão observar na prática, um ambiente preservado, conhecer novas espécies da fauna e da flora e verificar a importância da preservação, ou seja, fixar todos os conhecimentos teóricos realizados de antemão.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
OBJETIVOS
 reconhecer a importância da preservação do meio ambiente;
 entender-se como parte integrante da natureza;
 preservar o ambiente à sua volta;
 diferenciar natureza preservada de ambientes poluídos;
 conhecer novas espécies da fauna e da flora;
 classificar algumas espécies animais e vegetais;
 observar a importância da água na natureza;
 conscientizar companheiros sobre conhecimentos adquiridos;
 diferenciar seres vivos de seres brutos;
 cooperar com os colegas em atividades coletivas;
 aprender a portar-se em atividades extra-classe;
 fixar conhecimentos teóricos como: ciclo da água, cadeia alimentar e poluição do ambiente (sonora, visual, da água, do solo e do ar).
MÉTODOS
 apresentar conhecimentos teóricos sobre o meio ambiente como definições sobre a importância da água na natureza, e na vida das pessoas, o ciclo da água na natureza, a necessidade de sua utilização de forma racional e controlada devido à sua pouca quantidade no planeta, e iniciar campanha de mudança de hábitos entre os alunos, primeiramente na escola, levando após, os conhecimentos para suas casas e para a comunidade em geral;
 apresentar conhecimentos teóricos sobre o solo, sua importância e utilização, propor atividades práticas como construção de terrários, minhocários, observação de várias espécies de ambientes e suas comparações, como por exemplo as diferenças entre os solos da praia, da escola, e das casas dos alunos, passando na seqüência pela observação do solo do parque onde será realizado o passeio;
 apresentar conhecimentos teóricos sobre o ar, sua importância e como o homem está destruindo esta parte importante para a sobrevivência do homem na Terra.
 Apresentar conhecimentos teóricos sobre os diferentes tipos de poluição do ambiente (ar, água, solo, poluição visual e sonora) e como essa interferência humana prejudica o ambiente.
 Mostrar aos alunos que as pessoas são parte integrante da natureza, com conhecimentos teóricos sobre a cadeia alimentar, as modificações que as pessoas podem fazer nessa ordem natural das coisas e a maneira como essas transformações influenciam e modificam a vida das pessoas;
 Conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do ambiente à sua volta e fazê-los levar adiante esses conhecimentos;
 Mostrar aos alunos ambientes preservados, como o objeto deste projeto: o passeio ao Parque Ecológico Rio da Onça;
 Na prática, fazer os alunos observarem o ambiente do parque, conhecer novas espécies animais e vegetais, entender os processos da cadeia alimentar e do ciclo da água na natureza. Observar seres vivos e seres brutos, fazer a diferenciação entre eles. Ter atenção à palestras e conhecimentos que serão passados por eventuais monitores do parque, aprendendo atitudes de respeito, cooperação com os colegas e educação em atividades extra-classe.
 Observar todo o trajeto do passeio da escola até o parque e do parque até a escola, percebendo eventuais diferenças e interferências prejudiciais como lixo fora de lugar, desmatamentos desnecessários, etc. STAFF / ADMINISTRAÇÃO Estarão envolvidos na elaboração deste projeto:
 professora regente, com qualificação em Magistério, com apresentação de todo o conhecimento teórico e experimentações, visitações à ambientes e conscientização geral, organização de campanhas de conscientização entre alunos e cobrança de hábitos e atitudes formados com o desenvolvimento do projeto ( como a economia de água no ambiente da escola), enfim estará presente em todas as etapas do projeto;
 professora auxiliar, com qualificação em Magistério, que também estará presente em todas as etapas do projeto, ajudando a professora regente em suas atividades, hora buscando maiores informações sobre este ou aquele assunto, preparando material para uso em aulas da professora regente e acompanhando os alunos em suas visitações e passeios, para assegurar comportamento e real aprendizagem;
 direção da escola, com formação em Magistério, que estará oferecendo suporte à realização das atividades como a garantia dos materiais necessários, a busca de apoio as atividades, agendamento de ônibus e motorista, assim como lanche de alunos, autorização de pais e se necessária for, judicial, para saídas da escola;
 orientação da escola, com formação em Pedagogia, que estará acompanhando os alunos em seus passeios, e auxiliando as professoras e a direção no que se fizer necessário;
 merendeiras, com formação específica para a função, que estarão preparando o lanche das crianças nos dias de passeios;
 jardineiro da escola, com formação específica para a função, que estará auxiliando os alunos em atividades como a produção de terrários, minhocários, observação do ambiente da escola, assim como cobrando também pela conservação desses ambientes escolares;
 motorista do escolar, com formação específica para a função, que estará transportando os alunos no passeio à ser realizado no parque;
 monitores do parque, com formação específica para a função, que estarão oferecendo palestras sobre o parque;
 pais de alunos, que estarão cientes do projeto, cobrando pela formação de hábitos e atitudes e permitindo as visitações que os alunos terão que realizar na busca de ampliação de seus conhecimentos teóricos. AVALIAÇÃO
 os alunos serão avaliados na totalidade das ações que estarão realizando, seja com questões teóricas à serem realizadas em seus cadernos de classe, seja com pesquisas bibliográficas à serem pedidas pela professora regente, com o interesse e a busca de materiais específicos à realização desta ou daquela atividade (como por exemplo, os materiais necessários à confecção do terrário, ou do minhocário). Os alunos também serão avaliados através de produções de texto e poesias dentro dos assuntos teóricos trabalhados, e também sobre o passeio e observações realizadas, assim como também serão pedidos relatórios sobre observações. A produção de desenhos e cartazes também cumprirá com objetivos de mostrar criatividade e conhecimento assim como será cobrada a cooperação em atividades coletivas, o comportamento nas atividades coletivas, etc.
 o processo será avaliado de acordo com a aprendizagem geral dos alunos à serem aferidas em atividades avaliativas de conhecimentos que será elaborada pela direção/ orientação da escola;
 serão consultados os pais dos alunos para avaliar a proporção das mudanças ocasionadas pelas conscientizações realizadas na escola e fora dela, nos passeios à serem realizados.
ORÇAMENTO
INSTALAÇÕES E SERVIÇOS
 será utilizada as instalações da escola: a sala de aula e toda a área externa;
 será utilizado o ônibus escolar da Prefeitura Municipal.

RECURSOS HUMANOS
 professora ( funcionária da escola);
 professora ( funcionária da escola);
 diretora ( funcionária da escola);
 orientadora ( funcionária da escola);
 merendeira ( funcionárias da escola);
 jardineiro (funcionário da escola);
 motorista ( funcionário da Prefeitura M.);
 monitores do parque ( funcionários da Prefeitura M.);
 pais de alunos ( comunidade).

 MATERIAIS DE CONSUMO
 papel sulfite, stencil, álcool, lápis de cor, lápis de escrever, borracha, régua, apontador, caderno, garrafas descartáveis, detergente, vassoura, água sanitária, vassoura, rodo, balde, pano de chão.

DESPESAS COM TRANSPORTE >
passeio ao Parque Ecológico Rio da Onça, com fornecimento do ônibus por conta da Prefeitura Municipal .

CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO >
a professora regente e a professora auxiliar estarão realizando pesquisas bibliográficas para retirada dos conhecimentos teóricos que serão transmitidos aos alunos.

ATIVIDADES E MATERIAIS ESPECÍFICOS
 não será utilizado nenhum material específico que já não faça parte do cotidiano escolar.

PUBLICAÇÕES E COMUNICAÇÃO
 as atividades e conhecimentos que serão transmitidos aos alunos serão impressos através de cópias realizadas em stencil ( papel hectográfico), ou impressas no computador da escola.

INFORMAÇÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO

O projeto foi elaborado pela direção da escola, em atenção especial às atividades realizadas dentro do Projeto Agrinho e também atendendo expectativas de um projeto de preservação ambiental realizado em parceria com o IBAMA. Além disso, justificamos sua necessidade no fato de a educação ambiental ser um conteúdo transversal, já incluído no currículo de estudos da escola, tendo total destaque nos Parâmetros Curriculares Nacionais ( que regulamentam a educação dos alunos). Desta forma, acreditamos que seu estudo deve merecer total atenção da escola , uma vez que nós como seres humanos fazemos parte do meio ambiente e devido aos altos índices de desmatamento e poluição do ambiente, há a extrema necessidade de conscientização das novas gerações para a reversão deste quadro alarmante. O estudo prático aliado aos conhecimentos teóricos realizados em sala de aula, fixam e tornam o conteúdo vivo nas cabeças das pessoas, e contando com uma união maior de pessoas envolvidas, conseguiremos com certeza a mudança de hábitos e atitudes em relação a natureza, que é o objetivo maior que nos rege.

CONCLUSÃO

O desenvolvimento deste projeto se dará de forma prazerosa para os alunos, pois os conhecimentos teóricos serão trabalhados aliados à prática, como no caso da produção do terrário, da observação do ambiente, das pesquisas bibliográficas e do próprio passeio ao Parque Ecológico Rio da Onça.
Acreditamos que com a realização deste projeto, estaremos formando alunos mais conscientes à questão ambiental e da necessidade urgente de sua preservação, assim como também estendendo os conhecimentos escolares à toda uma comunidade onde os alunos estão inseridos.
Também em relação à escola, haverá a união de praticamente todos os funcionários, em prol da elaboração e da colocação em prática do projeto, também ficando estes tocados com a questão e ampliando também seus conhecimentos.
Desta forma, acreditamos que com este projeto, estaremos iniciando um trabalho com a questão ambiental que futuramente será a âncora para outros projetos dentro da mesma temática.




Um comentário:

  1. Vim conhecer seu espaço e gostei muito! Muito seleto e diversificado. Parabéns. A educação é a base do ser humano para sua vida em sociedade e para uma vida feliz. Também sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir, repleto de aprendizados diários.
    Obs: Também virei seu seguidor.
    Prof. José Carlos
    http://projetosead.blogspot.com/

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