MAQUININHA PAGSEGURO

Aumente suas vendas aceitando débito e credito.
Compre em condições especiais pelo link:

Meio Ambiente (27) Desenvolvimento


Os trabalhos com o projeto tiveram seu retorno logo no início da semana seguinte à entrega do relatório. Quem iniciou suas atividades em primeiro lugar desta vez foi a segunda série, com um pequeno texto informativo sobre a água, repleto de atividades como mostra a seqüência nas explicações dadas à professora. O conteúdo também se estendeu à área matemática onde foram trabalhadas noções básicas de porcentagem assim como situações problemas envolvendo medidas de capacidade, as quatro operações e sistema monetário:
Ciências / Língua Portuguesa/ Matemática
A ÁGUA
 A Terra possui 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água (só para você entender melhor, 1 quilômetro cúbico tem 1 milhão de litros de água). Se toda a água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber. Desse total, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada. Tire daí a água congelada e sobram apenas, 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos.
1. Qual é o título do texto?.........................................................................................
2. Qual o nome do nosso planeta?.............................................................................
3. Quanto de água existe no planeta?........................................................................ ...................................................................................................................................
4. Na comparação da água na garrafa qual a quantidade de água disponível para as pessoas?................................................................................................................
5. Observe a quantidade de água salgada e a quantidade de água doce. Qual existe em maior quantidade no nosso planeta?......................................................... ...................................................................................................................................
6. A água doce que não está congelada forma os rios,............................................ e.................................................................................................................................
7.O que você acha que vai acontecer se as pessoas não começarem a economizar água?......................................................................................................
8. Se acabar toda a água doce própria para o consumo humano, o que vai acontecer com as pessoas?....................................................................................... ...................................................................................................................................
9. A palavra Terra, está escrita com a primeira letra maiúscula porque se refere ao nosso planeta. Quando ela se referir ao solo, ao chão que pisamos, ela deve ser escrita com letra minúscula. Leia as frases abaixo e complete com Terra ou terra:
a)O planeta.................................está sendo destruído pelo homem.
b) A ..............................estava molhada pois choveu muito ontem.
c) A .............................é um dos nove planetas do sistema solar.
d) Não brinque com...................................suja, meu filho!
10. Escreva uma frase, conscientizando as pessoas à respeito da importância da água.
PROFESSORA:
 1) Peça aos alunos que realizem leitura silenciosa do texto;
2) Enquanto os alunos fazem a leitura, passe o texto no quadro e explique aos alunos que eles devem observar a diferença entre a letra de imprensa utilizada no texto do caderno e a letra manuscrita com a qual o texto está sendo escrito no quadro.
3) Realize a leitura coletiva em voz alta do texto no quadro;
4) Tire as dúvidas ortográficas como g +u+a que se lê gua, entre outras.
5) Realize a interpretação oral de cada parágrafo para que os alunos entendam bem as informações do texto;
6) Peça aos alunos que realizem as atividades escritas;
7) Corrija no quadro as respostas de cada questão e peça aos alunos que observem se escreveram corretamente em seus cadernos, se não esqueceram letras etc;
Integração do conteúdo com a Matemática
1) Desenhe no quadro um retângulo e divida-o em 10 quadradinhos.
2) Explique que aquele retângulo vai representar toda a água do planeta.
3) Encontre com os alunos no texto as quantidades de água salgada e água doce. As representações serão aproximadas: 97% serão 9 quadradinhos pintados. O décimo quadradinho divida em dez partes e tome 7. O restante deixe em branco para que os alunos percebam que é a água doce.
4) Para fixar o conteúdo, imagine outras representações de porcentagem com o mesmo sistema de representar em um retângulo dividido em 10 quadradinhos. Pinte as porcentagens abaixo: 50% 30% 40% 60% 10%
5) Ao final dessa atividade explore a maior quantidade pintada. Qual o valor da metade dos quadrados pintados. Qual representa mais da metade, qual representa menos da metade, etc.
6) Proponha usando meia folha de caderno quadriculado colando-a no caderno do Meio Ambiente a pintura das porcentagens exatas como as realizadas no quadro e outras: 10%- 30%- 80%-
Situações problema:
1. A) A professora foi ao supermercado comprar água mineral. Cada litro de água custava 2 reais. Ela comprou 3 litros. Quantos reais ela gastou?
B) Pagando com uma nota de 10 reais, quanto ela recebeu de troco?
C) Quantos litros de água ela poderia ter comprado com o troco?

2. Com cada litro de água, a professora pôde encher 5 copos. Quantos litros de água ela precisaria para encher 10 copos?

3. Liana tomou 2 copos de água pela manhã, 1 copo de água durante o almoço e 1 copo de água antes de dormir. Quantos copos de água ela tomou naquele dia?

4. Juliano comprou 1 litro de refrigerante e encheu com ele cinco copos. Micheli, Valdecir e Anatoly tomaram 1 copo cada um e Juliano tomou o que sobrou. Quantos copos ele tomou?

5. Na festa de aniversário da Letícia, cada convidado poderia tomar 2 copos de refrigerante. Sabendo que na festa compareceram 20 colegas, quantos copos de refrigerantes foram servidos?

6. Na escola durante o recreio, foi servido suco com bolacha. Com cada litro de suco a merendeira serviu 5 crianças. Sabendo que havia 50 crianças na fila, quantos litros de suco foram usados?

7. Um supermercado fez uma promoção. Cada refrigerante de 2 litros estava custando 1 real. O Willian resolveu aproveitar a promoção e comprou 3 refrigerantes. Quanto ele gastou?

8. Comprando 3 refrigerantes de 2 litros cada um, quantos litros de refrigerante ele comprou?

9. Se 1 litro enche 5 copos: 2 litros encherão................copos 3 litros encherão................copos 4 litros encherão................copos 5 litros encherão................copos

As turmas de terceira e quarta série realizaram as mesmas atividades descritas acima. Na seqüência algumas frases produzidas pelos alunos alertando sobre a importância da água:





As atividades matemáticas de visualização de porcentagens simples foram realizadas em folha de papel quadriculado. Assim como no exemplo abaixo:

A próxima atividade do projeto foi concretizada com a realização da oficina de reciclagem. Nesta segunda etapa de reciclagem, os alunos aprenderam a confeccionar flores à partir de garrafas PET. Consideramos a atividade muito importante, uma vez que a transformação das garrafas em ornamentação retiram-nas das beiras dos rios e das ruas além de deixar o local onde ela é colocada mais bonito.




A oficina primeiramente foi realizada com os alunos de quarta série, que foram separados em equipes de trabalho para conhecerem as diferentes etapas da produção e participar de quase todas elas.



A primeira etapa foi o corte de pétalas e a pintura das mesmas, conforme fotos abaixo:




Na seqüência, os alunos foram divididos em equipes e cada equipe cuidou de uma das etapas da produção das flores que são as seguintes:


1. corte de pétalas

2. corte de caules e folhas

3. pintura de pétalas

4. pintura de caules e folhas

5. vinco em pétalas

6. vinco em caules

7. montagem de flores

8. colocação de caules



Abaixo alguns momentos dos alunos produzindo flores:






A equipe do SENAR esteve na escola realizando filmagens à respeito do projeto Agrinho. Nessa oportunidade, os alunos realizaram novamente a oficina de produção de flores, e a escola contou com a presença de seu Secretário Municipal de Educação que acompanhou a realização das atividades:


Na ocasião, o aluno Lucas foi entrevistado:


Assim como os instrutores de capoeira:


 

Após a aula de capoeira realizamos uma prévia do passeio no Parque Saint-Hilaire/Lange, onde foram realizadas filmagens:


E de onde avistamos a baia de Guaratuba:


Ficamos muito felizes com a visita da equipe de reportagem do Agrinho, que vem mostrar que nosso trabalho está sendo reconhecido. Na ocasião também estiveram presentes na escola, as Equipes Pedagógicas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, assim como a Coordenadora de Projetos do município. Todos que olharam o projeto ficaram encantados e recebemos muitos parabéns pelo trabalho, mais um motivo para continuarmos firmes e fortes!




Voltando aos trabalhos na escola, os alunos da quarta série juntamente com a professora , realizaram plantio de mudas de flores no jardim da escola:



Continuando os trabalhos, os alunos da quarta série realizaram a leitura do Jornal do IBAMA com uma série de textos informativos que foram debatidos e comentados juntamente com a professora de sala. A mesma atividade foi realizada em outra ocasião com os alunos da terceira série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário