Voltando às aulas

Voltando às aulas

Atualizações- Discos Virtuais

DV LIBRAS - 9 paginas sobre cadeia alimentar já disponível para download.

Língua Portuguesa-limpeza de parágrafo e texto

1.Exercitando a limpeza do parágrafo.

Leia os parágrafos abaixo e “limpe-os”, eliminando as repetições em seu caderno:

O macaco-aranha

O macaco-aranha tem as pernas e os braços compridos, finos e peludos, como as patas de algumas aranhas. O macaco-aranha anda e pula em cima das árvores. O macaco-aranha dá saltos espetaculares (de uns dez metros de distância). De vez em quando, o macaco-aranha se atira num galho onde está com um dos braços e, com o outro braço, com a cauda e com as pernas, o macaco-aranha faz uma porção de travessuras ao mesmo tempo. O macaco-aranha também pode se pendurar pela cauda e pode ficar pintando o sete com as pernas e braços.

O macaco-aranha mede de uns quarenta a uns sessenta centímetros de comprimento, fora a cauda, a cauda vai de uns setenta a uns noventa e cinco centímetros. O macaco-aranha vive no Brasil (sobretudo no norte e no centro), vive em outros países da América do Sul e da América Central. O macaco-aranha também é chamado de cuatá, maquiçapá, etc

Baixe essa atividade clicando no botão download:



2.“Limpando” o parágrafo

É comum, na linguagem falada, repetirmos palavras ou expressões que, na linguagem escrita, não são necessárias.Quando redigimos um parágrafo, isso precisa ser evitado, para que a leitura não se torne muito cansativa. Para isso existem diversas palavras na língua, às quais podemos recorrer para realizar substituições. É preciso “limpar” o parágrafo, isto é, cortar as repetições desnecessárias ou fazer as devidas substituições.

Observe como foi realizado o trecho a seguir:

Os cangurus são perseguidos, porque os cangurus atacam as plantações e porque os cangurus têm o pêlo aproveitado pelos homens. A caçada ao canguru não é muito fácil: o canguru é rápido, o canguru ouve de longe o inimigo, o canguru nada otimamente e até no mar o canguru se atira, na aflição do canguru de escapar dos perseguidores.


Reescreva esse parágrafo, realizando a sua “limpeza”, isto é, substituindo a palavra canguru por outras palavras ou cortando-a da frase, se isso for possível.


Baixe essa atividade clicando no botão download:



Nenhum comentário:

Postar um comentário